Instituto Nacional de Meteorologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Massas de Ar As massas de ar são grandes porções de ar atmosférico com características específicas: - Quentes ou frias - Secas ou úmidas.
Advertisements

Zona de Convergência Intertropical(ZCIT)
SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: Prof. Jackson Bitencourt
CLIMA DAS AMÉRICAS.
ZCIT.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS Fórum Agronômico/OCEPAR Setembro/2012 Luiz Renato Lazinski Meteorologista MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTITUTO.
Luiz Renato Lazinski TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS OCEPAR Meteorologista
CAPÍTULO 1 Continuação – Impactos Globais dos ENOS
ANÁLISE DE RISCO E TENDÊNCIA CLIMÁTICA DEFESA CIVIL DE SÃO PAULO JANEIRO DE 2012.
Climas do Brasil Cap Jean Cid. Massas de Ar do Brasil.
Convecção Amazônica e Alta da Bolívia
Tendências climáticas Junho/2014 Luiz Renato Lazinski Meteorologista MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA.
– CLIMATOLOGIA, HIDROMETEOROLOGIA E OCEANOGRAFIA
INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA
Beja Localização relativa Localização absoluta Mapa de Localização
EL NIÑOS COMPARADO COM
PREVISÃO CLIMÁTICA JUL, AGO e SET/2015 Mário Quadro / Camila Cardoso – Meteorologistas CTMET/IFSC CVII FÓRUM CATARINENSE DE DISCUSSÃO CLIMÁTICA.
CENÁRIOS DO MERCADO DE LÁCTEOS. ÚLTIMOS 10 ANOS AUMENTO MÉDIO DE 2,3%
ANATOMIA DA SECA NO NORDESTE DO BRASIL E PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL Lincoln Muniz Alves Pesquisador CCST/INPE João Pessoa - PB, 01 de setembro de 2016.
E L N IÑO E L A N IÑA Aquecimento Resfriamento 1ª Série EM – Clima Prof. Gerson Diniz Lima.
SIAM RECURSOS HÍDRICOS ANÁLISE DE GCM’S Vasco Nunes (SIAM) Rodrigo Oliveira (SIAM, Chiron) Luís Veiga da Cunha (SIAM, FCT/UNL) Dezembro 2000.
Interrupção em Situação de Emergência - ISE São Felix do Coribe.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO 1.INTRODUÇÃO 4.CONCLUSÕES 5.REFERÊNCIAS 2.METODOLOGIA
Comentários sobre a Tabela 3:-
ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL - ZCIT
DETERMINAÇÃO DE ECORREGIÕES MARINHAS NA MARGEM CONTINENTAL BRASILEIRA
Bolsista: Noemi Vergopolan Rocha (PIBIC/CNPq)
Equação da tendência da anomalia Equação da tendência da anomalia
Climatologia.
Precipitação Observada em 2017 Tendências para 2018
Região Nordestina Cap. 9.
A maior parte do território brasileiro – 92%
Análise e Perspectivas do Mercado Imobiliário
PERFIL !.
Fatores de influência climática
Bloqueios.
Autor: Nome Orientador: Nome
METEOROLOGIA TEMPO e CLIMA observações
METEOROLOGIA TEMPO e CLIMA observações
a.6 – OSCILAÇÕES INTer-anuais: fenômenos enso
Massas de ar.
Variabilidade da vazão do rio da região Pantanal e a influencia da temperatura de superfície Climatic variability of river outflow in the Pantanal region.
Thaís Marina Fernandes.
P E R F I L !.
BRASIL REGIÕES. REGIÃO NORTE VOLTAR REGIÃO SUDESTE VOLTAR.
1.INTRODUÇÃO 3.RESULTADOS 4.CONCLUSÕES 5.REFERÊNCIAS
Conselhos para um bom Semestre
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
Universidade Federal de Alagoas Agrometeorologia e Climatologia Agrícola Agrometeorologia e Climatologia Agrícola Prof. Dr. José Vieira Silva Discentes:
CLIMA BRASILEIRO.
Riscos à Segurança Hídrica e Sistemas de Acumulação
DINÂMICA CLIMÁTICA CIC –2010.
A distribuição da população a nível mundial
Avaliação da Quadra Chuvosa de 2018 e Tendências para 2019
“Mercado Suinícola 2016: alternativas para superação das dificuldades"
2 – PREVISÃO DE DEMANDA EXERCÍCIOS.
Dados relativos à pesquisa
Avaliação Eletroenergética do Sistema Interligado Nacional
Tendências para 2019 Meiry Sakamoto
Rolagem automática com som.
IMPLANTAÇÃO DA CULTURA DO MILHO
Alterações Climáticas Professora: Carla Vicente Disciplina: Geografia Ano Letivo: 2018/2019 Escola Secundaria de Valongo Ana Catarina Nº1/ 12º CSE.
Correção da 5.ª ficha de avaliação
ZCIT Climatologia. DOCENTE: MALCON JEIEL OLIVEIRA ALEXANDRE DISCENTES: JOSÉ HENRIQUE ALVES DA SILVA SANDERSON ANDRADE DE FRANÇA SINARA LEMOS DA SILVA.
Abril, 2019.
LES Finanças Aplicadas ao Agronegócio
São Paulo, 11 de setembro de 2019.
Transcrição da apresentação:

Instituto Nacional de Meteorologia Prognóstico Climático (a ser atualizado mensalmente) Safra de Verão 2012-2013 14/08/2012

% da Precipitação em relação à Normal (até dia 11AGO2012) MONITORAMENTO 30 dias 90 dias 180 dias % da Precipitação em relação à Normal (até dia 11AGO2012) Fonte: CPC Precipitation Analysis – climatology (1979 – 1995)

Instituto Nacional de Meteorologia Anomalias da Temperatura da Superfície do Mar - TSM Anomalias de TSM observadas na última semana de julho de 2012 Animação da evolução das anomalias de TSM na região do Pacífico equatorial 23 de Maio a 08 de Agosto A animação mostra como as temperatura da superfície do mar na região o Pacífico Equatorial vem se aquecendo a partir de maio, assumindo configuração de El Niño.

Instituto Nacional de Meteorologia Perspectiva quanto ao Fenômeno “El Niño - Oscilação do Sul” Comportamento Previsto da TSM no Pacífico Equatorial JAS ASO SON OND Fonte: IRI/ Universidade de Columbia

Instituto Nacional de Meteorologia Perspectiva quanto ao Fenômeno “El Niño - Oscilação do Sul” Instituto Nacional de Meteorologia Comportamento Previsto da TSM no Pacífico Equatorial (2) Fonte: CPC/NOAA

Instituto Nacional de Meteorologia Perspectiva quanto ao Fenômeno “El Niño - Oscilação do Sul” O conjunto de previsões de modelos dinâmicos e estatísticos indica como mais provável o estabelecimento de uma fase de El Niño de intensidade moderada. Há, contudo, a possibilidade de que se estabeleça a FASE NEUTRA, com probabilidade de 20% em OND e de 50% em FMA.

Instituto Nacional de Meteorologia Condições médias de precipitação no Brasil em Anos de El Niño A composição dos acumulados trimestrais de chuva de todos os anos de El Niño que ocorreram de 1961 a 2011 mostra que, na média, em anos de El Niño a chuva na região Sul situa-se acima da média histórica. Ocorre o inverso pra a região Nordeste. (animação dos trimestres)

Previsão de consenso do CPTEC/INPE e INMET para o trimestre ASO-2012 Instituto Nacional de Meteorologia Previsão de consenso do CPTEC/INPE e INMET para o trimestre ASO-2012

Previsões do IRI/ Universidade de Columbia Instituto Nacional de Meteorologia Previsões do IRI/ Universidade de Columbia ASO SON

Previsões do IRI/ Universidade de Columbia Instituto Nacional de Meteorologia Previsões do IRI/ Universidade de Columbia OND NDJ

Instituto Nacional de Meteorologia CARACTERIZAÇÃO DE ANOS ANÁLOGOS Anos com período de índice ENSO negativo no Início do Ano (La Niña) com transição para El Niño de Fraco a Moderado (0,5 ≤ION≤1,5) Anos com período de índice ENSO negativo no Início do Ano (La Niña) com transição para Período Neutro (-0.5 <ION<0.5) Valores em Azul: La Niña Valores em Vermelho: El Niño

Instituto Nacional de Meteorologia Anomalias de precipitação observadas em anos de atuação de El Niño análogos a 2012/2013 El Niño de 1976-1977 El Niño de 2006-2007 El Niño de 2009-2010

Instituto Nacional de Meteorologia Anomalias de precipitação observadas em anos Neutros análogos a 2012/2013 NEUTRO de 2001-2002 NEUTRO de 2008-2009

Histórico da Produtividade da Soja na Região Sul (kg/ha) Instituto Nacional de Meteorologia Histórico da Produtividade da Soja na Região Sul (kg/ha)

Porcentagem de desvios da produtividade da soja, durante os anos de El Niño. Para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (Período 1976/1977 a 2010/2011)

Instituto Nacional de Meteorologia Conclusões O monitoramento da temperatura da superfície do mar na região do Pacífico Equatorial e as projeções dessa variável para os próximos meses indicam que, com uma probabilidade de 80%, o clima nos próximos meses será influenciado por um El Niño de intensidade moderada. Com probabilidade de 20% tem-se um cenário de ano NEUTRO com respeito ao fenômeno ENSO. Via de regra, os anos de El Niño favorecem a ocorrência de chuvas acima da média histórica na região sul e abaixo da média na região nordeste. Estes efeitos dependem, contudo, de outros aspectos, como a temperatura da superfície do mar (TSM) no oceano Atlântico, tanto na proximidade da costa do Nordeste quanto da costa do sul do Brasil. Por exemplo, TSM abaixo da média no Atlântico próximo à Região Sul, tende a diminuir ou mesmo neutralizar o efeito do El Niño nas chuvas daquele região do país, como ocorreu na safra de 1987/1988. A previsão climática sazonal do INMET e a previsão sazonal de consenso com o CPTEC/INPE realizadas em julho indicam uma maior probabilidade de chuvas acima da média na região sul e de chuvas abaixo da médio no norte da região norte e na faixa litorânea do Nordeste do Brasil. Estes comportamentos do clima são consistentes com o cenário de El Niño. Previsões sazonais realizadas pelos institutos IRI/Universidade de Columbia e CPC/NOAA, com base em um conjunto de modelos, projetam chuvas acima da média na região SUL durante os trimestres ASO, SON, OND e NDJ. Uma forma alternativa de se prognosticar o clima dos próximos meses é buscando identificar no passado anos análogos ao atual em que: a) vinha-se de um período de la Niña de intensidade moderada que por volta de MAM assumiu condições de neutralidade que a partir de JAS poderão dar lugar a um El Niño Moderado (80% de chance) ou permanecer como estão (20%).

Conclusões (continuação) Instituto Nacional de Meteorologia Conclusões (continuação) A análise indica, em linhas gerais, a confirmação do comportamento climático esperado em anos de El Niño ou anos Neutros, sugerindo para a agricultura, na safra de verão 2012-2013: Para a Região Sul: Condições favoráveis de precipitação se confirmada a instalação do El Niño. Para a Região Sudeste: Condições ligeiramente favoráveis de modo geral. Para a Região Centro-Oeste: Igual probabilidade de aumento ou diminuição de produtividade.. Para a Região Nordeste: Condições predominantemente desfavoráveis, porém dependente das condições de temperaturas no Atlântico tropical, que podem contrapor ao impacto do El Niño. (A estação chuvosa no norte do NE vai de Janeiro a Maio).