Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza II Prof. M. Sc

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A construção da Ciência
Advertisements

Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
Matemática para todos Educação Básica
MÉTODOS CIENTÍFICOS Conceitos de Método
CONCEITOS ELEMENTARES
Trabalho Escolar de Filosofia
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
A Construção da ciência
Aulas Práticas no ensino de Ciências
O que é Pesquisa Científica?
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza II Prof. M. Sc
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O MÉTODO CIENTÍFICO E A OBSERVAÇÃO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Explicação Científica – Hipótese Capítulo VI
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
A Ciência é metodológica
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Plano de Aula O Processo de Pesquisa Pesquisa e Desenvolvimento
Metodologia de Pesquisa
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
A Águia e a Galinha Leonardo Boff.
COMO OS CIENTISTAS DESCOBREM AS COISAS ?
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Plano de Aula O Processo de Pesquisa Pesquisa e Desenvolvimento
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Planejamento de estratégias:
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Mudanças Climáticas destrinchando-as Rede de Treinadores em Conservação Capacitando Novos Treinadores.
FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
CLUBE DE CIÊNCIAS.
Como trabalham os Químicos
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
A Construção da Ciência
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Plano de Aula Para que serve isso de Metodologia?
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Projetos Pessoais: Por onde comecar? Nos proximos slides vamos ver…
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Prof.ª Chayane C. de Souza
Conceitos e Modalidades
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
“não há ciência sem o emprego de métodos científicos”
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Para entender a natureza e transformar o mundo - O método Científico Angela Wyse Departamento de Bioquímica ICBS - UFRGS.
Metodologia de Pesquisa Prof. Wolley W. Silva. Agenda Metodologia e Método científico Classificação do Método científico – Indutivo – Dedutivo Técnica.
Transcrição da apresentação:

Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza II Prof. M. Sc Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli

Método Científico O método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conhecimentos, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.

Método Científico ETAPAS 1º Observação do fato (fenômeno natural) 2ª Levantamento de um problema (Por quê?) 3a Elaboração de Hipóteses (tentativas de respostas) 4ª Experimentação (fase da indução) 5ª Conclusões (fechamento do trabalho)

Etapas do Método Científico

Etapas do Método Científico Etapa 1: Observação Quase todas as investigações científicas começam por uma observação que desperta a curiosidade ou suscita uma questão. Charles Darwin ao visitar as Ilhas Galápagos observou diversas espécies de tentilhões. Os seus bicos apresentavam largas variações e pareciam desempenhar papel importante na maneira pela qual o animal obtinha alimento. Os pássaros cativaram Darwin. Suas observações o levaram a formular uma pergunta que poderia ser submetida a teste.

Etapas do Método Científico Etapa 2: Formulação da pergunta O objetivo da pergunta é estreitar o foco da investigação e identificar o problema em termos específicos. A pergunta que Darwin poderia ter feito, depois de ver tantos tentilhões diferentes, talvez fosse expressa assim: o que causou a diversificação dos tentilhões das ilhas Galápagos?

Etapas do Método Científico Eis algumas outras questões científicas: O que faz com que as raízes de uma planta cresçam para baixo e o seu caule cresça para cima? Que marca de desinfetante bucal mata mais germes? Que forma de carroceria de automóvel reduz com mais eficiência a resistência do ar? Encontrar perguntas científicas não é difícil e não requer treinamento científico. Se você já se sentiu curioso sobre algo, se já quis saber o que causou algum acontecimento, então provavelmente já formulou uma pergunta que poderia servir de base a uma investigação científica.

Etapas do Método Científico Etapa 3: Formulação da hipótese Perguntas anseiam por respostas e o próximo passo no método científico é sugerir uma possível resposta em forma de hipótese. Uma hipótese é, muitas vezes definida, como um palpite informado porque quase sempre se baseia nas informações que você dispõe sobre um tópico.

Etapas do Método Científico Por exemplo, se você desejasse estudar o problema relacionado à resistência do ar, poderia já ter a sensação intuitiva de que um carro em forma de pássaro poderia enfrentar menos resistência do ar do que um carro em forma de caixa. Essa intuição pode ser usada para ajudar a formular uma hipótese. Em termos gerais, uma hipótese é expressa na forma de uma declaração "se... então".

Etapas do Método Científico Ao fazer uma declaração como essa, os cientistas estão praticando o raciocínio dedutivo, que é o oposto do raciocínio indutivo. A dedução, na lógica, requer movimento do geral para o específico. Exemplo: se o perfil da carroceria de um carro se relaciona à resistência do ar que ele encontra, então um carro em forma de pássaro será mais aerodinâmico do que um carro em forma de caixa.

Etapas do Método Científico Para formularmos uma hipótese devemos: - usar a dedução; - ir do geral para o específico; - poder testá-la; - poder contestá-la.

Etapas do Método Científico Etapa 4: Experiência controlada Muitas pessoas pensam em uma experiência como algo que acontece em um laboratório. Mas as experiências não necessariamente envolvem as bancadas de um laboratório ou tubos de ensaio. No entanto, elas precisam ser montadas de forma a testar uma hipótese específica e precisam ser controladas. Controlar uma experiência significa controlar todas as variáveis, de modo que apenas uma esteja aberta a estudo.

Etapas do Método Científico Etapa 5: Análise os dados e conclusão Durante uma experiência, os cientistas reúnem dados quantitativos e qualitativos. Em meio a essas informações, se eles tiverem sorte, terão indícios que podem ajudar a sustentar ou a rejeitar uma hipótese. O volume de análise necessário para chegar a uma conclusão pode variar amplamente. Ocasionalmente, é preciso usar ferramentas analíticas sofisticadas para analisar os dados. De qualquer forma, o objetivo final é provar ou negar uma hipótese e, ao fazê-lo, responder à pergunta original.

“Estar em sintonia com a produção científica contemporânea – para além daquela que tradicionalmente é abordada – e com resultados da pesquisa em ensino de Ciência é algo imprescindível para uma atuação docente consistente, seja a dos professores de Ciências, seja a de seus formadores.” Delizoicov, Angotti & Pernambuco

“Você sabia que o homem pré-histórico não conseguia entender os fenômenos da natureza, por isso tinha reações de medo? “