M-commerce OI PAGGO
Coleta de Dados OrganizaçãoSeleçãoConsolidaçãoDistribuição É uma opção do cliente em utilizar a telefonia móvel para pagamentos. A diferença é que não há intermediário para poder realizar a transação. Lojista solicita numero do telefone e encaminha cobrança. Cliente recebe via SMS valor da cobrança e efetua pagamento mediante digitação de senha. A solicitação transita via Paggo a qual libera a senha para o responsável pelo pagamento. Não ha gastos mínimos ou máximos. O pagamento é liberado mediante senha. Valor entra então na conta de débitos do cartão de credito e é confirmada a transação para o estabelecimento. Uma vez autorizada a negociação, o bem ou serviço são entregues. Não é necessária a presença física do pagador para efetuar o pagamento.
A vantagem da Paggo em ser pioneira neste mercado é de poder fidelizar antecipadamente seus clientes ao novo modelo de transação. Também há a praticidade de não necessitar de mais um dispositivo – no caso, o cartão – para efetuar pagamentos. Ademais, é mais seguro que cartões e não permite clonagem.
O processo é simples e pode ser realizado o pagamento remotamente Não ha anualidade e a taxa de utilização é apenas cobrada no mês de uso Para o estabelecimento, as taxas de cobrança do serviço são menores e não há a necessidade do aluguel do terminal
O risco para a Paggo é que as grandes empresas de cartão como Visa e Mastercard resolvam entrar neste mercado, no qual não ha barreiras tecnológicas Isso afetaria a rentabilidade de todos neste novo mercado, devido ao alto nível de competição
Acredito que sistema de pagamento via celular ainda demore um tempo para entrar na rotina dos usuários brasileiros, devido à resistência inicial da mudança. Ao mesmo tempo, após quebra do paradigma, o consumidor brasileiro tende a optar pela maior facilidade e comodidade que este serviço possibilita.
A vantagem que a OI dispõe com o serviço de pagamento via celular é uma redução das taxas de cobrança aos clientes e varejistas, assim como: exclusão do cartão de crédito aumento da confidencialidade das informações redução do risco de clonagem
Quanto aos obstáculos, esta a questão da quebra de paradigma quanto ao novo modelo de negócio. Esta barreira poderá ser superada através da implementação piloto do novo modelo e de uma comunicação pesada sobre seu funcionamento Para os varejistas, os obstáculos seria uma possível requisição de exclusividade do uso de terminais pelas empresas como a Cielo.