1- URL da experiência e parágrafo descritivo; Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências 1 Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/

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1- URL da experiência e parágrafo descritivo; Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências 1 Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/ Setembro O naWeb é um blogue pessoal que visa promover a partilha de recursos e experiências na área da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Recorre também a imagens que encontra na internet e sempre que possível identifica a sua fonte. Blogue de recursos pedagógicos que proporcionam o desenvolvimento curricular na educação pré-escolar com exemplificação de actividades. Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico

2 Pontos fortes: Partilha de materiais; Acesso a experiências diversificadas; Enriquecimento profissional; Acesso a endereços que permitem expandir a investigação; Possibilita a partilha de experiências realizadas; Acesso a materiais para a organização da prática pedagógica; Permite ser membro e ter acesso a informação actualizada; Disponibilização de materiais a serem utilizados na educação especial (histórias, livros, revistas); Espaço destinado aos pais; Espaço para legislação. Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências 2- Identificação do ponto de vista pedagógico: Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/ Setembro 2010 Pontos fracos: Muito absorvente e demasiado diversificado, o que promove facilmente a dispersão.

3 3- Potencialidades para utilização educação pré-escolar; Site para criar histórias animadas; Sugestão de actividades para a integração das TIC no currículo; Sugestões para a exploração de dispositivos pedagógicos já criados; Animações e aprendizagens temáticas. Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/ Setembro 2010

4 4- Antecipação constrangimentos na sua utilização; Inexistência de equipamento informático e rede de internet no estabelecimento de ensino/Jardim de Infância; Necessita sempre da presença do adulto para a sua exploração. Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/ Setembro 2010

5 5- Cenário de utilização das TIC com alunos que evite os constrangimentos identificados; Instalação de equipamento informático com software adequado à faixa etária das crianças e acesso a rede internet; Possibilidade de formar grupos reduzidos (duas crianças) o que implica capacidade de recursos humanos que possam dar resposta a esta dinâmica de trabalho. Actividade de grupo(Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/ Setembro 2010

6 6- Opinião avaliativa recorrendo só a três termos, justificando-os (por exemplo: inspirador, útil, problemático, complexo, irrelevante, inesperado, longo,…). Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico Propostas de trabalho interessantes que desafiam o desejo de experimentar e criar Muita informação Recurso pedagógico