DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A instituição escolar e a violência
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado MAIORIDADE PENAL
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
15 DE SETEMBRO DE 2011 E.E.SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO
Diga não ao Bullying....
TRABALHO SOBRE O BULLYING
Professora: Cristiane Aluna: Nayane Ano: 9º ano A
Bullying.
INJÚRIA.
DIREITO PENAL 1) Conceito de direito penal: é o conjunto de normas que ligam ao crime, como fato, a pena como conseqüência, e disciplinam também as relações.
Violência Familiar.
ESCOLA DE PAIS Pauta: Apresentação: Bullying Espaço Aberto: Participação dos Pais e Responsáveis Vídeo: Felicidade – Içami Tiba Dinâmica: Centro das Atenções.
A Campanha Fundamentos
D I R E I T O P E N A L III Dos Crimes contra a Honra
Violência. Violência Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
Define os crimes de tortura e dá outras Providências.
Edite Estrela Presidente da Delegação Socialista Portuguesa no PE; Vice-Presidente da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Género; Membro.
SED - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
17 de Maio Dia Internacional Contra Homofobia, Lesbofobia e Transfobia
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
As convenções internacionais relativas á tortura: pontos de interesse para Defensores Públicos Conor Foley São Paulo 29 de março 2012.
“Os Incríveis”.
Análise sobre a Lei nº de 05 de janeiro de 1989
Bullying, isso não é brincadeira!
Campanha Contra o Bullying
Discrição das duas Discriminações
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
ESCOLA E DIVERSIDADE: CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE
Moreno-PE 2011.
Escola Secundária da Ramada
Dissertação ESQUEMA MARTA DUWE.
Uma ameaça a dignidade humana
Bullying.
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
POLÍCIA MILITAR DO PARÁ APM
BULLYING O QUE E ???.
BULLYING Marta de Sousa Vasconcelos Sá. Bullying BULLY: valentão, tirano, mandão, brigão. BULLYING: conjunto de atitudes de violência física ou psicológica,
BULLYING O preconceito a ser evitado.
UNIÃO HOMOAFETIVA “ O afeto merece ser visto como uma realidade digna de tutela” Maria Berenice Dias Alunos: Alfredo Ferreira Diane Rossini Luiz Gustavo.
PROFESSOR: SANDRO CALDEIRA
Todos diferentes, todos iguais!
BULLYING TEMA PARA REFLEXÃO E DEBATE
BULLYING.
Política Nacional de Prevenção de Acidentes e Violência
As dificuldades em aceitar as diferenças
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )
Quando a brincadeira perde a graça...
Ano Lectivo 2009/2010 Bullying nas escolas.
COÍBE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Fundação Educacional do Baixo São Francisco – Dr. Raimundo Marinho Faculdade Raimundo Marinho de Penedo 1º - No Conceito do Crime, qual a opção correta?
Miguel Rocha nº 22 Fábio Silva nº 11José Fernandes nº 17 Escola Secundária Caldas das Taipas.
Debate sobre a maioridade penal no Brasil Professor Reginaldo.
Tecendo Laços – Corsa II Encontro de Diversidade Sexual Noroeste Paulista Homofobia Phamela Godoy.
VIOLÊNCIA.
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
DIREITOS HUMANOS INSTRUMENTOS NORMATIVOS
SOCIEDADE, CULTURA E VIOLÊNCIA VIVIAN DA VEIGA SILVA CIENTISTA SOCIAL E COORDENADORA DE ATIVIDADES DO PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS/PREAE/UFMS.
Bem me Quero Daniela Ribeiro. Lei Maria da Penha Cinthia Daniela Pollyanna Tatiana 10º Período Psicologia Jurídica Lei nº de 7 de agosto de 2006.
PROFª. ELIANA DOS SANTOS D’ÁVILA OLIVEIRA. Este projeto está sendo desenvolvido na UME Prof. Mário de Almeida Alcântara.
Intolerância Religiosa
Legislações em Saúde Sexual e Reprodutiva Consultora: Regina Figueiredo
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
ASSÉDIO SEXUAL NO TRABALHO Integrantes do grupo:
Transcrição da apresentação:

DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA Depto. de Ciências Humanas FAAC / Unesp - Bauru Prof. Dr. Clodoaldo M. Cardoso coordenador

Cartilha Carlo José Napolitano Clodoaldo Meneguello Cardoso PRECONCEITO NÃO É LEGAL: intolerância e a lei FAAC / Unesp-Bauru 2007

Preconceito Estético ou “Bullying”

Preconceito não é legal.

Preconceito Estético ou “Bullying” A palavra inglesa “bullying” pode ser compreendida como uma brincadeira maldosa praticada de forma repetitiva e intencional por crianças e adolescentes no ambiente escolar, com o intuito de amedrontar, difamar, discriminar e excluir colegas. Apelidos que zombam de aspectos físicos, empurrões, tapas e ofensas se enquadram no conceito. As vítimas sentem angústia, vergonha, exclusão e sensação de impotência. O “BULLYING” É UMA FORMA VIOLENTA DE INTOLERÂNCIA. Preconceito não é legal.

Preconceito Estético ou “Bullying” Preconceito não é legal.

Preconceito Estético ou “Bullying” A INTOLERÂNCIA E A LEI Não há no Brasil lei específica em relação à prática do “bullying”, mas podem ser aplicadas sanções genéricas previstas na legislação. A criança ou adolescente que pratica o “bullying” comete uma infração prevista no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. O infrator pode ser punido com medidas sócio-educativas Também prevê o Decreto-lei 2848/40 (Código Penal, o artigo 140) que a ofensa pode ser punida com prisão de um a seis meses ou multa. Preconceito não é legal.

em relação à sexualidade Preconceito em relação à sexualidade

Preconceito não é legal.

Preconceito em relação à sexualidade A intolerância quanto à orientação sexual é manifestada por atos conhecidos como homofobia, que podem ser o insultos verbais, como chamar o homossexual de “bichinha”, “viadinho”, “sapatão”, “boiola” e outros. As piadas sobre homossexuais quase sempre revelam atitude de preconceito. A TV já divulgou, no Brasil, agressões bárbaras contra homossexuais, algumas provocando até a morte, por parte de grupos de jovens com mentalidade machista e, portanto, conservadora. Preconceito não é legal.

Preconceito em relação à sexualidade Dinamarca, Holanda, Noruega, Espanha, Bélgica, Suécia, Suíça, Reino Unido, França e Alemanha legalizaram a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Além desses países europeus, alguns estados norte-americanos também têm legislação específica sobre o tema. FSP, 25.03.2007 Preconceito não é legal.

Preconceito em relação à sexualidade A LEI E A INTOLERÂNCIA A Constituição Federal estabeleceu a igualdade entre homens e mulheres proibindo qualquer discriminação baseada em sexo ou em orientação sexual e prega a liberdade das pessoas, de ambos os sexos, agirem como quiserem em relação ao seu comportamento sexual. Preconceito não é legal.

Preconceito em relação à sexualidade A LEI E A INTOLERÂNCIA Sob o ponto de vista penal, a homofobia pode constituir um crime, prevendo o código penal uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa para quem cometer esses atos. Se houver violência física, o agressor também responderá pela agressão e pena pode ser de até oito anos de cadeia, em determinados casos. Preconceito não é legal.