Logística de Distribuição

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Transcrição da apresentação:

Logística de Distribuição

A logística de distribuição trata das relações empresa-cliente-consumidor, sendo responsável pela distribuição física do produto acabado até os pontos de venda ao consumidor e deve assegurar que os pedidos sejam pontualmente entregues, precisos e completos. Para isso é preciso atender certas demandas: 1. Serviço ao cliente Entregas com maior frequência; Entregas do tempo certo programado; Disponibilidade de estoque; Rápida entrega com curto espaço de tempo de notificação; Reposição contínua de mercadoria; Entregas para os pontos de uso; Movimentação paletizada mista; Capacidade de transação via EDI; Transmissão eletrônica de dados.

Como reduzir os custos? 2. Custo A pressão dos clientes para reduzir custos de modo que sejam preservadas margens já apertadas e que se responda a forças competitivas crescentes. 3. Velocidade Alinhada a redução dos custos é preciso: manter o nível crescente de serviço; garantir produtos com qualidade; diminuir devoluções por defeitos de manuseio no processo de distribuição; maximizar a resposta rápida à demanda. Como reduzir os custos?

Estoque do produto acabado 1 – Redução do capital empatado nos estoques por meio da diminuição do tempo que o produto permanece na cadeia de suprimento A empresa precisa redesenhar todo o seu processo de modo que as atividades que não agregam valor sejam eliminadas e seja ressaltada a eficiência das atividades que agregam valor ao cliente. Cliente Vendas / Pedido Estoque do produto acabado Faturamento Expedição

2 – Minimização do custo por meio da melhoria na eficiênia dos recursos utilizados, tanto na armazenagem como no transporte Qualidade de serviço: Grau de: - Entregas no prazo - Tempo de entrega - precisão - Qualidade do produto - Suporte pós-venda Custos: Transporte Armazenagem Processamento e administração Inventário Qualidade de serviço Custos Capital Capital: - Instalações e equipamento Produto acabado Credores e devedores

Mudança do papel do distribuidor Mecanismo para os pequenos fabricantes alcançarem o mercado e para todos os fabricantes alcançarem mercados mais remotos Capazes de prover serviços de alta performance aos cliente Otimizadores de rede e maximizadores de mercado Futuro incerto

Maximização da eficiência dos recursos utilizados na distribuição Distribution utility Empresas não concorrentes servem os mesmos clientes finais Entregas mais frequentes da cargas Maiores oportunidades de consolidação com uma modesta perda de controle

Cross docking Produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo O investimento em estoque é reduzido pela eliminação de múltiplos locais de armazenamento Elimina custos de manuseio de produtos Quebram as cargas cheias (TL truckload) em locais adequados e fazem a redistribuição dos produtos para entrega local

Alcançando eficiências no transporte Compradores de transação Negociam cada acordo individualmente Trabalham em confronto com uma relação perde/ganha com seus prestadores de serviço Compradores de relação Contratos de longo prazo Tenta beneficiar ambas as partes Dividem quaisquer reduções de custos e melhorias operacionais