INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Programação: uma Abordagem Funcional PD I – Engenharia Elétrica Prof.ª Claudia Boeres 2008/2.
Advertisements

EE - 09 Inteligência Artificial Prof. Dr. Adilson Marques da Cunha
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
Matemática para todos Educação Básica
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Prof.PAULO AMARAL 1. 2 Sistemas Transacionais (Operacionais/Estruturados) SIG Sistemas de Informações Gerenciais SAE SAD SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Exemplos.
Inteligência Artificial Alex F. V. Machado. Tecnologia de Processamento da Informação que envolve processos de raciocínio, aprendizado e percepção. Winston.
Interação Homem-Máquina
Sistemas Especialistas Inteligência Artificial Profa. Ligia Flávia A. Batista.
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
Sistemas Baseados em Conhecimento
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA Divisão de Ciência de Engenharia Eletrônica e Computação EE-09 Inteligência Artificial Prof. Adilson Marques.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Inteligência Artificial
I have a dream…. Belinda Maia.
Engenharia de Software
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Gildo de Almeida Leonel
Monitoria de Introdução à Computação
Desmistificando a Psicologia Organizacional
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA
Informática Teórica Engenharia da Computação
Inteligência Artificial
Cristian de Souza Freitas, MSc
As Organizações vistas como cérebros
Sistemas Especialistas
Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN
Disciplina: Inteligência Artificial
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
Origem da Linguagem Aula introdutória
Pesquisa Operacional Conceitos básicos.
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Conceitos básicos da gestão da informação nas organizações
Aquisição de Conhecimento
Sistemas de Informações Gerenciais Unidade Didática 7:
Ergonomia I.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Consultoria Empresarial
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Gerenciamento do Conhecimento.
Como Melhorar a Tomada de Decisão
Engenharia de Requisitos
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Inteligência Artificial
Introdução à Inteligência Artificial Prof. Cláudio M. N. A. Pereira.
Disciplina: Administração e Finanças Prof. Ms Marcos A. Ribeiro
Engenharia de Software
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS NEGÓCIOS
Revisão 1º Bimestre Inteligência Artificial
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Grupo: Amora Figueiredo Érika Diniz
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Introdução à Inteligência Artificial
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Inteligência artificial (IA)
Processos - I. © 2002 Wilson de Pádua Paula Filho Processos - I O que é Engenharia de Software Computador: problema ou solução? Enunciar os problemas.
Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE.
O INÍCIO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO por: André Aparecido da Silva Disponível em:
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Introdução a IA Julio Cesar Pereira Antunes Inteligência Artificial 2007 / 1.
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

I.A. Definição Inteligência Artificial (IA) é uma ciência e tecnologia baseadas em disciplinas como informática, biologia, psicologia, lingüística, matemática e engenharia. O objetivo da IA é desenvolver funções de computadores normalmente associadas à inteligência humana. Sua meta é desenvolver computadores que consigam pensar, ver, ouvir, andar, falar e até sentir. A maior parte do desenvolvimento de IA está baseada em pesquisas no processamento humano de informações, que se concentra em entender como o cérebro humano funciona e como os seres humanos pensam e aprendem.

I.A. Definição A robótica diz respeito ao desenvolvimento de computadores de modo a reproduzir as ações (e até a aparência) dos seres humanos. Áreas de desenvolvimento incluem percepção visual, tato, destreza e locomoção Os programadores de IA esperam deixar a interface homem-computador o mais natural possível. A programação de linguagem natural, reconhecimento de fala, interfaces multi-sensoriais e realidade virtual são áreas de desenvolvimento.

I.A. Definição A meta da I.A. é imitar a inteligência humana. (No que concerne à resolução de problemas do domínio humano) Estudo de como criar máquinas (Hw/Sw) que realizam tarefas em que, no momento, as pessoas são melhores Em função dessa abordagem, ela requer um impressionante poder de processamento, que era impraticável até os anos 80, quando os computadores começaram a oferecer um bom poder de processamento a preços mais acessíveis

I.A. Sistemas Especialistas - Expert Systems (E.S.) Para tanto são desenvolvidos os S.E. ( que tem por objetivo resolver, interpretar e explicar a solução de problemas, que até então, somente o gênero humano tinha a capacidade de resolver) Um Sistema Especialista (ES) é um sistema de informação baseado no conhecimento que utiliza seu conhecimento sobre uma área de aplicação específica e complexa para atuar como um consultor especializado para os usuários finais

I.A. Sistemas Especialistas - Elementos Principais A BASE DE CONHECIMENTO: É um conjunto de dados e Heurística (Cj. de regras e métodos que visam à descoberta, à invenção ou a resolução de problemas - o termo heuristica vem do grego eureka e significa descoberta) A BASE DE REGRAS: É uma série de regras ou relações usadas para ajudar a tomar boas decisões O MOTOR DE INFERÊNCIA: Provoca a interação entre a base de conhecimento e a base de regras cuja finalidade é formular conclusões, fornecer pareceres especializados, fazer sugestões imitando o procedimento de profissionais especializados

I.A. Aplicação Gerenciamento de Decisões: Sistemas que avaliam situações ou consideram alternativas e fazem recomendações baseadas em critérios fornecidos durante o processo de descoberta. Exemplos incluem análise de carteira de empréstimos, avaliação de funcionários, subscrição de seguros e previsões demográficas. Diagnóstico de Problemas de Operação: É o uso de sistemas que deduzem causas subjacentes a partir de informações de sintomas e história. Exemplos incluem calibragem de equipamento, operações de balcão de ajuda, depuração de software e diagnóstico médico. Monitoração/Controle de Processo: Inclui sistemas que monitoram e controlam procedimentos ou processos. Exemplos incluem controle de máquinas (inclusive robótica), controle de estoque, monitoração da produção e teste químico.

I.A. Aplicação Seleção/Classificação: Sistemas que ajudam os usuários a escolherem produtos ou processos a partir de conjuntos amplos ou complexos de alternativas. Exemplos incluem seleção de material, identificação de contas atrasadas, classificação de informações e identificação de suspeitos. Plano de investimentos, parecer jurídico, identificação de doenças, reconhecimento ótico (rostos) etc. Criar uma máquina (Hw/Sw) para Reconhecer rostos é um objetivo da I.A. pois hoje isso não existe. Passando a existir deixa de ser um objetivo da I.A.