DUPLICAÇÃO DO CORREDOR DA PR-323

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Bahia IIR Seminários
Advertisements

Concessão de Instalações de Transmissão Leilão no 005/2009-ANEEL
DIREITO ADMINISTRATIVO PROF. LUIZ CLAUDIO
A Expansão da Infra-estrutura e as Parcerias Público Privadas Firjan Rio de Janeiro, 9 de Junho de 2004 UNCTAD XI NOT AN OFFICIAL UNCTAD RECORD.
Parcerias Publico Privadas Aspectos Jurídicos
Conteúdos abordados no Seminário Sessão 1 – Aspectos fiscais das PPPs: Gestão de riscos e impactos fiscais a nível macroeconômico Sessão 2 – Sustentabilidade.
Comissão Especial da Lei do Gás Presidente: Deputado Max Rosenmann (PMDB/PR) Relator: Deputado João Maia (PR/RN) Apresentação de Parecer sobre as seguintes.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Universidade Corporativa do Serviço Público da SEFAZ – Salvador BA
PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS INOVAÇÕES DO PROCESSO LICITATÓRIO
Governo do Estado da Bahia
PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS
PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS Salvador, 24 de julho de 2003 Desafios e perspectivas Luiz Antônio Athayde Secretaria de Desenvolvimento Econômico Governo de.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
O COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE Apresentação de Jean Daniel Peter
AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL AGERGS 01 de dezembro de 2010.
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PPPs E CONCESSÕES
Seleção de Projetos para uma Parceria Público-Privada - PPP
O MODELO “VALUE FOR MONEY” VISÃO DO CONTROLE EXTERNO PPP AMERICAS 2010
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
Parcerias público-privadas: Marcos Siqueira moraes
Assessoria Econômica – Unidade de PPP 1 PPPs no Brasil Lições Aprendidas e Oportunidades Isaac Averbuch Salvador, Maio, 2010 PPP Américas 2010.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
2ª Consulta Pública dos Arrendamentos Portuários
Concessões de Serviços de Saneamento: concessão tradicional e PPP
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
MINISTRO GUIDO MANTEGA
Lei Federal das Parcerias Público-Privadas - PPP
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011.
LEÔNIDAS CRISTINO Ministro de Estado SECRETARIA DE PORTOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SEP/PR Junho/2013 REFORMA DO SETOR PORTUÁRIO Decreto Regulamentador.
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Parcerias Público-Privadas na Copa 2014
EMPRESAS ESTATAIS FEDERAIS
1ª Seminário Estadual de Saneamento Desafios, Modelos e Financiamento Deputado Federal Beto Albuquerque.
Minas Gerais na Copa do Mundo de Mineirão As opções para cumprir obrigações de Modernização do Mineirão Cenário inicial Patrimônio histórico; Estádio.
Rumo à universalização pela via da sustentabilidade Expectativas do setor privado Yves Besse presidente novembro 2008 Celebração do ano internacional do.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Governo do Estado da Bahia Sistema de Apropriação de Custos Públicos ACP Novembro / 2012.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Guilherme Afif Domingos Vice-Governador Estratégias de Implantação de PPPs.
44ª Assembleia Nacional - ASSEMAE
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
Área 5 Licitação do Serviço de Transporte Coletivo Intermunicipal na Área 5 da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP.
Diálogos Capitais Infraestrutura – o motor do crescimento
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES INVESTIMENTOS PRIVADOS NA MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA PROGRAMA DE CONCESSÃO EM PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos 1.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
PERMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI): o caso de Minas Gerais no maior programa de concessões rodoviárias da América Latina Mario Queiroz Guimarães.
Como uma empresa se organiza para desenvolver Concessões e PPPs Luciano Amadio Filho Presidente da APEOP Regional Sul Concessões e Parcerias.
Permissão de serviços públicos
Regimes de Contratação de Obras Públicas - Lei 8666 de 1993
Vitória – Uma Cidade Inteligente e Humana
Sustentabilidade Econômica Parque Olímpico
Z UMA NOVA PERSPECTIVA PARA NEGÓCIOS COM O PODER PÚBLICO UTILIZANDO AS CONCESSÕES E AS PPPS - CONCEITOS FUNDAMENTAIS, DIFERENÇAS E POTENCIAL PARA OS PRÓXIMOS.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Concessões e PPPs Governança e Controle Marcelo Spilki Secretaria da Fazenda/RS Unidade de PPP/RS.
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE LINHARES.
Concessões e Parcerias Ampliação das oportunidades de negócios Seção da região sul.
Acompanhamento pelo TCU dos processos de concessões de infraestrutura aeroportuária Audiência Pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos.
O que é ? SCPARCERIAS SCPARCERIAS S/A Parceria Público-Privada – PPP (Governador, Luiz Henrique da Silveira, 2005)
CONCESSÕES E PPP NO FINANCIAMENTO DOS TRANSPORTES 2.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
Apoiopatrocínio realização. Parcerias Público-Privadas em Saúde: a experiência em Portugal.
Transcrição da apresentação:

DUPLICAÇÃO DO CORREDOR DA PR-323 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA DUPLICAÇÃO DO CORREDOR DA PR-323

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Origem do Programa Paraná Parcerias Atender os Objetivos de Governo do Novo Jeito de Governar: Por princípio: Aumentando a capacidade de investimento do Estado; Implantar o planejamento intersetorial integrado; Por consequência: Aumentar a transparência e o controle social do Estado aproximando Governo e cidadão; Melhorar o ambiente de negócios; Respeitar contratos juridicamente perfeitos. COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Cronograma dos Marcos Legais Fev/95 – Lei 8.987 Lei das Concessões Federal Dez/03 – Lei 14.868 Lei das PPP´s de Minas Gerais Mai/04 – Lei 11.688 Lei das PPP´s de São Paulo Dez/04 – Lei 11.079 Lei das PPP´s Governo Federal Leis Estaduais: (Exemplos) Rio Grande do Sul Santa Catarina Amazonas Dez/08 Fev/05 Jan/05 Jan/12 – Lei 17.046 Lei das PPP´s do Paraná Jul/12 – Decreto 5.272 - Regulamenta a Lei de PPPs do Paraná Dez/12 – Decreto 6.823 - Regulamenta o Processo de PMI Mai/13 – Decreto 8.241 – Cria a Coordenação de PPP´s do Paraná COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Conceito Amplo de Parceria Público-Privada Instrumento de cooperação entre o setor público e privado objetivando a prestação de serviço público, precedido ou não de obra, baseados no controle constante da qualidade, partilha eficiente de riscos e economicidade dos recursos públicos. COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

Concessão Comum Lei n° 8.987/95 Comparativo das Formas de Contratação Forma de Contratação Tradicional Lei n° 8.666/93 Concessão Comum Lei n° 8.987/95 PPP Lei n° 11.079/04 Valor Não Estabelecido Mínimo de R$ 20 Mi Prazo 5 anos Entre 5 e 35 anos Permite financiamento para a execução de obras? Permite a participação do autor do projeto na licitação? Exige critérios de avaliação do desempenho no contrato? Exige comprovação da economicidade do projeto? Permite a partilha de riscos do projeto? COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Requisitos Legais Básicos das PPP´s Prazo do Contrato Limite do contrato de não menos que 5 anos e não superior a 35 anos; Valor do Contrato Valor contratual mínimo de R$20 milhões; Limite Fiscal Limite de 5% da Receita Corrente Líquida para despesas anuais com contraprestação. (Lei 12.766 de 27/12/2012 Art. 28) COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Modalidade de Parceria Público-Privada Concessão Administrativa: É quando a Administração Pública é a usuária direta ou indireta do serviço público concedido ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens; Ex: Centrais de Atendimento, Escolas, Centros de Ressocialização, Hospitais, etc. Concessão Patrocinada: É quando parte da remuneração do serviço entregue a população, é subsidiada pelo Estado na forma de contraprestação e o usuário contribui com o restante dos custos do investimento, por intermédio de uma tarifa decorrente do uso do equipamento público. Ex: Rodovias, Ferrovias, etc. COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

Autoriza empresas a realizarem os Estudos e Projetos Como se originam as PPP´s Governo Espontâneo Publica Chamamento Público em busca de empresas interessadas a realizarem os Estudos e Projetos SEPL/CGPPP Proposta de PPP Plano de Trabalho Empresas Privadas Provocado Autoriza empresas a realizarem os Estudos e Projetos COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Estrutura de um Projeto de PPP Pré-análise Avaliação Estruturação Publicação Seleção e Execução Principais Objetivos: Envolvimento das partes responsáveis; Identificação e definição de responsabilidades; Atender e aprimorar os marcos legais; Aproveitamento de experiências externas; Facilitar e agilizar o processo; Dar transparência e publicidade ao processo. Principais Produtos: Estudos técnicos e operacionais; Modelagem jurídica e operacional; Estudo de viabilidade econômico-financeiro; Value for Money; Elementos do projeto básico de engenharia; Diretrizes para o licenciamento ambiental; Análise de riscos; Análise e estudo de demanda; Levantamento dos indicadores de monitoramento e avaliação. COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

Custo do projeto para contratação tradicional Value for Money O Value for Money é o ganho financeiro apropriado pelo Estado provenientes da produtividade, eficiência, fluxos constantes de pagamento e ganhos de escala atribuída a um determinado projeto pela prestação de serviço, seja ela precedido ou não por obras. Custo do projeto para contratação tradicional Value for Money Custo da PPP COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Value for Money COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Quadro de Indicadores de Desempenho O Quadro de Indicadores de Desempenho é um conjunto de parâmetros mensuráveis que servem como ferramenta de produção de incentivos para o Parceiro Privado. COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Quadro de Indicadores de Desempenho Ambiental, Econômico e Social COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Quadro de Indicadores de Desempenho Operacional COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Exemplo de QID COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Processo de Monitoramento e Avaliação Execução: A empresa executará os serviços pela qual foi contratada, se precedida de obra o Estado aguardará a disponibilização dos serviços; Mensuração: Durante a operação, um avaliador independente mensalmente colherá os indicadores de qualidade e eficiência dos serviços, previstos em contrato; Avaliação: Os indicadores de qualidade e eficiência são entregues ao Estado, o qual avalia em conjunto com a CPPP sua performance; Pagamento: O Estado pagará proporcionalmente em função da qualidade dos serviços prestados, motivando o Parceiro a buscar sempre a plena qualidade e eficiência do serviço. COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Benchmark Global Reino Unido Dados: 759 PPPs = £ 9,7 Bilhões (Valor de Mercado) Prazo Médio: 26 anos 83% em operação, 9% em processo licitatório Brasil Dados: 28 Contratos assinados até 2012; Tendência de crescimento em Infraestrutura Social; PMI´s estão acelerando a viabilização de projetos de PPP no Brasil; COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Casos de Sucesso no Brasil PPP Praia do Paiva Tipo da PPP: Patrocinada Área de Atuação: Infraestrutura Valor da Tarifa: R$3,70 (dias de semana) R$ 5,50 (fim de semana) Valor da Contraprestação: R$ 2,2 Milhões Ano Prazo de Concessão: 33 Anos Contratante: Governo Estadual de Pernambuco Estágio Atual: Em operação (Julho/2010) COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Casos de Sucesso no Brasil PPP Hospital do Subúrbio Tipo da PPP: Administrativa Área de Atuação: Saúde Valor da Contraprestação: 103 Milhões/Ano Prazo de Concessão: 10 Anos Contratante: Governo Estadual da Bahia Estágio Atual : Em Funcionamento (Julho/2010) COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Casos de Sucesso no Brasil PPP Centro de Ressocialização de Itaquitinga Tipo da PPP: Administrativa Área de Atuação: Segurança Pública Valor da Contraprestação: R$ 106 Milhões Ano (15 primeiros anos) R$ 83 Milhões (Até o fim do contrato. Prazo de Concessão: 33 Anos Contratante: Governo Estadual de Pernambuco Estágio Atual: Em construção (Nov/2009) COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Outros Casos de Sucesso no Mundo Irlanda: Colégio Marítimo Nacional Complexo de Tribunais Criminais Chile: Autopista da Região de Antofagasta Acesso Aeroporto Arturo Merino Benitez Vial Austrália: Tratamento de Água Prisão de New Darwin COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP

COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP Site para Consulta Pública: consultapublica@sepl.pr.gov.br Tel.: (41) 3313-6814 Obrigado! Elton Augusto dos Anjos Coordenação de Parcerias Público-Privadas - CPPP COORDENAÇÃO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - CPPP