Prof: Marcus Ferrassoli

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Advertisements

Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
Ciclos Biogeoquímicos. Ciclo em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos. Principais.
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
POLUIÇÃO AMBIENTAL. O termo poluição refere-se à presença concentrada no ambiente de determinadas substâncias ou agentes físicos (poluentes) que afetam.
Página 85.  saneamento básico – tratamento de água e esgoto QUALIDADE DA ÁGUA.
IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITO ESTUFA. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre.
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
Capítulo 11 A ATMOSFERA. Gases da atmosfera 1% inclui gás carbônico, argônio e outros gases.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
REVISÃO PARA EXAME Claudio Paris – Magrão 24/11/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULOS 10 a 14 APOSTILAS 3 e 4.
BASALTO: É uma rocha formada pelo resfriamento rápido da lava exposta ao vento e à chuva. É muito usada na pavimentação de pisos e revestimento de paredes.
Unidade de ensino “INTERFERÊNCIA DO HOMEM NO ECOSSISTEMA” O Homem, como ser vivo que é, faz parte da biosfera, interage com os outros seres vivos mantendo.
Problemas Ambientais Professor : Jeferson Barros Melo.
CAMADA DE OZÔNIO A camada de ozônio é uma região da atmosfera terrestre, em torno de 25 a 30 km de altura, onde a concentração do gás ozônio é maior.
FERMENTAÇÃO LÁTICA.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Poluição no Ar e Poluição do Solo
POLUIÇãO DA ÁGUA.
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
Mudanças Climáticas: AGRICULTURA
Ciências da Natureza e suas
Miguel Rosa(nº13) e Diogo Ribeiro(nº6) 8ºF
Estudante; Letícia Lina, Thaís Martins
Ozônio.
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Ecossistemas brasileiros
Fatores de influência climática
Problemas Ambientais Urbanos
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
SOLO E A NOSSA SAÚDE Página 251.
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
Legislação e Diretrizes para Projetos na Construção Civil Aspectos sociológicos do Plano Diretor Profª. Débora Siqueira.
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
Aula: Impactos Antrópicos e Eutrofização
Efeito estufa.
Orientações de estudo Manual pg Desenvolvimento sustentável
Simulado diagnóstico de Biologia. (UMC-SP) Indispensável ao trabalho celular é a liberação de energia que se processa no(s)/na(s): a) mitocôndrias. b)
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Ecologia: Poluição Biologia Tema: Ecologia - Poluição.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Camada de Ozônio é responsável por filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol que atingem a Terra.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS São aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente.
Ar.
Energias alternativas
O ar.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Conceitos básicos da ecologia
RELEVO, HIDROGRAFIA, CLIMA, VEGETAÇÃO E PROBLEMAS AMBIENTAIS DA EUROPA
Energia celular.
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – intervenção humana –
Poluição da água.
Ciências Naturais – 8.º ano
Ecologia.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL -DIGESTÃO ANAERÓBIA- JANAÍNA BRUM, PATRICIA COSTA 23 DE JUNHO DE 2016.
POLUIÇÃO DA ÁGUA TIPOS: Por excesso de matéria orgânica - ESGOTO
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Professor Marcus Magarinho
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
Prof: Marcus Ferrassoli
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
PROCESSOS FERMENTATIVOS NOS PRODUTOS LÁCTEOS
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
Transcrição da apresentação:

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais

Impactos Ambientais Introdução Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais Introdução Consequências das atividades antrópicas na natureza, do ponto de vista ação x tempo, afetando o equilíbrio deum determinado segmento ecológico, desde uma população até um ecossistema inteiro. Podem ser locais (poluição do ar), regionais (chuva ácida) ou globais (efeito estufa). As agressões do ser humano ao meio ambiente ficaram mais intensas depois da Revolução Industrial. (1760-1900) Receita de bolo: Aumento da População = Aumento do consumo = Aumento da produção Toda ação gera uma reação: Produção = Sobras

X Impactos Ambientais Eutrofização Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais Eutrofização Aumento gradativo/repentino na concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos. Matéria orgânica Esgoto Doméstico/Industrial Fosfato Nitratos Amônia Proliferação rápida e excessiva de Fitoplâncton e Cianobactérias Barreira espessa para a passagem da luz X Queda na taxa Fotossintética Morte dos organismos fotossintetizantes que não estão na superfície EUTROFIZAÇÃO 1- Proliferação de Bactérias anaeróbicas; 2- Decomposição anaeróbica 3- Liberação de Metano e Enxofre Morte de peixes e demais organismos sensíveis Queda brusca da quantidade de Oxigênio disponível 1- Proliferação de Bactérias aeróbicas; 2- Decomposição aeróbica

Impactos Ambientais Bioacumulação/Magnificação Trófica Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais Bioacumulação/Magnificação Trófica Acúmulo de substâncias não biodegradáveis nos tecidos dos organismos e sua consequente concentração ao longo dos níveis tróficos.

Impactos Ambientais CFC x Camada de Ozônio Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais CFC x Camada de Ozônio Entre os anos 1800-1930 os gases utilizados para fins de refrigeração eram tóxicos Clorofluorcarbonetos (CFC) são compostos artificiais (1928 – Gás Freon) que possuem carbono, flúor e cloro em sua estrutura, voláteis e nocivos à camada de ozônio. O ozônio é degradado pelo CFC na presença de raios UV, dissociando-se em Oxigênios, não mais existindo então uma camada composta. (1:100) Sem ozônio na estratosfera: Câncer de pele (1%:50.000), destruição da retina, baixa imunológica, destruição de plantas e fitoplânctons, aquecimento do planeta. Hidrofluorocarbonetos (HFC) NH3 CH3Cl SO2

Impactos Ambientais Agrotóxicos Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais Agrotóxicos Histórico: Armas químicas das duas grandes guerras que posteriormente foram destinadas ao desenvolvimento agrícola dos países vencedores. Revolução Verde: No pós guerra – Investir em alimentos para lucrar em países que passam fome. Brasil, déc.60: O governo brasileiro impôs que o financiamento bancário para comprar semente somente seria concedido para quem fizesse também a compra de adubo e agrotóxico. Tipos de agrotóxicos: Herbicidas, Fungicidas, Inseticidas, Fumigantes e Desfoliantes. Obs: Orgânicos

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais

Impactos Ambientais Pecuária Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais Pecuária A pecuária existe desde o tempo neolítico (+-10.000 aC), quando o homem percebeu a necessidade de domesticar animais para sua subsistência. Erosão do solo: trieiros Consumo de água: +-15.000L de água para 1kg de carne produzida. +-800L de água para 1L de leite. +- 5.000L de água para 1kg de queijo. +-18.000L de água para 1kg de manteiga. Desmatamento de Biomas (>Cerrado): Vegetação nativa dá espaço à pastagem e/ou alimentos diferenciados para a pecuária. Gases para o efeito estufa: Metano e Dióxido de Carbono Gado no Mundo: +- 1 Bilhão de animais Gado no Brasil: +- 218 milhões (População humana: 209 milhões)

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais

Impactos Ambientais Plásticos/Microplásticos Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais Plásticos/Microplásticos “Aquilo que pode ser moldado” - Resinas derivadas do petróleo, mantendo sua forma após fabricação. Termoplásticos ou Termorrígidos 80% de todo o lixo gerado no mar (2050 > peixes) – 1 caminhão de lixo/minuto. Ind. Alimentícias = 23%. Ind. Refrigerantes = 12%. 1 milhão de garrafas plásticas são produzidas por minuto Mais de 75% de todo o plástico produzido durante o séc.XX foi usado uma única vez antes do descarte Microplásticos: Sol, descarte inapropriado, marés e microrganismos geram pedaços de até 5mm de diâmetro. Também fabricados por indústrias farmacêuticas. Obs: Bisfenol

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais População Humana

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais População Humana

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais População Humana

Prof: Marcus Ferrassoli Impactos Ambientais População Humana