MICROBIOLOGIA E DOENÇAS Prof. Alexandre Seifert. Introdução Nós não estamos sozinhos! Existe ao nosso redor ou até mesmo dentro de nós um fascinante microuniverso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO OS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
Advertisements

Comunidades de Aprendizagem
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET PROJETO - MEIO AMBIENTE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE E DEVER DE TODOS PROF: ANA CLAUDIA DE O. GIROTO.
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
Parasitologia Lúdica Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciências Básicas da Saúde Departamento de Microbiologia Setor de Parasitologia.
Como classificar os seres vivos?
AULA DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
IV SAPEX A produção de divulgação científica, em formato multimídia, na formação do professor de ciências Prof. Enio Borba Carli.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
PDE -CURSO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Projeto Bandeira Científica
Projeto I Walfredo Cirne Objetivo da Disciplina Dar aos alunos a experiência do desenvolvimento de projetos reais.
Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão
Paperless utilizando Wiki Hugo Antonio dos Santos
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
WebQuest Início e Formação do Universo !
CAPACITAÇÃO DE BIBLIOTECÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA
PROFISSÕES PÚBLICO ALVO: 8ª SÉRIE A INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO
WEB - Encontro de Ecologia no Pantanal
IÊDA SANTANA Olá amigos do 4º ano!
Webquest sobre a preservação ambiental para alunos do 4º Ano Produzido pelo Prof. Rodrigo de Oliveira Leite EMEF Prof. Paulo Reglus Neves Freire.
Os presidentes do meu Brasil
Diversidade de mamíferos
WEBQUEST PLANETA TERRA
Índice: INTRODUÇÃO: TAREFAS: PROCESSO: AVALIAÇÃO: CONCLUSÕES:
Orientação Teia do Saber Cadastro aos cursos 2007.
Panfleto Lilieudi Norma Azevedo Cláudia O. dos Passos
PROJETO “TEIA DO SABER”
O solo e as rochas.
WEBQUEST BACTÉRIAS E VÍRUS
WEBQUEST EMEF VITUS LAJEADO.
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
PROEN - DEINF USO DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 1 INE 5201 – Aula 001 Contextualização Este material, tem o objetivo de auxiliar os alunos das disciplinas.
A descoberta dos Animais
Treinamento para Professores
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
Guia rápido para busca na Internet
Título Trabalho UNIPAR – Universidade Paranaense
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
ACADÊMICA: SABRINA KELLER ORIENTADORA: CLARA MARIA FURTADO
CAPOEIRA REGIONAL E CAPOEIRA ANGOLA
COMO APRESENTAR E ESTRUTURAR TRABALHOS CIENTÍFICOS Profa. Ms
WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Merigdriane INTRODUÇÃO PROCESSO AVALIAÇÃO TAREFA RECURSO
MEIO AMBIENTE PRESERVAR É PRECISO!.
17 de Novembro Dia do Não Fumador.
E.M.E.F. “PROFª DIRCE LIBANO DOS SANTOS PROFª LÍGIA CIÊNCIAS
ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA
Trabalho de Geografia - 9º ano 1º Bim Profª Maria Carmem Soifer
HISTÓRIA DA GEOMETRIA TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
“Impacto do consumismo ao meio ambiente”
Novembro 2012 TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
ESCOVAÇÃO DENTÁRIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Introdução à Agroindústria
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
Atividade Física Porque existir?.  INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO  TAREFA TAREFA  PROCESSO PROCESSO  RECURSOS RECURSOS  AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO  CONCLUSÃO CONCLUSÃO.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA
Introdução Depois de teres abordados os conteúdos sobre: a forma e revestimento dos animais; a sua locomoção; o seu regime alimentar; o seu tipo de reprodução,
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
08 de agosto Dia Nacional de Controle do Colesterol Elevado Projeto Lei n.º 198 de 2002 Realização:
BIOLOGIA CELULAR.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Transcrição da apresentação:

MICROBIOLOGIA E DOENÇAS Prof. Alexandre Seifert

Introdução Nós não estamos sozinhos! Existe ao nosso redor ou até mesmo dentro de nós um fascinante microuniverso extremamente organizado e complexo. Neste universo existem seres capazes de nos fazer reféns causando-nos as mais variadas doenças, os microorganismos. Microbiologia é a ciência que estuda os microorganismos, formas de vida que só podem ser vistas com o auxílio do microscópio. São eles:vírus, bactérias, cianobactérias, protozoários, algas e fungos unicelulares. Pesquisas de saúde pública mostram que a maioria da população em geral necessita de informações e orientações sobre transmissão e prevenção de doenças causadas por microorganismos.

Tarefa Imaginem que você e sua equipe, foram convidados pela prefeitura da cidade onde moram, para dar orientações de "Como prevenir doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos, a uma comunidade de pessoas de baixo nível sócio-econômica- cultural. Para tanto, é necessário a confecção de um folheto explicativo. Como vocês farão para que essa população acredite na existência desses habitantes microscópicos, invisíveis aos nossos olhos e muito mais organizados que nós?

Processo Montar 4 grupos : Montar 4 grupos : 1. Grupo A – Vírus 2. Grupo B – Bactérias *inserir tabela 3. Grupo C - Protozoários 4. Grupo D – Fungos unicelulares * Cada grupo preencherá uma tabela com informações sobre as principais doenças causadas pelo microorganismo escolhido pelo grupo, para a construção do folheto explicativo; * Cada grupo preencherá uma tabela com informações sobre as principais doenças causadas pelo microorganismo escolhido pelo grupo, para a construção do folheto explicativo; *Fazer um glossário no final do folheto *Fazer um glossário no final do folheto *O folheto explicativo poderá ser feito no formato história em quadrinhos, jornal, panfleto, folder, etc. *O folheto explicativo poderá ser feito no formato história em quadrinhos, jornal, panfleto, folder, etc. *Pesquisar em sites, bibliotecas (livros, revistas e dicionários) *Pesquisar em sites, bibliotecas (livros, revistas e dicionários)

Recursos ncipal ncipal

Avaliação #Criatividade #Linguagem clara e precisa #Confecção do glossário #Riqueza de informações científicas #Estrutura e layout do folheto explicativo

Conclusão Com o desenvolvimento desse tema você foi capaz de transformar-se em multiplicador de informações neces- sárias à população para a prevenção de doenças causadas por microor- ganismos. Espero que você tenha aprendido muito e principalmente acreditado que: "Nós não estamos sozinhos!" "Nós não estamos sozinhos!"

Créditos Web Quest construída durante o curso de Especialização em Docência na Educação, ministrado pelo professor Luis Carlos Neitzel no dia de 28/07/2007 na Escola Monteiro Lobato.