A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social. ENTÃO, COMO JÁ VIMOS: MORAL: são os valores que nos orientam a cada instante de nossa vida. ÉTICA: é o modo social de agirmos de acordo com valores morais. É a base usada na tomada de decisões. A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
Ética empresarial refere-se a padrões e princípios que orientam o comportamento e as relações das empresas e de seus negócios. Código de Ética - é documento formal que tem como objetivo guiar/orientar o comportamento e a tomada de decisão pelos integrantes de uma empresa.
DIFERENÇA ENTRE... Modo pessoal de agir Modo social de agir MORAL Lida com o Certo x Errado ÉTICA DIREITO Modo pessoal de agir (É adquirida e formada ao longo da vida, por experiências) Modo social de agir (Implica no consenso e na adesão da sociedade) Modo legal de agir (É imposta aos cidadãos; exige cumprimento e obediência) Normas e regras pessoais (É guiada pela consciência) Normas e regras sociais (É guiada pela cultura da sociedade) Normas e regras legais (É guiada pelas instituições jurídicas/leis) Individual (é o que fundamenta a ética) Grupal e/ou coletivo (Se constrói a partir do consenso de várias ‘morais’) Jurídico (Torna lei um pensamento geral)
POR QUE O ASSUNTO ÉTIDA ESTÁ EM EVIDÊNCIA? Desencanto: não cremos naquilo que gostaríamos de crer [religião, tradição,horóscopo]. Democratização: transparência e evidenciação
Descrédito dos políticos e governantes. Novos relacionamentos: globalização, novas formas de organização, novas formas de trabalho. Economicidade das organizações; custos de controle; imagem.
A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL tem por natureza preservar a vida onde quer que ela esteja ameaçada. Por isso, falamos em bioética, ecoética, etc.
O que realmente interessa é a vida do grupo e todos os esforços para mudar comportamentos e alterar normas caducas. Nessa concepção, as normas não devem ter um status de dogma, mas sim, de guia (kanôn, no sentido de guiar), pelas quais a comunidade dos humanos percorre seu itinerário nesta oikoumene.
a) Visão utilitarista da ética toma as decisões com base em resultados ou conseqüências dos resultados. O objetivo do utilitarismo é extrair os maiores benefícios para a maior quantidade possível de pessoas. b) Visão legal da ética procura respeitar e proteger os direitos básicos dos indivíduos.
c) Visão da teoria da justiça da ética procura impor e fazer cumprir as regras de forma justa e imparcial. d) Visão altruísta da ética procura atender os interesses da sociedade visando o bem comum, onde todos podem usufruir do benefício.
Responsabilidade é: a condição por ser responsável por algo ou alguém; Segundo dicionário Aurélio: Responsabilidade é: a condição por ser responsável por algo ou alguém; a condição de cumprir com suas obrigações ou deveres; Social é: da sociedade (grupos de pessoas que vivem por vontade própria sob normas comuns). Profissional é: atividade ou ocupação especializada, da qual se podem tirar os meios de subsistência.
Responsabilidade x Social x Profissional As pessoas convivem em espaços: da comunidade (ambiente fora do espaço de trabalho) e da organização (ambiente de trabalho). Diante disso, não existe a separação ou diminuição de responsabilidade como cidadão e como profissional.
Responsabilidade Social A empresa com responsabilidade social assume atitude condizente junto a toda cadeia produtiva da empresa, incluindo-se clientes, funcionários, fornecedores e ambiente. A responsabilidade atinge a todas as partes interessadas que são impactados por suas atividades.
Grau de envolvimento das organizações Obrigação Social: são as empresas que buscam apenas satisfazer as obrigações sociais mínimas impostas pela lei. Ex: refeitório, vale refeição, transporte, doações.
Responsabilidade Social: são as empresas que procuram receber ganhos financeiros com o seu trabalho e ganhos de aceitação das partes interessadas. Desde que estes ganhos de responsabilidade social não gerem despesas para empresa. Ex: programas educativos e ambientais.
Sensibilidade Social: são as empresas que atuam com responsabilidade social, mas também estão se antecipando aos problemas sociais do futuro. São empresas que querem garantir a sua permanência no mercado em que atua socialmente.
Responsabilidade Social As atividades e atitudes de uma empresa socialmente responsável precisam caracterizar- se por: preocupação com atitudes éticas e moralmente corretas que afetam todas as partes interessadas. promoção de valores e comportamentos morais que respeitem os padrões universais de direitos humanos e de cidadania e de participação na sociedade.
Responsabilidade Social respeito ao meio ambiente e contribuição para sua sustentabilidade em todo o mundo. maior envolvimento nas comunidades em que se insere a organização, contribuindo para o desenvolvimento econômico e humano dos indivíduos ou até atuando diretamente na área social, em parcerias com governos ou isoladamente.
Responsabilidade Social A Responsabilidade Social pode estar apoiada no: Assistencialismo (doações, ajudas pontuais) Sustentabilidade (capacidade de transformação e continuidade)
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Os pilares da SUSTENTABILIDADE Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas Maximização do retorno do capital do investidor Empreendedorismo Lucratividade SOCIAL Preservação de recursos naturais Eco-eficiência Energia renovável DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AMBIENTAL ECONÔMICO
O desafio da Responsabilidade Social Internalizar a Responsabilidade Social como parte integrante do negócio: faz parte da cultura organizacional. Compromisso de todos e de longo prazo: expressa os valores éticos da empresa.
O desafio da Responsabilidade Social Responsabilidade Social possa trazer uma vantagem competitiva: é bom para o negócio. Visão de longo prazo: processo progressivo e permanente. Transversalidade: não é a criação de um novo departamento dentro da empresa.