Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARM Unidade 02 Guilherme de Miranda Clementino – 09/09955
Advertisements

Características básicas de controle de estoque Objetivos do estoque e previsão de incertezas Balancear os custos de manter e de pedir estoque visando encontrar.
Características básicas de controle de estoque
UNIDADE 07 GESTÃO DE ESTOQUES 14IX.
Unidade 2 - Estoques Existem três caracaterísticas básicas de controle de estoques: Custos associados: custos relacionados aos pedidos e à manutenção.
Alguns Conceitos e técnicas de gestão de estoque.
TAREFA SEMANAL DE ESTUDO
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 6 de setembro de 2009 Subgrupo X : Adelson.
TURMA 14 - GRUPO 47 – R.O2 Bruna Paixão Larissa Ludmila Marcos Thiago
Universidade de Brasília
Estoques Capítulo 2.
Administração de Recursos Materiais
Conceitos e técnicas de gestão de estoque.
Conceitos e técnicas de gestão de estoques
Alguns Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoque
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Grupo: 53.3 : Alessandra Mayara Renata
Gestão de estoques na cadeia de logística integrada
Alguns conceitos e técnicas de gestão de estoque.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Administração Disciplina: Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo José Asper Y. Valdes Turma:
Alguns Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoque:
U07 Grupo 19V.
U07 19 X Keyna Milena Priscyla Bernardes Victor Ramiscli.
Unidade 07 19R071.
Gestão de Estoques Significado: Planejamento do estoque, seu controle e sua retroalimentação Comparação com a visão tradicional Redução de custos Respostas.
Os fluxos associados ao tipo de gestão
Unidade 2.
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Processamento de materiais
Dinâmica intraorganizacional
Os fluxos associados ao tipo de Gestão de estoques
UNIDADE 07 . GRUPO 19R Ana Luisa Tobias Carla Borges
Logística Empresarial Unidade 2
Apresentação de ARM Páginas 38 à 53
/04/2009 Responsável: Susy Sanders Grupo: Thiago Andrade 09/55213 Gabriel 09/09637 Vítor 09/49957 Jeudson 09/44785 André 09/40429.
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
U07- Os Fluxos Associados ao tipo de gestão de estoques
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
Unidade 7 - Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Perguntas – U02 Grupo 08G Igor Martins (Slides) Rafael Freire (Slides)
Estoques – U02 Grupo 08G Integrantes: Pedro H. Azevedo
Unidade 02 Grupo: 08H Integrantes: Gustavo Macedo Gabriela Marina Evora Mariana Rosa.
Universidade de Brasília Logística Empresarial Grupo 19S SLIDES Júlio e Rafael.
Grupo 19R Ana Luisa Tobias Carla Borges Raíssa Osório Pedro Henrique Pires.
Unidade U07 Os fluxos associados aos tipos de gestão de estoque.
Gestão de Estoques.
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Gestão de Estoque versos Controle de Estoque
Gestão de Estoques vs Controle
Grupo 14B Subgrupo 02 Daniel Duarte Márcia Caroline
U07 – Gestão de Estoques Grupo: 19S01.
Gestão de estoques Unidade 07 Grupo 14J.
U07 – GESTÃO DE ESTOQUES.
Estoques Grupo: 19Q072.
Gestão de Estoque vs Controle de Estoque
Estoques.
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Logística Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
Unidade 7 Grupo F Subgrupo 1: Bruno Lameira Daniel Montenegro.
Estoques Unidade 7 .Fernando Dias de Moura
Estoques: Previsão de incertezas
Grupo 08H Gustavo Macedo Gabriela Mariana Rosa Marina Evora.
GESTÃO DE ESTOQUES Técnicas de gestão.
Alunos do grupo 19 Z Arthur Ilo Silvana Wesley.
GESTÃO DE ESTOQUES: ADMINISTRANDO OS ESTOQUES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
U 07- Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Subgrupo 01 Lígia de Deus Rebeca Teles.  Inclui a função de compras, de acompanhamento, gestão de armazenagem, planejamento e controle de produção e.
Universidade de Brasília Administração de recursos materiais Grupo 02 componentes: Vitor Emanuel Rezende Pereira - 08/42575 Fábio Henrique de Lima e Silva.
Transcrição da apresentação:

Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B Estoques Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B

Controle X Gestão de estoques

A gestão de estoque tem como preocupação a busca constante da redução dos valores monetários de seus estoques, atuando para mantê-los o mais baixo possível e dentro dos níveis de segurança financeiro e dos volumes para atender o cliente.

Just in time! Princípios: .qualidade .velocidade .confiabilidade .flexibilidade .compromisso Propósitos: .identifica e ataca os problemas fundamentais .elimina perda e desperdícios .elimina processos complexos .implementa sistemas e procedimentos

Curva ABC! A Análise (curva) ABC foi desenvolvida por Vilfredo Pareto, sociólogo e matemático italiano, (1848 - 1923) para comparar duas curvas homogêneas e as conclusões que disso se obtêm. O nome – Curva ABC – é para lembrar, ressaltar que ABC são as três letras que estão na frente de todo o alfabeto. É uma analogia, para nos lembrar que o mais importante deve ser visto primeiro. Numa definição simples, Curva ABC é um recurso para identificar os itens mais importantes a considerar dentro de uma quantidade geralmente grande de itens.

Fluxo contínuo de material; Fluxo descontínuo; Balanceamento da capacidade e; Fluxo sincrônico de material.

PERGUNTAS E RESPOSTAS 1- São três os traços básicos que necessitamos entender em se tratando de estoques. São características comuns a todos os problemas de controle de estoque, sendo eles matérias-primas, material em processo ou produtos acabados. Cite-os. * Custos associados a estoques - excluindo o custo de aquisição da mercadoria, podem ser divididos em três categorias: custo de pedir, custos de manter estoques e custo total; * Objetivos do estoque – divididos em objetivos de custo e objetivos de nível de serviços; * Previsão de incerteza – uma das primeiras questões consideradas no controle de estoques é a previsão de vendas futuras, da demanda, bem como a estimativa do tempo de ressuprimento (lead time), desde a colocação do pedido no fornecedor, sua produção até a chegada do material em nossas instalações. 2- Por gestão de estoques entendemos o planejamento do estoque, seu controle e sua retroalimentação sobre o planejamento. Explique o que é uma retroalimentação. É a comparação dos dados de controle com os dados do planejamento, a fim de constatar seus desvios e determinar suas causas. Quando for o caso, a empresa deve corrigir o plano para torná-lo mais realista, fazendo com que o planejamento e o controle sejam cada vez mais coincidentes.

3- Qual é o objetivo do Just in Time e quais são os seus princípios 3- Qual é o objetivo do Just in Time e quais são os seus princípios? JIT visa atender a demanda instantaneamente, com qualidade e sem desperdícios. Ele possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento da quantidade necessária de componentes, no momento e em locais corretos, utilizando o mínimo de recursos. JIT requer princípios como: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e compromisso. 4- Explique o que é o Ponto de Reposição. Também é conhecido como método do estoque mínimo, objetiva otimizar os investimentos em estoque. Cuida de balancear a relação entre estoque elevado, que tem um maior custo de manutenção, e estoque baixo, que por sua vez tem um maior risco de perda de vendas e/ou paradas na produção. A finalidade do ponto de reposição é dar início ao processo de ressuprimento com tempo suficiente para não ocorrer falta de material. 5- Cada produto deve ser classificado de acordo com seus requisitos antes de estabelecermos uma política adequada de estoque. Explique por que o método da curva ABC atende a esse propósito. Isso acontece porque a curva ABC baseia-se no raciocínio do diagrama de Pareto, em que nem todos os itens tem a mesma importância e a atenção deve ser dada para os mais significativos. 6- A teoria das restrições TOC classifica a capacidade de um recurso em três categorias: capacidade produtiva, capacidade protetora e capacidade ociosa. Porém, o tamanho da capacidade protetora depende de alguns fatores. Cite-os. Depende da qualidade do processo - quanto pior a qualidade, maior terá de ser essa capacidade- e da quantidade de estoque em processo – quanto maior este estoque, menor pode ser essa capacidade; o aumento deste estoque, porém, nunca poderá eliminar a capacidade protetora, pois necessitaria de um estoque infinito.