Barroco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Advertisements

Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco Brasileiro.
BARROCO s.
A ARTE BARROCA.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA
O Barroco O Barroco na península itálica
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
BARROCO.
Barroco e Rococó 8º Ano 2º Bimestre.
AULA 8 - O Barroco e o Rococó. Missão artística francesa.
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu por volta de 1738
“A arte dos contrastes”
A arte e a mentalidade barrocas
ARTE BARROCA Escultura.
Barroco no Brasil ( ).
Barroco.
BARROCO.
ALEIJADINHO.
ARTE BARROCA.
Barroco Profª Patricia.
HISTÓRIA DA ARTE Arte Barroca.
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
O BARROCO DE UMA REGIÃO POBRE: SÃO PAULO
Arte das Minas: o Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
ARTE BARROCA NO BRASIL SÉCULO XVIII / XIX
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
História da arte: breves considerações
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
O BARROCO.
ARTE BARROCA Europa e Brasil Séculos XVII e XVIII PROFESSORA PÂMELLA VITORASSI COLÉGIO – CAESP FOZ.
Arte Rococó O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo.
ARQUITETURA BARROCA Diele Espindola, Felipe Macedo, Jacqueline Yure e Sarah Lopes.
BARROCO EUROPEU. O que foi o Barroco?  O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente,
Arte Barroca.
Barroco no Brasil.
Profa.: Consuelo Holanda
E.E. Abadia Faustino Inacío
Escultura/ Arquitetura Barroca
O ouro no Brasil.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Barrocos ?.
Arte Barroca O estilo barroco nasceu em decorrência da crise do Renascimento, 09/05/ º ano . Professora : Lourdinha Batista.
Profa.: Consuelo Holanda
OBRAS RELIGIOSAS.
Barroco no Brasil (séc. XVIII).
BARROCO NO BRASIL O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
O BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente.
RENASCENTISTA RAZÃO EMOÇÃO BARROCO
PINTURA NO BARROCO.
Profº Rodrigo Aguiar. O Estilo Barroco, período denominado de Seiscentismo, surgiu na Itália em Ele se manifestou na arquitetura, pintura, escultura,
Barroco no Brasil (séc. XVIII).
CONTEXTO SOCIOCULTURAL DO BARROCO
Arte no Brasil Colonial
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Neoclassicismo.
A estética barroca – parte I
Obras Religiosas.
BARROCO Professor: Alexandre. BARROCO O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por.
A arte nos séculos XVII-XVIII
CONTEXTO HISTÓRICO BARROCO
Trabalho realizado por: Alerandro Santos Amanda Suenny Brenda Silveira Carlos Henrique Chirystian Kauã Jamylle Salles Raimnda Alessandra.
O BARROCO.
Transcrição da apresentação:

Barroco

A origem do Barroco A arte barroca originou-se na Itália, no século XVII O termo tem origem na palavra espanhola ‘Barrueco’, aplicado para designar pérolas de forma irregular. O Barroco rompeu com importantes conceitos renascentistas. Há rompimento das noções de um equilíbrio entre razão e emoção, da associação entre arte e ciência. O racionalismo dá lugar a uma grande emotividade e inspiração.

Principais características Valorização da emoção. A fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pela razão. Utilização de efeitos decorativos. Associação entre a escultura e a arquitetura. Contraste claro/escuro, luz/sombra Pintura com efeitos ilusionistas

Pintura Barroca Caravaggio Sua maior característica foi o impacto gerado por suas obras devido ao impactante efeito realista de suas obras. A morte da virgem

Os efeitos de iluminação, utilizados por Caravaggio, receberam o nome de tenebrismo Foi um dos primeiros artistas a retratarem cenas bíblicas menos expressivas, retratando o cotidiano da vida de Jesus. A ceia em Emaús

Judith degola Helofernes

A glória de Santo Inácio- Andrea Pozzo Infanta Margarita da Aústria- Diego Velázquez

Aula de anatomia- Rembrandt

Escultura Predomínio das curvas e drapeados nas vestes Utilização do dourado Dramaticidade Êxtase de Santa Teresa

Praça de São Pedro- Bernini

Basílica Nossa Senhora do Carmo, Recife O Barroco no Brasil O Barroco chegou ao Brasil com os jesuítas, durante o século XVII Foi a expressão artística mais importante do período colonial Foi mais expressivo na regiões açucareira e mineradora Basílica Nossa Senhora do Carmo, Recife

A maior parte das obras concentram-se em igrejas. Acabou adquirindo características próprias por receber influência de vários lugares da Europa. Em Minas, já no século XVIII, o barroco apresenta-se desenvolvido e com características rococó. A maior parte das obras concentram-se em igrejas. Igreja de São Francisco, Salvador

Aleijadinho Filho de um mestre de obras português com uma escrava Desenvolveu na idade adulta uma doença degenerativa que dificultava seu trabalho. Os instrumentos de trabalho eram amarrados ao seu corpo. Igreja São Francisco de Assis, Ouro Preto

O equilíbrio buscado nas obras que antecedem sua doença e deixado de lado, dando lugar a um tipo específico de expressionismo, que acabou tornando-se sua principal marca. Cristo carregando a cruz, Congonhas

Os principais materiais utilizados eram a madeira e a pedra-sabão. A escultura era sua principal expressão, embora tenha algumas passagens pela arquitetura. Os principais materiais utilizados eram a madeira e a pedra-sabão. Profeta Abdias, Congonhas

Igreja Bom Senhor Jesus do Matosinhos, Congonhas

Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto Manuel da Costa Ataíde Suas principais obras estão nos tetos de várias igrejas barrocas de Minas Gerais A expressividade e o jogo de cores únicos fizeram dele um dos principais expoente barrocos do período. Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto