A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Advertisements

COORDENADORIA DE TRANSPORTES
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
A EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Logística Empresarial
Evolução do Conceito de Logística
Evolução do Conceito de Logística
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar.
ANÁLISE E CONTROLE DE PERDAS NA PRODUÇÃO ENXUTA: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO Aluno: Sigmar Monroe Teodoro 11 Orientador: Prof.
Curso de Especialização em Gestão da Produção
Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 6 CONCEITOS DE LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN Estrutura de Supply.
Logística e Gerenciamento da
6. A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
As decisões estratégicas da Logística
LOGÍSTICA É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. administra.
O mecanismo de pedir.
Tecnologia em Logística Componente curricular: Cadeia de Suprimentos
Gestão em Logística O termo foi usado amplamente
LOGÍSTICA Disciplina do curso de Métodos de Melhoria da Produtividade - Engenharia de Produção 30 horas Dayse Regina Batistus Profa. da UTFPR Dra . Eng.
Gestão da Distribuição Física
Logística brasileira Os tipos de transporte Grupo 19Y: Ana Luiza Luma
ECR:Alternativa de aceleração do suprimento Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper Turma/Grupo: 14B Subgrupo:
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial;
Perguntas Logística Grupo 19R.
U01 Grupo 19X.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Pato Branco/Pr – 02 de agosto de 2013
EngªCivil Disciplina: Engª dos Transportes
Eras da logística NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 2.
Logística Planejamento e Programação Logística
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
5.1 CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Logística Empresarial
Iniciando na logística empresarial
Transportes, Distribuição e Seguros Aspectos Gerais
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
Consultoria Empresarial
A Logística no Brasil: Desafios e Oportunidades
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
Logística Empresarial
- LOGÍSTICA - UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TRANSPORTE DE CARGAS E LOGÍSTICA INTEGRADA
Impacto da Logística na Indústria Integrantes do grupo: R.A Bruno Baraldi Bullio Rodrigo Barbosa Carlos Henrique P. Pinheiro César Grilo.
Administração da Produção e Operações
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Logística e Gerenciamento da
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição
Logística Empresarial
Logística 1 Conceitos e definições 2 Objetivos da logística
Logística Empresarial
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Estratégias de Ponto Aula 10.
Grupo: 19W Luiza Marcus Vinícius Pamella Patricia Subgrupo: Marcus Vinícius e Luiza.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Prof. Paulo Roberto Leite BOWERSOX e CLOSS, Cap. 6; BALLOU, Cap.5; FLEURY et al, Cap. 9; NOVAES, Cap. 4; LEITE, Cap. 1,2.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Planejamento.
Logística Integrada Fabricante Fornecedor de Insumos Distribuidor
1 Tópicos Especiais de Logística II AULA : 4. DESAFIOS AOS OPERADORES LOGÍSTICOS 4.1 Operadores Logísticos e o comércio eletrônico. 4.2 A distribuição.
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
A evolução das Prioridades competitivas Jurandir Peinado.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL [ Rikelly Vasconcelos ]. Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Aula: CUSTO TOTAL.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Transcrição da apresentação:

A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando a necessidade de aplicação dos conhecimentos nas empresas – problemas reais e atuais – contexto nacional e regional A aulas terão uma dinâmica que incentiva a participação Aulas expositivas intercaladas com atividades (exercícios, filmes, etc.) Bibliografia básica: BALLOU, R.H. (1992). Logística Empresarial: Transportes – Administração de Materiais – Distribuição Física. São Paulo, Editora Atlas. FLEURY, P.F.; WANKE, P.; FIGUEIREDO, K. F. org. (2000). Logística Empresarial: A Perspectiva Brasileira. São Paulo, Coleção COPPEAD, Editora Atlas. Bibliografia complementar: NOVAES, A.G. (2001). Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. Rio de Janeiro, Editora Campus.

DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA O que é Logística? ATIVIDADE EM GRUPO 1 Em grupos de 3 alunos escrever uma definição breve (até 5 linhas) para Logística Em seguida, as definições serão compartilhadas para chegarmos a uma definição comum da classe DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA Missão Definição Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor Produto certo, no local certo, no momento adequado e ao preço justo Novaes (2001)

A logística controla o fluxo e armazenagem de produtos ao longo da cadeia de suprimentos Relação entre Cadeia de Suprimentos Típica e Áreas da Logística Empresarial Fornecedores de Matéria-prima Indústria Principal Varejistas Consumidor Final Fabricantes de Componentes Atacadistas e Distribuidores Logística de Suprimentos Apoio à Manufatura Logística de Distribuição

A logística procura responder as questões relativas à otimização do fluxo e armazenamento de produtos Exemplo de Cadeia de Suprimentos Linha Branca e Varejo .com Fornecedor de Matéria-prima Química Fabricante de Componentes Eletrônicos Varejo .com Informações Fabricante de Componentes Plásticos Indústria Eletro-eletrônica (Linha Branca) Centro de Distribuição Consumidor Final Exemplo de Questões da Logística Que tipo de veículos utilizar? Como monitorar o deslocamento dos veículos? Qual a melhor alternativa de transporte (prazo x custo)? Como integrar diferentes modais de transporte? Como selecionar o melhor prestador de serviços para o transporte? Quais componentes devem ser estocados? Qual o nível de estoque necessário? Que embalagem utilizar para otimizar o transporte? Qual a melhor localização do CD? Qual o dimensionamento adequado? Qual a melhor configuração interna? Que ferramentas utilizar para automação? Que tipo de veículos utilizar? Quantos veículos são necessários? Qual a melhor rota para entrega? Qual o prazo para entrega? Esse prazo atende ao nível de serviço esperado? Componentes do Sistema Logístico Transporte Estoque Armazenagem Pedidos / Transporte

A área de logística concentra grandes desafios e oportunidades de trabalho. Os custos logísticos representam, na média, 19% dos custos de uma empresa industrial típica (Fleury et al 2000) Estima-se que os custos com atividades logísticas correspondem a 17% do PIB brasileiro – somente os custos de transporte correspondem a 10% do PIB Brasileiro (Fleury et al, 2000) A matriz de transportes no Brasil é extremamente dependente do modal rodoviário – 61% da carga transportada em ton/km – em outros países o modal rodoviário não ultrapassa 30% A produtividade de portos e ferrovias ainda é muito baixa em relação a benchmarks internacionais O desenvolvimento da área logística é recente no Brasil Pressões competitivas, a ampliação do comércio internacional e o desenvolvimento de novos canais via Internet exigem novas soluções logísticas Margem 8% Custos Logísticos 19% Custos de marketing 20% Custo de produção 53% ATUALMENTE FALTAM PROFISSIONAIS COM FORMAÇÃO ADEQUADA PARA IMPLEMENTAR NOVOS CONCEITOS E TECNOLOGIAS NA ÁREA