CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIOS DE PAGAMENTO.
Advertisements

Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
Mercados Financeiros e o Caso Especial da Moeda
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Departamento de Supervisão Indireta
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos,
Noções de Economia e Finanças
V Encontro Gaúcho de Fomento Mercantil – SINFAC RS
Matemática Financeira Desconto Simples
Questões sobre SFN.
X Sociedades que nasceram do reconhecimento que o lucro de uma atividade produtiva pode advir da simples utilização do equipamento e não da sua propriedade.
SISTEMA MONETÁRIO.
SOCIEDADES POR AÇÕES a sociedade anônima;
Sistema financeiro nacional
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Conheça o novo SPB Conheça o novo SPB
Professor Nelson Guerra Ano 2012 – Aulas 100% presenciais
Bancos Especiais: Banco do Brasil
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Mercado Financeiro e de Capitais
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como Executor da Supervisão Bancária, verifica o cumprimento das.
Prof. Luiz Gustavo Estrutura do SFN Prof. Luiz Gustavo
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
CDC Financiamento concedido por banco ou financeira a seus clientes, para a aquisição de bens ou serviços, ou ainda, sem propósitos específicos. Muito.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
$ Jogo do Milhão.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência Prof.Nelson Guerra - Ano 2013 Londrina(PR) – Maringá(PR)
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 1ª aula OMCB03 20/02/2014.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
UNIP Ciências da Computação e Sistemas de Informação Sistema Financeiro Nacional Professor Luiz Roberto Kallas
ENTIDADES INTERVENIENTES
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
PRECEDENTES AO ESTÁGIO LEGAL CONTEMPORÂNEO PROF. WILIAM CARVALHO.
Programa de Certificação Continuada ANBID - CPA 10 / CPA 20
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
Mercado do Títulos Público
Conselho Monetário Nacional (CMN) Industrial
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Sistema Financeiro Nacional
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência
Mercado de Capitais Sistema Financeiro
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mercado Financeiro: noções
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Mercado Financeiro e Investimentos
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Cenários Ecônomicos Ministério da Fazenda e Bacen Acadêmicos de Ciências Contábeis: Caroline Saldanha, Cláudia, Gabriella Costa, Igor.
Prof. Luciano. - Conjunto de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
TODOS OS SLIDES FORAM EXTRAIDOS DO LIVRO Mercados Financeiros para a Certificação Profissional Anbid Adriano Leal Bruni
CÂMBIO E FINANÇAS INTERNACIONIAS Prof: Maria Rebono.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 10-0 O Conselho Monetário Nacional (CMN) É o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional. Foi criado pela.
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
Transcrição da apresentação:

CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O SFN deve ser estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, e deve ser regulado por leis ordinárias. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? Porque deve ser regulado por Leis Complementares. ONDE ESTÁ ESCRITO: página 3.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) é órgão normativo do Sistema Financeiro Nacional. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É a sua competência no SFN ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 4.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O CMN é presidido pelo presidente do Banco Central do Brasil. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? O presidente do CMN é o Ministro da Fazenda. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 5.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: “Disciplinar as atividades das Bolsas de Valores e dos corretores de fundos públicos” é competência que foi totalmente delegada pelo CMN à CVM. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? A delegação é apenas parcial. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 6.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: “Regular a utilização do crédito no mercado de valores mobiliários” é uma das competências do CMN. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É competência ditada pela Lei 6.385/76. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 7.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: Quem aprova previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha do presidente do Banco Central é, privativamente, o Senado Federal. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? O Senado aprova e o Presidente do Brasil nomeia. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 8.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: Compete ao Banco Central do Brasil regular a execução dos serviços de compensação de cheques e de outros papéis. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? Artigo 11 da Lei 4.595/64. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 9.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: A competência para a emissão de moeda é exclusiva do Banco do Brasil. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? É competência do Banco Central do Brasil. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 10.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: A Conta de Reservas Bancárias compreende as disponibilidades, em moeda nacional, que as instituições financeiras (captadoras de depósitos à vista), mantêm obrigatoriamente depositadas no BCB. Essa conta não pode apresentar saldo negativo nem mesmo no decorrer de um mesmo dia. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É a conta que é sensibilizada pelas operações realizadas pelos bancos e seus respectivos clientes. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 11.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: Quem recebe as reservas bancárias é o DEBAN (Departamento de Operações Bancárias). RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? Faz parte da estrutura do BCB. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 11.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: Quem fornece a licença para funcionamento das instituições financeiras, com critérios para ingresso no mercado, é o BCB enquanto Superintendente do SFN. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É atividade afeta ao BCB ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 13.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O M1 é composto do somatório do papel-moeda em poder do público mais os depósitos à vista. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? Lembrar da maior liquidez. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 14.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: A base monetária é variável importante da política monetária e reflete o resultado líquido de todas as operações ativas e passivas realizadas pelo BCB. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É o passivo monetário do BCB. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 15.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O COPOM reúne-se, ordinariamente, 12 vezes ao ano. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? São 8 reuniões ordinárias por ano. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 16.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BB é quem fornece a estrutura física para as reuniões do CMN e do COPOM. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? Quem fornece a estrutura física para essas reuniões é o BCB. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 17.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como executor da política cambial, tem o objetivo de zelar pelo “valor externo” da moeda local, além de gerenciar as contas externas do País. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É um dos papéis mais importantes do BCB. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 18.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: As Embaixadas são autorizadas, pelo BCB, a operar com câmbio. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? Atenção: não são precipuamente instituições cambiárias. Somente operam em casos específicos. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 19.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O governo brasileiro, pelo poder que lhe é conferido, pode intervir diretamente na taxa de câmbio. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? A taxa de câmbio é livre, flutuante. O governo só intervém indiretamente (vendendo ou comprando dólar, por exemplo). ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 20.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: A taxa de câmbio, calculada pelo Departamento de Reservas Internacionais (Depin), é a taxa representativa das operações de câmbio realizadas no dia considerado. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? O Depin é um departamento do BCB. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 21.

DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: A COMPE – Sistema de Compensação de Cheques e Outros papéis - não integra o SPB – Sistemas de Pagamentos Brasileiros. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? A COMPE integra o SPB. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 23.