Como formular um problema de pesquisa

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Transcrição da apresentação:

Como formular um problema de pesquisa Gil. Capítulo 2

Definição de problema Definição do Aurélio: Questão matemática; Questão não resolvida; Proposta duvidosa que pode ter numerosas soluções; Qualquer questão que dá margem à hesitação ou perplexidade, por ser difícil de explicar ou resolver; Conflito afetivo que impede ou afeta o equilíbrio psicológico do indivíduo;

Definição de problema É a segunda definição que condiz com o saber científico; Responder a questões não resolvidas;

Problema de pesquisa Questões não científicas: * problemas de engenharia – “O que pode ser feito para melhorar a distribuição de renda?” “Como aumentar a produtividade no trabalho?” * problemas de valor – “Qual a melhor técnica psicoterápica” “Os pais devem dar palmadas nos filhos”

Problema de pesquisa Problema científico: envolve variáveis que podem ser testáveis: “A desnutrição determina rebaixamento intelectual?” “Há diferenças de gênero na forma de brincar de crianças pré-escolares?” “Nível de escolaridade implica em práticas parentais diferenciadas?”

Por que formular um problema de pesquisa Inúmeras razões, exemplos: 1. problema cuja resposta seja importante para subsidiar determinada ação: perfil do consumidor de determinado produto; 2. avaliação de ações ou programas; 3. conseqüências de várias alternativas possíveis: empresa - qual sistema de avaliação de desempenho é o mais adequado para seu pessoal.

Como formular um problema? Não é uma tarefa fácil; Necessário: imersão sistemática no objeto, estudo da literatura existente e discussão com pessoas do campo;

Como formular um problema? 1. O problema deve ser formulado como pergunta: A escolha de um tema, por si só não constitui um problema; É necessário formular perguntas sobre o tema, problematizando;

Como formular um problema? 2. Deve ser claro e preciso Problemas vagos e confusos devem ser evitados: “como funciona a mente?”; Pode-se mudar para: “que mecanismos psicológicos podem ser identificados no processo de memorização?” “Os cavalos possuem inteligência?” – depende do que se considera inteligência, falta clareza na pergunta. Definir operacionalmente o conceito – indica como o fenômeno será medido, confere precisão e clareza;

Como formular um problema? 3. O problema deve ser empírico Não devem referir-se a valores. Em vez de maus professores ou bons, pode-se questionar o efeito de diferentes práticas (autoritária, democrática, permissiva) no desempenho dos alunos. Essa última questão é passível de observação – empírica;

Como formular um problema? 4. Deve ser suscetível de solução Alguma vezes o problema é claro, pode ser observado, mas não há recursos disponíveis (técnicos ou teóricos) para a sua solução;

Como formular um problema? 5. Deve se delimitado a uma dimensão viável Comum pesquisadores iniciantes formularem problemas muito amplos; Problema amplo, mesmo no exemplo anterior dos professores com práticas diferentes é necessário delimitar série avaliada, local, tipo de escola etc; O problema depende dos meios disponíveis para a investigação.