Envelhecimento da sociedade contemporânea

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Advertisements

Onda Jovem Fonte: IBGE 2000 Cenário 34 milhões 15 a 24 anos A juventude brasileira.
Adaptado de Rogério Nagamine Costanzi (2016) REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/9/2016 AIDS NO RIO GRANDE DO SUL Estado do Rio Grande do Sul Secretaria do Estado da Saúde Departamento.
Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa. Geriatria - É o estudo clínico da velhice. Compreende a prevenção e o manejo das doenças associadas ao processo do.
EZIO NOVAIS DIAS Por que o câncer de mama tornou-se um problema tão sério de saúde pública?
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
P2PSA Câncer de próstata. 27 milhões DE NOVOS CASOS AUMENTOU 20% Dados OMS para todo o mundo SOBRE O CÂNCER NO MUNDO P2PSA ESTIMATIVA PARA 2016 EXPECTATIVA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG FISIOTERAPIA EM GERIATRIA PROFESSOR: EDUARDO ANTONIO.
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
Desafios para a promoção, prevenção e tratamento do câncer: O panorama global e o Brasil André Medici Economista de Saúde, Editor do Blog Monitor de Saúde.
UNESC - FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Dinâmica da População Brasileira.
Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Taxa de mortalidade infantil é a quantidade de crianças falecidas no primeiro ano de vida dentro.
Estimativas da Incidência e Mortalidade por Câncer no Brasil Estimativas da Incidência e Mortalidade por Câncer no Brasil
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
As mulheres no mercado de trabalho: Avanços e Permanências
Suporte Avançado de Vida em Cardiologia
Gênero, Previdência e Cuidados
O que entendemos por saúde e qualidade de vida?
Trabalho de Conclusão de Curso
A questão de Gênero na Previdência Social março/2016
Saúde Individual e comunitária
Perfil da morbimortalidade brasileira
Demografia e Idade média das aposentadorias
História Natural da Doença
Informação sobre o Câncer em Homens: Próstata
Conteúdo: Modelo multicausal: História Natural das Doenças
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O HÁBITO DE FUMAR E SUA ASSOCIAÇÃO COM A DEPRESSÃO E HIPERTENSÃO
Problemas do sistema respiratório.
PCAP-2008 Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas relacionada às DST e Aids da População Brasileira de 15 a 64 anos de idade, 2008.
ANÁLISE SÓCIO DEMOGRÁFICA
Índice de Envelhecimento (IE) e idade mediana da população brasileira:
Número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060, diz IBGE.
Ciências Naturais – 9.o ano
Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz –
PNAD 2009: País sai da crise econômica com renda em alta e desigualdade em baixa “A crise econômica mundial de 2009 não interrompeu a queda de desigualdade.
Missão Planejar e desenvolver ações de promoção, prevenção e assistência ambulatorial especializada à população idosa na zona leste do Município de São.
Distrito 4730 ROTARY Para Prevenir Para ajudar Para salvar!
Conteúdo: Modelo multicausal: História Natural das Doenças
INDICADORES DE SAÚDE.
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
Crescimento vegetativo ou natural
Problemas do sistema circulatório.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
INCIDÊNCIAEPREVALÊNCIA. POPULAÇÃO DE RISCO Medidas de ocorrência de doenças – estimativa correta do número de pessoas em consideração – apenas pessoas.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane. ATIVIDADE FÍSICA As evidências estão aumentando e são cada vez mais convincentes. Pessoas de todas as idades que.
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA - I PROCESSO SAÚDE/DOENÇA
Aplicada à Biomedicina
ATUALIDADES: População Brasileira
História Natural da Doença
AULA 20.
Como atrair o profissional médico?
Crescimento da População Brasileira
Pastoral Estudantil/APV
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Tema | ano Aluno: Fulano da Silva de Tal |
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Como tomar decisões profissionais?
CONDICIONAMENTO FÍSICO. HISTÓRIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO 15 de Março de O condicionamento físico caracteriza-se por ser o nível físico em que.
PEC 06/2019 TEXTO APROVADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Transcrição da apresentação:

Envelhecimento da sociedade contemporânea

Pag 96 Empatia Alteridade Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Alteridade é um substantivo feminino que expressa a qualidade ou estado do que é outro ou do que é diferente. É um termo abordado pela filosofia e pela antropologia.

https://ucsplay.com.br/video/politicas-publicas-para-o-idoso- envelheser-episodio-9/

Hoje, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro já vive, em média, 75,8 anos. “Algumas razões que levam a uma maior sobrevida da população estão ligadas diretamente a ações de promoção de saúde, que envolvem não só as tecnologias, como novos tratamentos e exames diagnósticos mais precisos, mas em grande parte se explica pelo aumento do saneamento básico, diminuição da mortalidade por doenças infectocontagiosas, disseminação das vacinas, antibióticos. Foram vários ganhos na área da saúde e de políticas sociais, que proporcionaram melhor qualidade de vida”, detalha o médico geriatra e diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Dr. Renato Bandeira de Mello.

Número de idosos no Brasil hoje O Brasil tem hoje 26 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade. Quantas pessoas nascem e morrem/dia? Nascem em torno de 7,7 pessoas por dia no Brasil, enquanto 150 mil indivíduos morrem por dia em todo o globo – cerca de dois terços devido à idade avançada. Número de idosos do sexo masculino X sexo feminino 55,7% são mulheres e 44,3% são homens.

Fatores que fazem com o que o idoso viva mais • Hábitos de vida saudáveis, como ter alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, não fumar e evitar uso de bebida alcoólica. • Bom acesso a serviços de saúde. • Acesso a saneamento básico. • Vida social ativa.

Número de idosos economicamente ativos O número de idosos ativos no mercado de trabalho já soma 7,2% da população brasileira. Em quase uma década, a participação desse grupo aumentou 35,8%. Número de aposentados Em 2017, 29.141.000 pessoas recebiam aposentadoria ou pensão. Faixa salarial de um aposentado O benefício médio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é de R$ 1.862,00. Do que adoecem e morrem os idosos? Doenças que mais causam óbito: pneumonia (36%), coronariopatias (29%), insuficiência cardíaca (27%), Acidente Vascular Cerebral (AVC) (25%) e demência (21%).

A constatação da falta de acesso a direitos sociais pode trazer que tipo de sensação? O que ainda precisa ser aperfeiçoado em termos de atendimento ao idoso?