Organismos Internacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil.
Advertisements

Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Marcos Históricos da Governança Corporativa
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
Financiamento de Empresas de Energia Limpa no Ceará 21 de Novembro 2002 Fortaleza - C E USAID Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional.
Estrutura organizacional Comércio Exterior
Arena de Biotecnologia – Feira INOVATEC 07/10/10
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
MERCOSUL. O comércio intrabloco. Textos legais
Propriedade Intelectual
PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
ESTRUTURA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Movimento Brasil Competitivo
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Instituto Rio Branco - IRBr
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
II Seminário Internacional
ÁREAS INTERNACIONAIS DA ANTT 28 DE NOVEMBRO DE 2013
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR
Teoria da Contabilidade
Ministério da Cultura.
AÇÕES DE COMBATE À PIRATARIA
Reformas educacionais na América Latina
Talentos para Inovação
Júlio de Jesus, Coordenador da Rede A Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos um projeto da APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Organismos Internacionais Prof. Joel Rodrigues Brogio
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
Especialização em Gestão de Pessoas
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Curso de Graduação em Gestão Pública
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
ENTIDADES INTERVENIENTES
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
IV Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas O “Apagão” Logístico Impedirá a Retomada do Crescimento? José de Freitas Mascarenhas Presidente.
Organizações Internacionais
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Rede Interamericana de Informação e Conhecimento em Segurança Pública outubro de 2014.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
FMI Fundo Monetário Internacional
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
DE COLEÇÕES DE CULTURAS À CENTROS DE RECURSOS BIOLóGICOS Iniciativas Internacionais.
Ministério das Relações Exteriores MRE. Histórico MRE O Ministério das Relações Exteriores, mais conhecido como Itamaraty, tem três momentos bastante.
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
O mundo dividido na era da Globalização
OMC.
A nova regionalização do mundo
Administração do Terceiro Setor
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Ministério das Relações Exteriores – MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos – DPR Painel 1: Visão Panorâmica e Ações de Promoção Comercial.
A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao Ministério de Desenvolvimento,
Retrospecto histórico  Tempos Antigos = usos e costumes (não escrito)  Séc. 12 a 17 = Corporações Mercantis (usos e costumes compilados)  Séc. 19 e.
26/10/2015 Tema:  Estrutura das Políticas Públicas em escala Mundial  Políticas de desenvolvimento do turismo no contextos da OMT, da UE e do Mercosul.
Criado a partir dos acordos de Bretton Woods, entra em operação em 1947; Principal instituição financeira internacional; Entre os objetivos, destacam-se.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
Transcrição da apresentação:

Organismos Internacionais

Módulo D - Outras Organizações Internacionais

Módulo D - Outras Organizações Internacionais ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS ESPECIALIZADAS Caráter Técnico e Administrativo; Entidades vinculadas às Nações Unidas (UN); São considerados instituições especializadas da ONU; Criadas por acordos intergovernamentais e com amplas responsabilidades internacionais; Atuação: Campos econômico, social, cultural, educacional, sanitário e conexos.

Módulo D - Outras Organizações Internacionais ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS ESPECIALIZADAS Características: Criadas por acordo firmado entre Estados; Dotadas de amplas e reconhecidas atribuições nos assuntos relacionados em seu tratado constitutivo; Vinculam-se às Nações Unidas através de acordo específico. OBS.: Não são órgãos e subsidiários da ONU, pois conservam independência jurídica e de conteúdo. Países que não fazem parte da ONU podem integrar os organismos especializados.

Módulo D - Outras Organizações Internacionais (Agências de Cooperação Internacional) Buscam o aperfeiçoamento da política comercial e, por conseguinte, do comércio exterior no âmbito de cada país, por meio da capacitação de recursos humanos e do fortalecimento instituições de comércio do país. Representação no Brasil: Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) ... http://www.itamaraty.gov.br/ Japão: JICA : www.jica.go.jp

Módulo D - Outras Organizações Internacionais (Agências de Cooperação Internacional) Projetos de cooperação técnica; Transferência de tecnologia e absorção de conhecimentos; Treinamento de profissionais técnicos e eventualmente, doação de equipamentos de alta tecnologia; Disseminação da informação e tecnologia no país (Estados, Municípios, Universidades, etc).

Módulo D - Outras Organizações Internacionais BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) Idealizado em proposta do Presidente JK em 1958; Criado em 1959, é a maior e mais antiga instituição financeira dedicada ao desenvolvimento regional do mundo. Seu objetivo central é promover a aceleração do desenvolvimento econômico e social, individual e coletivo dos Países-Membros em desenvolvimento. Promoção da integração regional, fornecendo apoio direto ao setor privado, inclusive microempresas.

Módulo D - Outras Organizações Internacionais BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) Melhorias proporcionadas em 4 décadas na América latina e Caribe, apresentam-se nos indicadores sociais e econômicos, como nível de alfabetização, nutrição e expectativa de vida; Atualmente é a principal fonte de financiamento multilateral para projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional, com 47 Países-Membros.

Módulo D - Outras Organizações Internacionais BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) Poder de voto: América Latina e Caribe (26 países): 50,15% dos votos; Estados Unidos: 30%; Japão: 5% Canadá: 4%; Demais: 10,85%

Módulo D - Outras Organizações Internacionais BIS (Bank for International Settlements ou Banco de Compensações Internacionais) Sede: Basiléia (Suíça). Escritórios em HongKong e Cid. México. 500 funcionários de 49 diferentes nacionalidades. 55 instituições com direito a voto. Criado em maio de 1930 o BIS é uma organização destinada ao fomento da cooperação financeira e monetária internacional. Atua como o “Banco Central dos Bancos Centrais”.

Módulo D - Outras Organizações Internacionais BIS Atuação: Promover discussão e facilitar os processos de tomada de decisão entre os bancos centrais e dentro da comunidade financeira internacional; Centro de pesquisa econômica e monetária; Contraparte principal dos bancos centrais nas suas transações financeiras; Agente operacional das relações financeiras internacionais.

Módulo D - Outras Organizações Internacionais CIC (International Chamber of Commerce – ICC ou Câmara Internacional de Comércio) Sede: Paris; Fundação em 1919. Organização que tem como principais funções a arbitragem e a solução de disputas comerciais, a auto-regulamentação do mercado e o combate à corrupção e ao crime comercial; Estabelecimento de normas e padrões de comércio: Incoterms (Termos internacionais de comércio), mundialmente utilizado nos contratos comerciais internacionais (Ex.: EXW, CPT, FOB, CIF, DDP, DDU).

Módulo D - Outras Organizações Internacionais ICC - International Chamber of Commerce, ou CIC - Câmara Internacional de Comércio Atividades: Arbitragem (mais de 500 casos por ano); Solução de disputas; Promoção do livre comércio; Promoção da economia de mercado; Auto-regulamentação do mercado comercial; Combate ao crime e a corrupção: Escritório marítimo internacional; Inteligência contra falsificação; Investigações financeiras; Crimes comerciais (eletrônicos ou cybercrimes).

Módulo D - Outras Organizações Internacionais ICC (International Chamber of Commerce, ou CIC- Câmara Internacional de Comércio) Promoção da Economia de Mercado: Sistema econômico caracterizado pela existência de iniciativa privada, isto é, no qual entidades de caráter privado são detentoras da propriedade dos meios de produção. Não impede a sua coexistência com empresas de caráter estatal, no entanto, é a propriedade privada que predomina.

Módulo D - Outras Organizações Internacionais OCDE (Organization for Economic Co-operation and Development - OECD - Organização para a cooperação e o Desenvolvimento Econômico) Originalmente criada para administrar a ajuda norte-americana e canadense, sob o Plano Marshall, para a reconstrução da Europa ao final da II Guerra Mundial, a OCDE produz instrumentos, decisões e recomendações, de cunho social e econômico, necessárias ao crescimento e ao desenvolvimento econômico.

Módulo D - Outras Organizações Internacionais OCDE Abordagens: Economia, Transporte, Comércio internacional; Desenvolvimento e crescimento econômico.

Módulo D - Outras Organizações Internacionais UIF (União Internacional Ferroviária) Paris, desde 1922. Organização de cooperação internacional promotora do desenvolvimento do transporte ferroviário; A UIF possui cerca de 167 organizações ferroviárias afiliadas, dentre as quais destaca-se a Associação Latino-americana de Ferrovias (ALAF). Site: http://www.uic.org/

Módulo D - Outras Organizações Internacionais UIF (União Internacional Ferroviária) Tarefas-Chave: Cooperação técnica; Coerência do sistema ferroviário; Interoperabilidade (especificações e padrões).

Módulo D - Outras Organizações Internacionais IRU - International Road and Transport Union UIT - União Internacional de Transporte Rodoviário Genebra, Suíça. Criada em 1948, a UIT congrega cerca de 180 membros (associadas nacionais de 70 países) e representa a totalidade do transporte rodoviário mundial; http://www.iru.org/

Módulo D - Outras Organizações Internacionais IRU - International Road and Transport Union UIT - União Internacional de Transporte Rodoviário Genebra, Suíça. A UIT tem como principais objetivos a melhora dos registros de segurança e do desempenho ambiental dos transportes e o aumento da eficiência do transporte rodoviário.