Bolsista: MARCOS VINICIUS DA SILVA GOULART

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICRO REGIÃO MICRO REGIÃO SÃO QUIRINO. HISTÓRICO As primeiras reuniões da micro região São Quirino aconteceram a partir de setembro de 2001 com a participação.
Advertisements

Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Papel do Fóruns – conquistas e limitações
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente encantadora…
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Secretário Nacional de Juventude
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
CAJAMAR GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCACÃO
Universitário Empreendedor
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Paz na Diferença 2010.
Desenvolvimento Local
A Escola e as Mudanças Sociais
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Mobilização da Comunidade Escolar
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Bárbara Bezerra Lorena Freitas Taís Ziegler Thaisa Quixadá
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Evolução Tecnológica. Qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme processo MJ nº /
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
PORTIFÓLIO VIRTUAL MÚSICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
O ESPELHO: ENCONTRO DE SABERES.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Dia Global do Voluntariado Jovem 27, 28 e 29 Abril 2007.
MOBILIZAÇÃO DAS IGREJAS CRISTÃS PELA EDUCAÇÃO ENCONTRO DE LIDERANÇAS MARÇO/2010 – BRASÍLIA IGREJA METODISTA – CLAI Revda. Renilda Martins Garcia Coordenadora.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Política Educacional Brasileira
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Educação da Amazônia ao Sertão: identidades e pluralidades
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - EXPERIMENTAÇÕES JUNTO AO COMITÊ DE RESISTÊNCIA POPULAR NA RESTINGA Bolsista: MARCOS VINICIUS DA SILVA GOULART Orientadora: Profª. Drª NAIR IRACEMA SILVEIRA DOS SANTOS Conexões de Saberes - PROREXT/Instituto de Psicologia - UFRGS

O QUE É O COMITÊ DE RESISTÊNCIA POPULAR DA RESTINGA? - Movimento Social que organiza-se através da luta por reforma urbana juntamente com outros movimentos e organizações de moradores do bairro. - O movimento atua no bairro desde 2002. - Desenvolve trabalhos de educação popular, comunicação comunitária e produção de áudio e vídeo. - Na Sede do Comitê está situado o “Ponto de Cultura Na Quebrada”. - Participou ativamente da organização da Rádio Comunitária Restinga, fechada em 2004 pela Anatel.

INÍCIO DA RELAÇÃO ENTRE CONEXÕES DE SABERES E COMITÊ DE RESISTÊNCIA POPULAR - Apoio na Formação em Comunicação dos Jovens Participantes do Programa Agente Cultura Viva em dezembro de 2005. - Apoio no Reforço Escolar que já era desenvolvido no Comitê desde 2003. - Pesquisa sobre Juventude e Políticas Públicas a partir das nossas práticas junto ao Programa Agente Cultura Viva. - Apoio nas Transmissões da Rádio Resistência que aconteciam na comitê desde março de 2005.

“O INVASOR REDUZ OS HOMENS DO ESPAÇO INVADIDO A MEROS OBJETIVOS DE SUA AÇÃO”. (PAULO FREIRE – EXTENSÃO OU COMUNICAÇÃO?). Escolhemos atuar junto ao Comitê, pois havia um bolsista que era morador do bairro que, além disso, atuava no Comitê de Resistência Popular desde 2002. Isso ia ao encontro da nossa proposta, que era potencializar ações já existentes, ao invés de criarmos uma ação que tenderia a acabar com o fim do projeto. Tínhamos em vista a construção de um diálogo que se daria a partir da tensão entre academia e saber popular – não queríamos apenas “estender o conhecimento”, nem invadir o espaço; mas estar junto, vivenciar, atuar...

RÁDIO CORNETA E UM POUCO DE HISTÓRIA... - Em 2004 a Anatel fecha a Rádio Comunitária Restinga, que funcionava desde 1998. A rádio funcionava diariamente 16 horas por dia. - Depois da rádio sair do ar, se criou no bairro um movimento pela sua reabertura. Esse movimento se organizava para desenvolver oficinas de rádio comunitária nas escolas e rádios postes aos sábados na feira modelo da Restinga. - No entanto, o movimento não durou muito tempo, apenas algumas pessoas permaneceram na luta pela democratização da comunicação no bairro. - A Rádio Corneta, juntamente com a Rádio Resistência, permaneceram fomentando a discussão pela reabertura da rádio. Ambas rádios são iniciativas do Comitê de Resistência Popular da Restinga; porém, a primeira é uma Rádio Poste e a segunda é uma Rádio Livre. RÁDIO CORNETA E UM POUCO DE HISTÓRIA...

NOSSA AÇÃO NA... 1) Apoio na programação e elaboração da pauta dos programas. 2) Apoio na parte de registro da rádio (fotos, gravações, blog, etc). 3) Apoio no diálogo com as pessoas que participavam da programação da rádio. 4) Apoio no diálogo com os feirantes (sugestão de músicas, promoções da feira, recados, etc).

O PORQUÊ DO NOME...

RÁDIO QUILOMBO 101.6 FM - A Rádio Quilombo iniciou as suas transmissões em março de 2007, alguns meses depois do encerramento das transmissões da Rádio Resistência. - A Rádio foi construída a partir de uma longa discussão com alguns movimentos do bairro e contou com o apoio do Conexões de Saberes. - O nome da Rádio foi escolhido a partir de uma votação popular organizada pela Rádio Corneta. - Atualmente a Rádio está em transmissão experimental, funcionando todos os sábados das 14h às 20h. - A nossa atuação se deu no programa “Juventude em Foco”, que ainda vai ao ar das 16h às 17h.

“NO AR JUVENTUDE EM FOCO, A VOZ DE QUEM SÓ OUVIA...” - O programa foi elaborado por dois bolsistas do Conexões de Saberes e por dois jovens que haviam participado de oficinas de comunicação que ministramos no próprio comitê. - Tínhamos esse espaço do programa como parte da nossa pesquisa sobre “Juventude e Políticas Públicas”, o que resultou no artigo intitulado “Tensões Acerca do Protagonismo Juvenil”. - O programa tinha como um dos fins, mostrar que “os jovens da Restinga não são vagabundos nem marginais”, como afirmou um dos participantes. - No nosso curto tempo de participação no programa, tivemos algumas boas experiências, uma delas foi a participação de um Bonde de Funk chamado “Galáticos do Funk”, que puderam discutir o “ser jovem” no bairro e cantar as suas músicas.

NÃO ACABA POR AQUI... A nossa ação de extensão junto ao Comitê de Resistência acabou; entretanto, pelo fato de termos sido apenas coadjuvantes nessa história, os projetos da Rádio Poste e o Programa Juventude em Foco continuam funcionando. Portanto, conseguimos, de alguma forma, atingir o nosso objetivo, que era não criarmos demandas que tornariam a comunidade dependente dos projetos da Universidade. O conexões de saberes tem por fim o diálogo entre o saber acadêmico e o saber popular, evidenciando o desafio de não apenas estender o conhecimento, mas abrir-se para novos tipos de saberes, que devido as “contingências” da vida, escapam de toda a nossa ânsia científica. Nesse contato, apenas vivenciamos, o que gera um pressuposto básico do diálogo: ser cada um aquilo que realmente é.

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - EXPERIMENTAÇÕES JUNTO AO COMITÊ DE RESISTÊNCIA POPULAR NA RESTINGA Bolsista: MARCOS VINICIUS DA SILVA GOULART Orientadora: Profª. Drª NAIR IRACEMA SILVEIRA DOS SANTOS Conexões de Saberes - PROREXT/Instituto de Psicologia - UFRGS