Diretoria de Ensino – Região de Santo André

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Programa Ler e Escrever Matemática
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Plano de Trabalho Docente
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Semana Pedagógica - Julho/2011
NRE de Educação Cascavel – PR 2011
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Passos para Revisão do PPP
Dispõe sobre estudos de recuperação na rede estadual de ensino
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
Progressão Continuada
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTO ANDRÉ
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
Aproveitamento de Estudos
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Resolução SE 2, de Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto de Recuperação
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Portfólio de Estágio Supervisionado
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A Função do Professor Articulador
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Projeto de Apoio à Aprendizagem
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
REPLANEJAMENTO 2015.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
O papel pedagógico do órgão gestor
Transcrição da apresentação:

Diretoria de Ensino – Região de Santo André Ensino Fundamental - Resolução SE nº 74, de 08-11-2013 Orientações para o Planejamento 2014

Ensino Fundamental, em regime de Progressão Continuada a partir de 2014; organizado em três ciclos de aprendizagem, com duração de três anos cada; a inserção do aluno nos últimos anos do ensino fundamental, implica na revisão de práticas escolares, principalmente no 4º, 5º e 6º anos, marcados pelo ensino de professor polivalente e professores especialistas.

Ciclos no Ensino Fundamental compreendidos como espaços temporais interdependentes e articulados entre si, ao longo dos nove anos: I Ciclo de Alfabetização, do 1º ao 3º anos; II Ciclo Intermediário, do 4º ao 6º anos; III Ciclo Final, do 7º ao 9º ano.

Final dos Ciclos -Ciclo de Alfabetização § 1º do Artigo 6º da Res. 74/13 Ao final do 3º ano, os alunos que não desenvolveram competências definidas para o Ciclo de Alfabetização, deverão permanecer mais um ano nesse Ciclo, podendo integrar classe de 3º ano com até 20 alunos, mais adequada a seus estudos de reforço e ou recuperação contínuos e intensivos.

Ciclo Intermediário § 2º do Artigo 7º da Res. 74/13 - Caberá a equipe gestora e aos professores, em especial os que atuam no Ciclo Intermediário, promover condições pedagógicas que assegurem aprendizagens escolares do ensino por professor polivalente ao do especialista. § 3º ... os alunos que não desenvolveram as habilidades e competências, deverão permanecer mais um ano nesse Ciclo...

Ciclo Final § 1º do Artigo 8º da Res. 74/13 Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, promovidos em regime de progressão parcial em até 3 (três) disciplinas, exceto Língua Portuguesa e Matemática, poderão iniciar a 1ª série do Ensino Médio, desde que tenham condições de realizar estudos dos conteúdos curriculares definidos para o Ciclo Final, nos quais apresentem defasagem de aprendizagem. § 2º... os alunos que não desenvolveram as habilidades e competências, deverão permanecer mais um ano nesse Ciclo...

Equipe Gestora Artigo 9º - Caberá à equipe escolar, gestores e professores, identificar alunos de 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental e os respectivos objetos de conhecimento dos quais não se apropriaram, assegurar-lhes, estudos de reforço e recuperação contínuos ou intensivos em classes dos respectivos anos até 20 alunos, mais adequadas as suas necessidades. ...ouvidos os professores, decidir sobre a organização das classes...

Acompanhamento e Avaliação Regime de Progressão Continuada – acompanhamento e avaliação contínuos e sistemáticos do desempenho do aluno e do ensino para orientar as intervenções pedagógicas. O acompanhamento deve ser contínuo e concomitante aos processos de ensino e de aprendizagem, sistematizados periodicamente por professores e gestores. 9º ano – Progressão Parcial com exceção em LP e Matemática.

Organização do trabalho na Escola: Leitura e apropriação do contido na Resolução pela equipe escolar; Conceitos contidos na Resolução – tempo de aprendizagem, características individuais, aprendizagem contínua - deverão nortear a prática pedagógica e a organização escolar; Movimento necessário: situações didáticas – avaliação contínua – intervenção imediata. Ter clareza da finalidade de cada ciclo

Providências da equipe escolar: Esclarecer a comunidade escolar, em especial os pais sobre a reorganização dos ciclos, o que se espera do aluno, da escola e dos pais; Condições para a aprendizagem (materiais e pedagógicas), inclusive com o cumprimento da carga horária e dias letivos, mecanismos de apoio à aprendizagem; Classes organizadas para alunos que permanecerão mais um ano no ciclo; Registros.

Providências da equipe escolar: Organização de registro sistemático dos alunos (aprendizagem e avaliação) nos anos e ciclos – desde a entrada do aluno na escola até sua saída, sintetizados no Conselho de classe/ ano/ ciclo; Articulação entre o professor polivalente e o especialista; Alterações nos documentos escolares: Adendo 2014; Alteração do Regimento Escolar; Planos de Ensino – aguardar orientações da Diretoria de Ensino.

Providências da Equipe Gestora do Ciclo I: Atendimento à Resolução SE 03/2014, que trata das matrizes: “na ausência ou inexistência do especialista, o regente da classe assume” “conceitos, saberes e conhecimentos deverão ser trabalhados por projetos temáticos” Registros que acompanharão o aluno na U.E para a qual será encaminhado.

Providências da Equipe Gestora: Escolas Prioritárias Resolução SE 03/ 2013, que trata do PCAGP: “desenvolvimento do ensino que propicie efetiva aprendizagem dos alunos” “reverter a desigualdade de ensino e aprendizagem diagnosticada” “procedimentos didáticos – pedagógicos diferenciados”

PLANEJAMENTO 2014 Foco: na organização dos três ciclos; na identificação dos entraves no ensino e aprendizagem; no Diagnóstico, análise e ações para o alcance de resultados de aprendizagem satisfatórios; na Gestão Pedagógica da Escola: PRIORIDADE na produção de um Plano de Ação

PLANEJAMENTO 2014 Atenção às classes de RI, 6º e 9º ano. 1. Retomada da Proposta Pedagógica/ PPP da escola articulada à reorganização dos Ciclos e mecanismos de PA e PAA. Atenção às classes de RI, 6º e 9º ano. 2. Avaliação em Processo Análise dos resultados e registros Preenchimento das Planilhas sugeridas Elaboração de Plano de Ação que será encaminhado à Diretoria

Questões Norteadoras para as discussões: O que os dados da sondagem revelam sobre os conhecimentos dos alunos? Quais expectativas de aprendizagem os alunos conseguiram atingir? Que ações a escola implementou que impactaram positivamente a aprendizagem dos alunos? Quais metas a escola pretende alcançar?

Plano de Ação: 1. Necessidades de aprendizagem dos alunos; 2. Conteúdos que os alunos apresentam dificuldades; 3. Conteúdos e didáticas em que os professores demandam mais formação. As propostas deverão levar em conta os espaços de aprendizagem de que a escola dispõe, os recursos financeiros, os responsáveis, como serão acompanhadas; É necessário que se estabeleça metas razoáveis e exequíveis.

Plano de Ação Descrição Detalhamento das ações Metas Responsáveis na escola Acompanhamento Necessidades de aprendizagem dos alunos Conteúdos que os alunos apresentam dificuldades Conteúdos e didáticas em que os professores demandam mais formação

PLANEJAMENTO 2014 Encaminhamento das planilhas à Diretoria de Ensino (protocolo); Prazo: 11 de março; Escolas deverão estabelecer prazo e analisar Planos de Ensino dos docentes; Revisão da Proposta Pedagógica da Escola/ PPP com urgência; Aprofundar as discussões nas ATPs.

LEGISLAÇÃO DE APOIO Resolução SE 74/2013 – Reorganização dos Ciclos Resolução SE 03/ 2014, altera Resolução SE 81/2011 – Matrizes Resolução SE 02/2012, alterações e instruções – Mecanismos de Apoio Escolar Resolução SE 03/ 2013 – Mecanismos de apoio à Gestão Escolar – PCAGP Resolução SE 68/ 2013 – Projeto de Apoio à Aprendizagem – PAA Deliberação CEE 120/ 2013 – Pedidos de reconsideração e recurso

Desejamos a todos um ótimo trabalho coletivo! Equipe do Ensino Fundamental