CRISE NO MUNDO ÁRABE PRIMAVERA ÁRABE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Juventude no mundo 162 países
Advertisements

DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
Magreb, Saara e Vale Nilótico
Vídeos Diversos... Coloque modo apresentação e Clique abaixo...
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
“Sudão” BomDiaBr. 6mar09 3:28 Ver vídeo 10:54:
Oriente Médio Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar,
AL QAEDA E TALEBAN.
A PRIMAVERA ÁRABE.
Conflitos no Oriente Médio
Levantes no mundo Árabe
CONFLITOS ASIÁTICOS.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
ÁFRICA DO NORTE – MUNDO ÁRABE ISLÂMICO
Revoltas no Oriente Médio e no Norte da África
Movimentos de Protesto
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
BRASIL Euzébio Jorge – Presidente CEMJ e Conselheiro do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve.
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
Repressão e violência na Síria
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
ÁFRICA SETENTRIONAL Países marcados pela cultura islâmica.
Salas de Matemática.
Primavera Árabe Christie- 7 Julia Reis- 15 Kimberly- 16
Capitulo 1- Povos e Nações
Trabalho De História.
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
ISRAEL X PALESTINA.
Panorama atual do Oriente Médio
Unidade Crise econômica provoca revoluções políticas e diplomáticas.
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
CONFLITOS PROF. RICARDO SCHMITZ
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Professor Luiz Felipe Geografia
Mapas de Israel Fonte: BBC
África: Aspectos Naturais.
ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Revisão 7ª série.
Prof. José Victor Gaylussac
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
Conflitos Nacionais na África.
ORIENTE MÉDIO: REGIÃO DE CONFLITOS
AULÃO GEOGRAFIA ATUALIDADES.
Conflitos no Oriente Médio
Iêmen – nova guerra no Oriente Médio
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
ORIENTE MÉDIO.
Ásia – questões políticas
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
Revolução Russa Rússia.
O Oriente Médio A Questão Palestina.
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
Conflito árabe-israelense
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Porque a esquerda apóia incondicionalmente os árabes-palestinos em sua guerra contra Israel? Baseado no texto de: Salomon S. Mizrahi Produzido Por: NetJudaica.Com.Br.
É nosso compromisso evangelizar um povo que não ouviu falar de Cristo
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Primavera Árabe.
A Primavera Árabe e sua relação com o Estado Islâmico Prof. Igor Alves
Primavera árabe Levantes no mundo Árabe: da Revolução do Jasmim aos bombardeios da OTAN Professor Reginaldo Geopolítica/Atualidades.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
PRIMAVERA ÁRABE GAUSS PRE-VESTIBULAR PROF. MURILO.
Geopolítica - conflitos
Transcrição da apresentação:

CRISE NO MUNDO ÁRABE PRIMAVERA ÁRABE

1.   Arábia Saudita   Líbano  Argélia  Líbia  Bahrein  Marrocos  Camarões  Mauritânia  Djibouti  Omã  Egito  Palestina  Emirados Árabes Unidos  Qatar  Saara Ocidental  Iêmen  Síria  Iraque  Somália  Jordânia  Sudão  Kuwait  Tunísia

2. TURQUIA E IRÃ

3. TUNÍSIA EM 12/10 . PAÍS POBRE COM 15% DA POPULAÇÃO DESEMPREGADA COM UMA DITADURA ESTABELECIDA. UM JOVEM DESEMPREGADO VENDE FRUTAS E VERDURAS PARA PODER AJUDAR NO SUSTENTO DA CASA QUANDO A POLÍCIA CONFISCA A BARRACA ILEGAL. APÓS SER REPREENDIDO PELA POLÍCIA COLOCA FOGO NO PRÓPRIO CORPO. INICIANDO OS PROTESTOS NA TUNÍSIA ATÉ A DEPOSIÇÃO DO PRESIDENTE BEN ALI.

4. PAÍSES COM CULTURAS PRÓXIMAS, HISTÓRIAS SIMILARES NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA, PARTICIPAÇÃO EM ACORDO COMUM ENTRE OS PAÍSES – LIGA ÁRABE, CONFERÊNCIA DE BANDUNG, ETC.

5. PROBLEMAS SOCIAIS, COMO POR EXEMPLO: 30 % DA PEA DESEMPREGADA; 30% DA POPULAÇÃO VIVENDO ABAIXO DA LINHA DE POBREZA E COM ALTA INFLACIONÁRIA NO PREÇOS. 60% DA POPULAÇÃO É COMPREENDIDA DE JOVENS , COM FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA OU ENSINO MÉDIO – QUE FORMA UMA MASSA CRÍTICA PENSANTE SEM PERSPECTIVAS PARA DESENVOLVER SUA VIDA.

6. COMUNICAÇÃO. NO EGITO A INTERNET FOI A FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DAS INSATISFAÇÕES POPULARES , MAS É A INSATISFAÇÃO POPULAR QUE FAZ AS REVOLTAS.

7. AS REVOLTAS SE ASSEMELHAM NAS REINVIDICAÇÕES QUANDO NA LÍBIA O EX-DITADOR MUAMAR AL-GADAFFI NÃO RESPEITAVA A SITUAÇÃO TRIBAL DENTRO DA LÍBIA O QUE FAZ A POPULAÇÃO ALMEJAR UMA MAIOR TOLERÂNCIA ÉTNICA. HÁ UMA CRISE DE IDENTIDADE AO SE TENTAR LEGITIMAR O GOVERNO TRANSITORIO COM DIVERSOS MINISTROS DE GADAFFI AINDA NO PODER.

8. A PROXIMIDADE DO NORTE DA ÁFRICA COM A EUROPA, OU SEJA, PAÍSES DESENVOLVIDOS E DEMOCRÁTICOS, FAZEM COM QUE OS REVOLTOSOS DESEJEM PARA SEUS PAÍSES UMA IMPRENSA LIVRE, MÍDIA IMPARCIAL, ELEIÇÕES DIRETAS, MUDANÇAS NO PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE – VESTIMENTA, EDUCAÇÃO, LEIS E TRABALHO.

9. 1º. CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU NÃO APROVA, POIS A CHINA E A RÚSSIA SÃO PAÍSES DE REGIME REPRESSOR – EM MENOR ESCALA QUE OS PAÍSES ÁRABES; 2º. EUA ESTÃO EM DUAS GUERRAS; 3º. A GRAVE CRISE ECONÔMICA; 4º. ARMAR OS REBELDES PARACE UMA SAÍDA MAIS VIÁVEL; 5º. NÃO HÁ SIMPATIA DE NENHUM PAÍS ÁRABE AOS EUA POR CAUSA DO CONTROLE DO PETRÓLEO; 6º. EUA APOIAM ISRAEL NOS ASSENTAMENTOS JUDAICOS, LOGO ISOLARAM-SE DO MUNDO ÁRABE; 7º. OS EUA SÃO IMPARCIAIS DEMAIS: NÃO QUEREM QUE A ARÁBIA SAUDITA OU BAHREIN CAIA, MAS OS OUTROS SIM; 8º. OTAN CAMUFLA A AÇÃO AMERICANA.

10. MEDO DO NACIONALISMO ÁRABE POR CAUSA DO PETRÓLEO – COMO JÁ OCORREU EM 1973 – ALÉM DO ALGODÃO EGÍPCIO E DO CANAL DE SUEZ.

11. OS PAÍSES ÁRABES DA ÁFRICA – BERBERES – POSSUEM UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR DOS QUE O DA ÁFRICA SUBSAARIANA, DESTA FORMA OS JOVENS – QUE FORMAM 60% DA POPULAÇÃO NESSES PAÍSES – TIVERAM ACESSO A INFORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO E ESTES POR SUA VEZ GERAM QUESTIONAMENTOS SOBRE AS DITADURAS.

12. GERALMENTE JOVENS DE 18 ATÉ 25 ANOS, DESEMPREGADOS, QUE POSSUEM AO MENOS O ENSINO MÉDIO. SUAS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES GIRAM EM TORNO DO ANSEIO DE TODA A POPULAÇÃO ÁRABE DESTA REGIÃO QUE É UM REGIME DEMOCRÁTICO DE GOVERNO.

13. NÃO. DEMOCRACIA PARTICIPATIVA 13. NÃO. DEMOCRACIA PARTICIPATIVA. O ATENDIMENTO AOS INTERESSES DA MAIORIA DA POPULAÇÃO ACABARIA COM A REVOLUÇÃO. LEMBRANDO QUE A INDONÉSIA É UM PAÍS ISLÂMICO E DEMOCRÁTICO.

14. PROCESSO DE IMIGRAÇÃO MAIS CONSTANTES, PEDIDOS DE ASILOS POLÍTICOS SOB A ALEGAÇÃO DE PERSEGUIÇÕES TRIBAIS OU ATÉ POLÍTICAS.

15. O BRASIL DEVE APROVEITAR PARA ESTREITAR RELAÇÕES COMERCIAIS COM ESTES NOVOS GOVERNOS AMPLIANDO SUA GAMA DE PRODUTOS PARA EXPORTAÇÃO.

16. EGITO: ELEIÇÕES; TUNÍSIA: ELEIÇÕES; LÍBIA: CONSELHO NACIONAL TRANSITÓRIO; SÍRIA: PROMESSA DE REFORMAS POLÍTICAS NÃO OCORRERAM – AUMENTO DE SANSÕES; JORDÂNIA: REFORMAS POLÍTICAS; BAHREIN: RESISTÊNCIA DO GOVERNO; IÊMEN: GOVERNO PROVISÓRIO.

17. 1º A SÍRIA POSSUI UMA POPULAÇÃO HETEROGÊNEA – ETNIA E RELIGIOSIDADE. 2º A GUERRA CIVIL PODE SE ALASTRAR PARA OUTROS PAÍSES, POIS A SÍRIA POSSUI AFINIDADE COM O HESBOLAH E COM O HAMAS E POSSUI UMA POSTURA HOSTIL COM OS EUA E ISRAEL. 3º A SÍRIA FOI EXPULSA EM NOVEMBRO DA LIGA ÁRABE E RECEBEU OUTRAS SANSÕES, MAS CONTINUA A VENDER 95% DO SEU PETRÓLEO AOS PAÍSES EUROPEUS.

4º A MAIORIA DOS MILITARES APOIA O PRESIDENTE BASHAR AL-ASSAD. 5º CHINA E RÚSSIA – MAIOR ALIADO SÍRIO – VETARAM NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU A RESOLUÇÃO QUE PREVIA A RENÚNCIA DE BASHAR AL-ASSAD.

18. O EGITO É UM DOS PAÍSES COM OS MELHORES ÍNDICADORES DE DESENVOLVIMENTO DO CONTINENTE . É UM PAÍS QUE RECONHECE O ESTADO DE ISRAEL. REALIZOU NESTE ANO AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS MAIS ABERTAS DE SUA HISTÓRIA – ELEIÇÃO PRESIDENCIAL É EM JUNHO DESTE ANO .

19. O PRESIDENTE ABDUL SALEH CONTINUA NO PODER COMO PRESIDENTE HONORÁRIO TRAZENDO MAIS REVOLTAS A REGIÃO RESISTINDO AOS PROTESTOS. O IÊMEN POSSUI DISPUTAS TRIBAIS INTERNAS E A AL-QAEDA TOMOU DIVERSAS ÁREAS AO SUL DO PAÍS.

20. BAHREIN É UM MONARQUIA SUNITA COM 70% DA POPULAÇÃO XIITA 20. BAHREIN É UM MONARQUIA SUNITA COM 70% DA POPULAÇÃO XIITA. O MONARCA HAMAD AL-KHALIFA SUFOCOU A REBELIÃO COM AJUDA DOS EUA E DA ARÁBIA SAUDITA E FORMOU UM COMITE PARA DISCUTIR REFORMAS POLÍTICAS.

21. 1º COM O GRANDE NÚMERO DE PARLAMENTARES ELEITOS POR PARTIDOS ISLÂMICOS HAVERÁ UMA REDUÇÃO DA INFLUÊNCIA AMERICANA NA REGIÃO. 2º DIMINUIÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE EGITO E ISRAEL. 3º IRÃ PODE PERDER O APOIO DA SÍRIA, CASO O GOVERNO ATUAL SEJA DERRUBADO.