INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 5.
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
A NECESSIDADE DE FORMAR PROFESSORES COM CAPACIDADE DE AVALIAR O IMPACTO DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE. Prof. Enio Borba Carli Colegiado de Física – FAFIL 2009.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Pacto do Ensino Médio e o REM
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Ana Beatriz Cassinelli e Lucas Medeiros BIZ Contextos e práticas em ensino de zoologia – 2013 – aula 3.
Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Projetos Interdisciplinares de Ensino II
PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES I
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
IMPACTO AMBIENTAL DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Parâmetros Curriculares Nacionais HISTÓRIA
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Nossas atitudes constroem um mundo melhor!
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Percepção em M-Learning
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP Brasil A importância da História da Ciência para o ensino das humanidades: um estudo de caso da literatura.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Ciência e tecnologia no ensino médio
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Setembro Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S.
Perguntas de Modelação
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs
Qual o papel das visitas escolares a museus de ciências no ensino de ciências? Uma revisão das investigações Guisasola, Jenaro1; y Morentin, Maite2 1:
Os PCN e o Ensino Médio.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Dia Das Mães Sala de Leitura E. E Prof. Messias Freire Sala de Leitura
Concepções em Educação Matemática
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL: CIÊNCIAS DA NATUREZA I Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna

- Estabelecer uma relação próxima com o conhecimento científico OBJETIVOS Discutir questões relacionadas com as ciências naturais, visando apresentar seus mecanismos de funcionamento e suas relações com a tecnologia e a sociedade; - Favorecer a compreensão do processo histórico do desenvolvimento da ciência. - Estabelecer uma relação próxima com o conhecimento científico

OBJETIVOS - Estimular a apropriação crítica desse conhecimento, valorizando a reflexão dos alunos com relação ao impacto da ciência e da tecnologia no contexto da sociedade do conhecimento; - Analisar o papel do ensino de Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil e inter-relações com os demais componentes curriculares

PROGRAMA A ciência como construção humana O papel das Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências A área de Ciências da Natureza e os componentes curriculares

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES

SEJAM BEM VINDOS!!!!