 São recursos utilizados pelos autores que fazem uso de simbologias, conotações,imagens e novas maneiras de empregar as palavras de modo que possam.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras de Linguagem.
Advertisements

Monte Castelo – Legião Urbana
MONTE CASTELO LEGIÃO URBANA.
Figuras de Linguagem - Sintaxe -
FIGURAS DE SINTAXE SÃO RECURSOS ESTILÍSTICOS DE EXPRESSÃO CRIADOS COM BASE NA CONSTRUÇÃO SINTÁTICA DOS ENUNCIADOS. As figuras de sintaxe são muito utilizadas.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de estilo Literatura.
Introdução à estilos e figuras de linguagem
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Por Veridiana B. B. Corrêa
AMOR E FOGO De: Luís de Camões Rolagem automática dos slides.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª. Karen Olivan.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
As figuras de linguagem nos textos:
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
* Figuras de sintaxe *.
Classicismo Processo de urbanização expandindo;
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Amor é fogo que arde sem se ver
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Figuras de Construção ou sintaxe
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
FIGURAS DE LINGUaGEM.
Amor é fogo que arde sem se ver.
Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo.
Esquemas-síntese do poema «Amor é um fogo que arde sem se ver»
LITERATURA BRASILEIRA
Figuras de Linguagem.
Figuras de Linguagem Literatura – 2º EM/2006 Profa. Jacqueline Sant´anna.
 As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. É um recurso lingüístico para expressar.
Análise Sintática Professora Fernanda Toniolo. Complemento Nominal É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se.
FIGURAS DE SINTAXE Profª Ana Carolina. FIGURAS DE SINTAXE O texto nem sempre é organizado conforme as normas de sintaxe. Às vezes, ocorrem alguns desvios.
Figuras de Linguagem Profª Zaine C. Câmara.
Figuras de sintaxe: assíndeto - elipse - zeugma - anáfora - pleonasmo - polissíndeto - anástrofe - hipérbato - sínquise - hipálage - anacoluto - silepse.
Amor é um fogo que arde Amor é um fogo que arde Camões
Figuras de Linguagem Por Anna Frascolla Design por Bruna Frascolla.
Ensino Médio GRAMÁTICA E TEXTO Figuras de linguagem Aula 2.
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO FIGURAS DE LINGUAGEM.
(ENEM) As figuras de linguagem são comumente encontradas nos textos literários, bem como em charges e tirinhas . Nessa tirinha, a personagem.
Outros recursos da linguagem Barroca
Ensino Médio GRAMÁTICA & TEXTO Figuras de linguagem Aula 3.
O braço do sofá é confortável .
GABARITO DE EXERCÍCIOS
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
Figuras de sintaxe.
FIGURAS DE LINGUAGEM NO TEXTO BÍBLICO Site Teologia & Discernimento
Amor é fogo que arde sem se ver.
FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem são certos recursos não- convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem,
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
FIGURAS DE LINGUAGEM 1ª PARTE Por: Suzete Beppu.
Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características.
REVISÃO DE CONTEÚDO exercícios
TEAC 17/20 João Manuel Ferreira de Sousa Rúben António Magalhães da Costa.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ’S) CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS HQ’S.
Gêneros Lírico ou Poético
As figuras de linguagem
TEORIA LITERÁRIA III GÊNEROS LITERÁRIOS NARRATIVO OU ÉPICO :
FIGURAS DE LINGUAGEM.
O que você deve saber sobre
FIGURAS DE LINGUAGEM Gramática.
PIADA A aula de hoje será uma piada!. Recado aos mau humorados... Vídeo da irmã...
Aspectos de coesão textual
Português Professora: Pollyanna Mattos. INTERTEXTUALIDADE.
Coesão e Coerência Professora Angela Biazi. TEXTO: TECIDO »MORTO MORRER » MORRIDO » TEXTO TECER »TECIDO.
26 Tipos de figuras de linguagem. Figuras de linguagem são palavras que criam novos significados para um texto, dando mais expressividade a ele.
Português Professora: Patrícia Portela. INTERTEXTUALIDADE.
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
Transcrição da apresentação:

 São recursos utilizados pelos autores que fazem uso de simbologias, conotações,imagens e novas maneiras de empregar as palavras de modo que possam expressas com exatidão seus sentimentos.As figuras de linguagem ocorrem com mais freqüência nas obras literária. Ex: O coração dava-me coices desesperados...( Graciliano Ramos)

CLASSIFICAÇÃO-FIGURAS DE LINGUAGEM 1-FIGURAS DE PALAVRAS Consiste na substituição de uma palavra por outra.METÁFORA.COMPARAÇÃO.METONÍMIA.CATACRESE.PERÍFRASE.SINESTESIA

2-FIGURAS DE PENSAMENTO São recursos de linguagem que se referem ao significado das palavras, ao seu aspecto semântico..ANTÍTESE.PARADOXO/OXÍMORO.EUFEMISMO.IRONIA.HIPÉRBOLE.PROSOPOPEIA OU PERSONIFICAÇÃO.APÓSTROFE.GRADAÇÃO

3-FIGURAS DE CONSTRUÇÃO OU SINTÁTICAS São recursos estilísticos de expressão criados com base na construção sintática dos enunciado..ELIPSE.ZEUGMA.SILEPSE.POLÍSSINDETO.ASSÍNDETO.PLEONASMO ANÁFORA.ANACOLUTO.HIPÉRBATO/INVERSÃO

4-FIGURAS DE SOM Consiste na repetição de letras para intensificação do ritmo..ALITERAÇÃO.ASSONÂNCIA.ONOMATOPEIA

PRINCIPAIS FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE PALAVRAS Consiste na substituição de uma palavra por outra

METÁFORA Comparação de modo subtendido

COMPARAÇÃO Associação de elementos com características comuns(como, tal como,assim como...)

METONÍMIA É a substituição do sentido de uma palavra ou expressão por outro sentido,havendo entre eles uma reação lógica.. O autor pela obra:Ler Jorge Amado.. A marca pelo produto:Você usa bombril? Comprei um FORD..O continente(o que está fora) pelo conteúdo:Bebeu o cálice todo ( o líquido)

CATACRESE  É o emprego de palavras fora do seu significado real por esquecimento ou desconhecimento de sua etimologia;entretanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que estão sendo empregadas em sentido figurado: Ex: O pé da mesa estava quebrado. Não deixe de colocar dois dentes de alho na comida. Não sente no braço do sofá,por favor.

PERÍFRASE  Expressão que se refere a um ser através de uma de suas características. Ex: A cidade maravilhosa continua atraindo milhares de turistas todos os anos;  SINESTESIA:As sensações dos diferentes órgãos são percebidas numa mesma expressão.Ex:No silêncio do seu quarto escuro, tudo ele percebia...

 O dono do mundo arrasou no estádio ontem!( o time )

FIGURAS DE PENSAMENTO São recursos de linguagem que se referem ao significado das palavras, ao seu aspecto semântico

ANTÍTESE Utilização de dois termos que contrastam entre si.

EUFEMISMO Uso de expressão mais suave, menos agressiva para comunicar alguma coisa desagradável;

 Aqueles homens públicos apropriam-se do dinheiro. (apropriar-se = roubar)  Cássia Eller partiu dessa para melhor. (partiu dessa para melhor = morrer)

IRONIA

HIPÉRBOLE Expressão exagerada.

PERSONIFICAÇÃO OU PROSOPOPEIA -Atribuir ações/qualidades a seres inaminados.

GRADAÇÃO- Sequencia de ideias em ordem crescente ou descrescente.  O trigo... nasceu, cresceu, espigou, amadureceu, colheu-se.  Ele chorou, berrou, esperneou.

PARADOXO/OXÍMORO  Expressão aparentemente absurda que apresentam ideias contraditórias. Ex:O pai disse que quanto mais seu filho estuda, mais nota baixa ele tira.

 Amor é fogo que arde sem se ver É ferida que dói e não se sente É um contentamento descontente É dor que desatina sem doer É um não querer mais que bem querer É solitário andar por entre a gente É nunca contentar-se de contente É cuidar que se ganha em se perderandar

APÓSTROFE  Invocação de alguma coisa personificada ou alguém.  Ex:Ò pai, onde estás que não respondes?

FIGURAS DE CONSTRUÇÃO OU SINTÁTICA São recursos estilísticos de expressão criados com base na construção sintática dos enunciado,atribuimos maior expressividade ao significado.

 ELIPSE-Ocorre quando há omissão de um termo, que fica subentendido pelo contexto e que é facilmente identificado. Ex: " Na rua deserta, nenhum sinal de bonde." (Clarice Lispector) (omissão de não havia)  ZEUGMA - Omissão de um termo (verbo) já enunciado antes. Pode-se considerar zeugma como uma forma de elipse. Ex:“Ele prefere um passeio pela praia; eu, cinema.”(omissão de prefiro)

SILEPSE  GÊNERO  NÚMERO  PESSOA

POLISSÍNDETO- Repetição de conectivos

ASSÍNDETO Ausência de concetivos

PLEONASMO Repetição de ideias, de um termo para torná-la mais expressivas.

ANÁFORA Repetição de uma ou mais palavras no início de várias frases.

ANACOLUTO  “O relógio da parede eu estou acostumado com ele, mas você precisa mais de relógio do que eu”. (Rubem Braga)  “Eu, que era branca e linda, eis-me medonha e escura”. (Manuel Bandeira) Obs: No primeiro exemplo, o pronome “eu”, enunciado no início, não permanece ligado sintaticamente à oração “eis- me medonha e escura; no segundo, Braga dá um destaque maior à expressão “relógio de parede”, mas ela não estabelece uma relação sintática à frase “eu estou acostumado com ele”.

HIPERBATO/INVERSÃO  HIPÉRBATO é a alteração da ordem mais comum das palavras, prejudicando a clareza da expressão, com o objetivo de pôr em destaque um vocábulo ou expressão, ou por motivos eufónicos (rima, ritmo), ou ainda para produzir efeitos de surpresa.  Exemplos:Correm pelo parque as crianças da rua. Na escada subiu o pintor.

FIGURAS DE SOM São os efeitos produzidos na linguagem quando há repetição de sons ou quando se procura "imitar" sons produzidos por coisas ou seres.

ASSONÂNCIA

"Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrático do litoral" (Caetano Veloso - Araçá Azul) Anule aliterações altamente abusivas — manual de redação humorístico (aliteração em A) Ka/Ko – aliteração e assonância Na publicidade

ONOMATOPEIA