Metodologia para Padronização dos Processos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição do público-alvo:
Advertisements

Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Residência Farmacêutica Visão Humanista
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
QUALIDADE DO PRONTUÁRIO
A Ovelha perdida - Lc 15,4-6.
Gerenciando o Projeto de Pesquisa
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
DIREITOS E DEVERES DOS CONSUMIDORES
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS CLASSES ABSTRATAS
Pensamento Crítico, Prática 2
Relacionamento Terapêutico
Implementação do Processo de Enfermagem no Hospital do Câncer III
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
DEFINIÇÃO DE MISSÃO E VISÃO
A INTRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM: CONSTRUÇÃO
Visão Geral Problema Proposta do Sistema Funcionalidades.
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
ALUNAS: Edilaine Cristina Lopes Talita Cristine Brito
Otimize seu tempo e acelere os resultados Organizando o seu negócio
Quem gostaria de... Ter a participação de todos os funcionários em um projeto? Conseguir informações sobre os clientes e concorrentes? Enxergar novas oportunidades.
Video roda aqui Missão Prestar Serviços de Saúde com segurança, tecnologia e qualificação profissional, visando a satisfação de seus clientes.
Profª Luciana G. Platero
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
O que é metodologia? Uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade.
Processo de Enfermagem – Wanda Horta
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SOB UMA VISÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAL
O lugar da gestão na escola: alinhando e estruturando a liderança
Fundamentos de Metodologia
Fundamentos de Metodologia
Admissão do paciente na unidade
INTRODUÇÃO.
QUALIDADE E AVALIAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE Profª. Marcela Araujo.
Proposta de ação UFPE / CAC / DCI Curso de Biblioteconomia Informação e Sociedade Prof.: Fábio Mascarenhas e Silva
I S O clicar.
Administração 2°semestre - Aula 1
Disciplina xxxxxxxx Instituição xxxxxx Prof. xxxxxxxxxxxxx.
As Quatro Grandes Comissões
CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI (C.H.M.)
Currículo Quais são as finalidades do curso?
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
Visita ao Departamento de Neurologia da Unicamp Objetivo: observação de caso clínico Por Dra. Silvia Helena Cardoso Maio/2004.
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL.
O PROCESSO DE ENFERMAGEM
INDICADORES COMO FERRAMENTAS
Seu novo mundo ROAD. EMPREENDEDORISMO O Empreendedor criatividade; planos originais visão; enxergar a ação no futuro coragem; fazer a ação mesmo com riscos.
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
O que é o método científico?. O método científico tem sido objeto de intensos debates ao longo da história. A história do método científico remonta à.
LIÇÃO 5 - DEUS ABOMINA A SOBERBA
PROFISSIONAL Profª. Ms. Lissandra L.C.Rocha.
UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Departamento.
1 DISCIPLINA – Projeto Experimental I Profa. Adriana Nadaes.
O HOSPITAL Enfª. Adriana santos. Hospital Hospital Produto Produto Cenário Cenário Empresa Empresa Saúde Saúde Sistema de Saúde/ Sistema de Saúde/ Sistema.
O que é Planejamento Estratégico? É o processo que procura ordenar ideias de forma que possa criar uma visão do caminho que se deve seguir, orientando.
Conceitos básicos MÉTODO.
O que é PROJETO EXECUTIVO
ENCONTRO NACIONAL UNIMED DE ASSISTENTES SOCIAIS 2010 a nossa vida é cuidar da sua.
Monitoramento a Distância de Úlcera por Pressão Ana Cristina Beust da Silva Enfermeira UTI Trauma II HPS-POA Docente da Especialização Enfermagem em Estomaterapia/Unisinos.
Estratégia de Implementação SGQ Para implementação de um SGQ baseado na norma NBR ISO 9001:2000, parte-se do princípio de Abordagem dos Processos Unidade.
Esperança e Compromisso Lucas 2.14 E Deus abençoou o ser humano dizendo: - Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem.
Mensagem do Mestre. A Fonte da Compreensão No Novo Testamento a palavra grega para pecado é “antinomia”, que significa não compreender. E, se não compreender.
PROCESSO DE ENFERMAGEM
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
PROFª Mauro Junior  O.M.S. como elemento de uma organização de caráter medico social, cuja a função consiste em assegurar.
Analise Conceitual e Evolução Histórica
Transcrição da apresentação:

Metodologia para Padronização dos Processos

Estudo para o melhor caminho para o que se pretende alcançar Conceitos MET ODO LOGIA MET = meta ou seja o que se pretende. ODO = “hodos” do grego que significa caminho. LOGIA = significa estudo ou pesquisa. Estudo para o melhor caminho para o que se pretende alcançar PADRONIZAÇÃO Transformar algo em referência, igualdade, organização. PROCESSO Conjunto de atividades interrelacionadas que visam um determinado resultado. Ex: Processo: Internação do paciente: Atividades: Recebimento do paciente; Registro da entrada; Avaliação clínica; Orientação ao paciente e/ou familiares; Prescrição; Prestar cuidados;...... Alta hospitalar.

Introdução O Ser Humano convive com a padronização há milhares de anos e dela depende a sua sobrevivência, mesmo que disto não tenha consciência.

>> Imagine uma pequena tribo ou aldeia no passado onde a alimentação básica era o peixe << a) O PROCESSO: pescava-se com lança. b) EVOLUÇÃO DO PROCESSO: até que veio alguém testar uma rede feita de cipós.

A Evolução do Processo c) O RESULTADO: pegou uma quantidade maior de peixes, com menor trabalho. d) A PADRONIZAÇÃO: outros habitantes da aldeia, tendo em vista os resultados obtidos, passaram a utilizar a rede como método de pesca.

A Evolução do Processo e) A MELHORIA: mais tarde alguém julgou que seria melhor utilizar fios de juta do que cipó para fazer a rede.

f) O RESULTADO: maior quantidade de peixes com menor esforço. A Evolução do Processo f) O RESULTADO: maior quantidade de peixes com menor esforço.

A Evolução do Processo g) A PADRONIZAÇÃO: imediatamente confeccionam redes de juta e passam a utilizar como método de pesca.

Ninguém era obrigado a Padronizar o método da pesca; fizeram isto somente porque dava melhor resultado. O método padronizado não é fixo: ele pode ser melhorado para obtenção de melhores resultados.

Conhecendo o meu negócio 5-Quem ou quais são meus fornecedores? 4-Do que eu preciso para trabalhar? Insumos (matéria prima, serviços e/ou informações) 1-Qual é o meu setor? 3-Quem precisa do resultado do meu trabalho? Meus clientes 2-O que o faço? Meus produtos

Exemplo de Descrição do Negócio JATOINDO Transportes DESCRIÇÃO DE NEGÓCIO FORNECEDORES INSUMOS NEGÓCIO PRODUTOS CLIENTES Solicitantes Concessionárias Veículos novos particulares atendidos pela Central telefônica Transporte de passageiro e bagagem no perímetro Revenda autorizada Peças de reposição e urbano materiais de consumo. Empresas conveniadas NEGÓCIO Transporte de passageiros por rádio – taxi. Postos conveniados Combustível Solicitantes Papelaria Material de Escritório particulares atendidos 10 Pessoas Transporte interurbano de pela Central telefônica 1 Gerente passageiros e bagagem. Indústrias de confecção Uniformes dos motoristas 6 Motoristas 2 Telefonistas 1 Mecânico Empresas conveniadas Empresas de assistência Exames médicos preventivos médica Equipamentos 1 Central Telefônica 3 Automóveis Solicitantes Transporte interurbano de Empresas fornecedoras de Equipamentos de telefonia 2 Computadores particulares atendidos passageiros e bagagem. equipamento móvel e sua manutenção 4 Unidades de rádio pela Central telefônica comunicação Aprovação Revisão: 00 Nome Nome 25/12/0000 Presidente Jatoindo Gerente Jatoindo

Como Montar a Descrição do Negócio 1- Utilize o impresso padrão para Descrição do Negócio (consulte a Gerência da Qualidade). 2- Coloque dentro do quadrado central o nome do seu negócio, por exemplo: Financeiro, Transporte, Recepção, Laboratório e etc. 3- Escreva abaixo do quadro central quantas pessoas trabalham no seu negócio e se possível os equipamentos importantes. 4- À direita do quadrado central, liste os produtos do seu negócio (inclusive os descartes, resíduos e etc). 5- Para cada produto identificado, relacione quais são os respectivos clientes. 6- À esquerda do quadrado central, liste os insumos (produtos e serviços) que você recebe de seus fornecedores. 7- Relacione os insumos a cada fornecedor 8- PARABÉNS, você concluiu a descrição do seu negócio, agora oficialize-o consultando seus fornecedores e seus clientes para análise dos mesmos e submeta-o para apreciação do seu superior imediato. Em seguida remeta o documento para validação na Gerência da Qualidade.

Exercicio 1 - Descrever o negócio

Objetivos: Fluxograma Garantir a qualidade Aumentar a produtividade

Exemplo de Macrofluxograma JATOINDO Transportes DESCRIÇÃO DE NEGÓCIO FORNECEDORES INSUMOS NEGÓCIO PRODUTOS CLIENTES Aprovação Revisão: 00 Nome Presidente Jatoindo Gerente 25/12/0000 Transporte de passageiros por rádio – taxi. 10 Pessoas 1 Gerente 6 Motoristas 2 Telefonistas 1 Mecânico Solicitantes particulares atendidos pela Central telefônica Transporte de passageiro e bagagem no perímetro urbano Peças de reposição e materiais de consumo. Combustível Material de Escritório Uniformes dos motoristas Exames médicos preventivos Veículos novos Revenda autorizada Postos conveniados Papelaria Indústrias de confecção Empresas de assistência médica Concessionárias Equipamentos 1 Central Telefônica 3 Automóveis 2 Computadores 4 Unidades de rádio comunicação Empresas conveniadas Transporte interurbano de passageiros e bagagem. Equipamentos de telefonia móvel e sua manutenção Empresas fornecedoras de equipamento Empresa: JATOINDO Transportes. Macrofluxograma: Transporte Interurbano de Passageiros e Bagagem.

Exemplo de Fluxograma Macrofluxograma: Recebimento de solicitação de veículo. Empresa: JATOINDO Transportes. Macrofluxograma: Transporte Interurbano de Passageiros e Bagagem. INICIO Recebimento de solicitação de veículo para transporte interurbano de passageiro e bagagem. Deslocamento do veículo. Embarque do passageiro e bagagem. Transporte do passageiro e bagagem. Desembarque do passageiro e bagagem. FIM

Exemplo de Fluxograma Macrofluxograma: Embarque do Passageiro e bagagem Empresa: JATOINDO Transportes. Macrofluxograma: Transporte Interurbano de Passageiros e Bagagem. INICIO Recebimento de solicitação de veículo para transporte interurbano de passageiro e bagagem. Deslocamento do veículo. Embarque do passageiro e bagagem. Transporte do passageiro e bagagem. Desembarque do passageiro e bagagem. FIM

Relação entre Macrofluxograma e Fluxograma.

Exercício 2 macro fluxograma em seguida Exercício 3 fluxograma.

Embarque do Passageiro e bagagem Macrofluxograma: Embarque do Passageiro e bagagem INICIO 02 Verificar se o passageiro com bagagem está no local programado. MOTORISTA Solicitar na Central Telefônica Passageiro no local? NÃO que entre em contato com o cliente e aguardar chegada. MOTORISTA SIM Embarcar o passageiro. MOTORISTA FIM

Como deve ser um padrão documentado Nome da tarefa Sistema para identificação e controle das revisões Função responsável pela execução Materiais necessários para realizar a atividade Descrição da atividade de forma clara e extremamente simples. Ações a serem adotadas diante de situações anormais Resultados esperados Data e aprovações CONTER ?

Característica Básica de um Padrão IMPORTANTE Deve estar em meio adequado e descrito de maneira prática e clara.

Exercício 4 POP

O que padronizar? PROCESSO CRÍTICO TAREFA CRÍTICA Tem alto índice de acidentes Provoca muitas reclamações de clientes Apresenta alto custo TAREFA CRÍTICA Afeta fortemente a qualidade Costuma apresentar acidentes Está constantemente com problemas

Efeitos da Padronização Empresa Padronizada Empresa Não Padronizada Empresa Escada Empresa Serrote Processo Fora do Controle Processo Sob Controle Não sabe o que faz! Custo da Não Qualidade Sabe o que faz! Valor da Qualidade

Fator importante para garantir o cumprimento dos padrões TRABALHO EM EQUIPE

"Seja sempre o mais competente do mundo em sua função.” Lembre-se que o milagre existe quando há alguém disposto a realizá-lo.

Proposta para ação imediata. Convide seus colegas de trabalho para uma reunião, informando suas intenções. Discutam entrem vocês o que foi aprendido durante o treinamento. Apliquem na prática, a teoria dada no treinamento, escolhendo um processo. Convoque, se achar necessário, algum representante da Gerência da Qualidade como apoio. Apresente o que foi elaborado à chefia imediata para aprovação e/ou orientação. Apresente aos clientes (internos e externos) e aos fornecedores para consenso. Procure a Gerência da Qualidade para validação da documentação.