Drogas?! Para quê??.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adolescência e Afectos
Advertisements

A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS? QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ?
DEPENDÊNCIAS.
Trabalho realizado por: Ana Carolina Catarina Rato Jorge Santos Tânia Mota 12ºA Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Actividades realizadas.
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Rebeldia/Rivalidades
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
“Crenças e valores das mães com filhos na escola primária”
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
Isolamento Social.
ANSIEDADE A Ansiedade é uma característica biológica humana que antecede momentos de perigo, real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis.
Por que o LSD causa alucinações nas pessoas?
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
Campanha de sensibilização para pais e encarregados de educação
Uma noite À luz Da vela.
A TELEVISÃO.
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
O nó de afeto.
NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.
Drogas e Automutilação
Ordem do Trabalho Conhecimento do Trabalho Construir o Objecto de Estudo Metodologia do Trabalho.
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
A liberdade… Trabalho realizado por: Marlene Lopes 8ºC Nº18
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
Bullying Trabalho realizado por: André Duarte nº1 Theodora nº25
Estilos educativos e comunicação
Escola Secundária c/3º ciclo de Tondela Área de projecto 8ºB
RISCOS E BENEFICIOS DE NAVEGAR NA INTERNET
Escola Promotora de Saúde – 2009/2010
Educação para o Consumo
INTERPRETE AS PERGUNTAS PENSE: O QUE ELAS PEDEM PARA VOCÊ RESPONDER?
Segurança na Internet - Elaboração de um website; - Criação do blog e hi5; - Apresentação de trabalhos multimédia; - Recolha de 5 sites portugueses importantes.
COESÃO E COERÊNCIA Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. De que trata,
Esta área disciplinar consiste na concretização de um projecto centrado em problemas de interesses dos alunos e relacionados com as suas áreas de estudo.
Perigos relacionados com a internet
Cyberbullying É uma forma de violência verbal e psicológica, usada para humilhar e atormentar vítimas indefesas.
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
Escola Secundária da Ramada
Violência Doméstica E.B 2/3 Couto Mineiro E.M.R.C Prof.: José António
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
Perigos relacionados com a internet
Estudo para reunião de célula
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
Autores: Marcos Vinícius Cunha Leal Yukari Mise
Adolescência e Afectos
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
A indisciplina escolar.
“ Nós propomos um ombro” Alexandra Candeias Ana Rita Palma Gonçalo Duarte Miguel Teixeira Faro,4 de maio, 2015.
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Ano Lectivo 2009/2010 Bullying nas escolas.
JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014
Miguel Rocha nº 22 Fábio Silva nº 11José Fernandes nº 17 Escola Secundária Caldas das Taipas.
Escola EB 2,3/S da Chamusca “A violência na nossa escola”
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
ARTIGO DE OPINIÃO OPINIÃO ARGUMENTOS CRÍTICA DEPOIMENTOS TESE
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
“Ser Saudável” Projecto Educação para a Saúde
Transcrição da apresentação:

Drogas?! Para quê??

Criminalidade e Ilegalidade na Noite

Introdução Este tema surgiu da curiosidade dos elementos do grupo acerca dos perigos que a noite oferece. Achámo-lo interessante, uma vez que é um problema que, cada vez mais, abrange os jovens da sociedade actual. É preocupante, deve ser estudado, visto que hoje em dia, diversão nocturna pode ser sinónimo de ameaça, violência, agressividade e insegurança.

Objectivos do Trabalho Conhecer melhor o “Mundo Nocturno”; Sensibilizar a comunidade escolar para os perigos provenientes da noite; Identificar os conhecimentos dos estudantes acerca deste tema; Identificar os meios de intervenção médica no caso de violência ocorridas na noite; Dar a conhecer os perigos das drogas e do álcool;

Conhecer as preocupações dos pais quando os filhos saem à noite; O que para os pais significa a expressão “confiar”; Revelar as possíveis consequências de actos ilegais cometidos pelos jovens; Identificar as principais ilegalidades praticadas pelos adolescentes na noite; Dar a conhecer as entidades que podem disponibilizar apoio aos jovens no caso de consumo de drogas e álcool. Realizar uma campanha de sensibilização contra o consumo de drogas.

Definição de Droga… Na linguagem do quotidiano, a palavra droga, tem o significado de coisa má, sem qualidade. Mas a verdade, é que a palavra droga está associada à medicina, que a define como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, provocando mudanças fisiológicas ou de comportamento.

Efeitos da Droga Provoca: Alucinações auditivas e visuais; Flashback’s; Paranóia; Confusão; Depressão; Ansiedade; Euforia; Despreocupação; Auto-confiança; Desinibição e sociabilidade; Agitação.

Álcool Nome Químico: Etanol O álcool é um líquido incolor produzido a partir de cereais, raízes e frutos. A sua comercialização e consumo são legais. O álcool é consumido por via oral e é um desinibidor e depressor. Após a sua ingestão, começa a circular na corrente sanguínea, afectando todo o organismo, em especial o fígado. Este é a droga mais conhecida e aceite socialmente e não proibida por lei.

Efeitos do álcool Efeitos Psicológicos e Físicos: Desinibição; Euforia; Falsa segurança em si próprio; Agressividade; Relaxamento; Sonolência; Turvação da visão; Descoordenação muscular; Diminuição da capacidade de reacção; Diminuição da capacidade de atenção e compreensão; Períodos de amnésia; Fadiga muscular;

Trabalhos Realizados

Ao longo do ano…

Realizámos: Inquérito; Entrevistas; Pesquisa e Análise de artigos sobre o nosso tema; Conferências; Artigo para o site da Escola; Barraca informativa com a Dr.ª Mónica do IDT.

Realização de Inquéritos e sua análise

Destacamos os seguintes dados: Ao analisarmos o gráfico chegámos à conclusão que 65,2% dos inquiridos entraram pela primeira vez num bar/discoteca entre os 13-15 anos. A maioria dos inquiridos (79%) respondeu que sim, as pessoas com que foram a um bar/ discoteca tinham idade para entrar. Apenas 14% responderam que não.

Ao observarmos o gráfico, concluímos que 72% dos inquiridos nunca ingeriram drogas e 27,7% dos inquiridos já ingeriram drogas. Ao analisarmos o gráfico chegamos á conclusão que 80,5% dos inquiridos tem conhecimento de pessoas que consomem droga.

Entrevistas Realizámos ao longo de todo o nosso projecto várias entrevistas, entre elas: no Hospital de Faro, ao Enfermeiro Argel; à PSP, ao Comandante José Leonel; ao IDT, à Dr.ª Mónica; e a alguns pais e algumas mães.

Entrevista ao Enfermeiro Argel Grupo de Área De Projecto – “No Hospital Central de Faro nos serviços de urgências dão entrada, muitos adolescentes vindos da noite? Quais são as principais causas dessa vinda?”

Grupo de Área De Projecto - “Dá entrada nos serviços de urgência muitos jovens vítimas de violência em bares ou discotecas? Fazem queixa formal nos serviços policiais?”

Grupo de Área De Projecto - “Normalmente os pais ou familiares têm conhecimento do que se passa com o adolescente, que entra nas urgências? Como reagem estes?”

Entrevista ao Comandante Leonel, da PSP Violência… Grupo de Área De Projecto – “É frequente violência em bares, discotecas ou na via pública? E os pedidos de intervenção partem dos gerentes dos bares ou de pessoas que assistem ao acto?”

Grupo de Área De Projecto - Quem mais se mete em confusões os jovens ou adultos? Grupo de Área De Projecto - “No geral, como é o perfil do agressor?” Comandante José Leonel, da PSP

Droga... Grupo de Área De Projecto - “Recebem muitas chamadas a denunciar posse de droga em bares\discotecas? O que acontece à droga apreendida e a quem é apanhado?”

Entrada de menores em bares/discotecas… Grupo de Área De Projecto -“Se encontrarem um jovem menor de 16 anos num bar ou discoteca, como procedem? Existe alguma multa relativa á entrada destes jovens menores em discotecas? Qual a sua quantia quer para o adolescente, quer para a discoteca?”

Entrevista aos Pais “Para si, o que significa confiança?”. Nela as resposta não foram muito variadas, pois a maioria respondeu-nos que confiar no seu/sua filho(a) é acreditar nele(a), dar-lhe liberdade para que seja ele(a) a decidir as suas acções, embora com limites. “Caso o seu filho o desiludisse, qual a sua reacção?” A esta as resposta foram um pouco mais diversificadas. Uns disseram que seria complicado voltar a confiar, pois ele(a) havia ido contra aquilo que sempre acordaram. Outros por sua vez utilizariam os “castigos” como melhor opção.

Pesquisa de artigos e notícias de situações de violência na noite portuguesa e elaboração dos respectivos comentários. Realizámos estas pesquisas com o intuito de sabermos se os meios de comunicação social nos informam dos casos ocorridos durante a noite e também para termos presente alguns casos verídicos no nosso trabalho, de forma a enriquecê-lo Pesquisámos estes artigos em revistas, em jornais e na Internet.

Conferência Dr.ª Mónica

Realização de um artigo a ser colocado no site da Escola Ocorreu-nos a ideia de publicar um artigo no site da escola, onde informaríamos, com maior precisão alguns dos perigos que a diversão nocturna pode trazer de forma a “tocar” os alunos. Podem consultar este artigo visitando o site da escola através do endereço: www.esffl.pt .

Palestra com o Subcomissário Brás A realização de uma palestra destinada aos 12º anos foi outro dos trabalhos pensados e cuja realização ocorrerá no dia 13 de Maio, pelas 10.20h, e será dada por um agente da autoridade. Terá como fim alertar e esclarecer os jovens presentes dos perigos provenientes da noite.

“Barraca” sobre as Drogas No dia 16, será possível aos alunos do 11º ano dirigir-se, pelas 14.30h, a uma “barraca” que contará com a presença da psicóloga Mónica para clarificar algumas ideias e alertar para os perigos que a diversão nocturna traz. Esta será maioritariamente sobre o tema “Drogas?!Não.”

Conselhos!!! -- Não experimentem drogas, pois por vezes é no experimentar que tudo começa… -- Diverte-te sem drogas e bebidas alcoólicas. -- Uma noite é bem passada quando no dia seguinte nos lembramos da noite anterior… -- frequentem bares/discotecas de confiança, onde não haja risco de colocarem droga nas vossas bebidas. -- Esqueçam os conflitos…

Agradecimentos!!! Professora Eurídice Paula Emídio Conselho Executivo da Escola Dr.ª Mónica, do IDT Comandante José Leonel Subcomissário Brás Professor Décio Sofia Domingues Professora Dulce Campina E a todo o 12º E

Trabalho Realizado por: Rita Trindade Ana Raquel Tiago Ramos Denise Sousa Nadine Centeio

Obrigado!!!