PSICOPEDAGOGIA E ESCOLA Gávea, Rio de Janeiro, 24 de maio de 2012

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U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

PSICOPEDAGOGIA E ESCOLA Gávea, Rio de Janeiro, 24 de maio de 2012 Encontro com Profissionais dos Serviços Técnico-Pedagógicos da Escola Parque Gávea, Rio de Janeiro, 24 de maio de 2012 www.arturmotta.com arturmotta@gmail.com

A REALIDADE QUE NOS INCOMODA E NOS PROVOCA... Muitos Estudantes abandonam a Escola por falta de interesse nos estudos. Portal Cidadania Responsável 22/04/2009

POR QUÊ? VIDA

Tudo isso nos coloca muitas perguntas, mas... ... que caminhos temos encontrado para respondê-las? Essas respostas nos satisfazem, pessoal e institucionalmente?

1ª Linha de Respostas Ser levado pela corrente e atender ao imediatismo da “clientela”.

2ª Linha de Respostas Fazer um trabalho “contracultural” e oferecer respostas ao “cliente futuro”

A palavra “Profeta” tem sua origem em PROPHANAI Primeiro papel da psicopedagogia Papel profético de anunciar e denunciar A palavra “Profeta” tem sua origem em PROPHANAI PRO PHANAI Antes Falar, dizer Diante de Em nome de

A Subjetividade Aprender a SER Cidadania Aprender A CONVIVER IDENTIDADE FRAGMENTADA Cidadania A Aprender A CONVIVER ISOLAMENTO SOCIAL Ação no Mundo Aprender a FAZER TRABALHO FLEXÍVEL J. Delors, 1998

Aprender a SER Aprender A CONVIVER Aprender a FAZER APRENDER A APRENDER

Através de CONTEÚDOS, METODOLOGIAS e RELAÇÕES.

Segundo papel da psicopedagogia Lançar luzes sobre essas realidades próprias da escola, para que nelas se revele a VIDA “que só é possível reinventada” (Cecília Meireles)

PHANAI (Falar) BHA LUZ

Na reinvenção da vida de nossas crianças e jovens, como podemos desvelar e trazer à luz - Os Conteúdos que contribuem para reinventar a vida (e por isso devem ser valorizados e prestigiados...) e aqueles que não dizem a que vieram (e por isso, devem ser tratados com toda relatividade...)?

- Os Métodos que promovem o questionamento e o encantamento (Carl Sagan) e aqueles que só favorecem memorizações imediatas e alienação?

- As Relações que (re)significam as práticas, e que não se limitam às relações pessoais? Falamos aqui de relação com o Trabalho, relação com a Arte, relação com a Ciência, relação com a Tecnologia, relação com a Cultura, relação com as Pessoas, com a Espécie Humana e com o Planeta (raridade da vida: Gleiser e Lenine).

Terceiro papel da psicopedagogia Olhar-se a si mesma, revisitar-se para apresentar as contribuições próprias do seu campo de conhecimento.

Não há necessidade de entrar no “espaço” do outro, embora nossos espaços se interpenetrem em vários momentos.

- de uma Psicopedagogia centrada nas “dificuldades de aprendizagem”, Podemos e devemos oferecer a nossa contribuição. - de uma Psicopedagogia centrada nas “dificuldades de aprendizagem”,

passando por uma Psicopedagogia centrada nos diferentes modos, tempos e espaços de aprender,

... até uma Psicopedagogia mais contemporânea, com os aportes da Neurociência, das Inteligências Múltiplas e tantos outros.

As consequências desse quadro para as relações institucionais.

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