REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

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Transcrição da apresentação:

REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

O QUE É REDE?

REDE entrelaçamento de fios, cordas, cordéis, arames, com aberturas regulares fixadas por malhas, formando uma espécie de tecido

DE FORMA DESCENTRALIZADA RELAÇÕES HORIZONTAIS / NÃO HIERÁRQUICAS REDES SOCIAIS ARTICULAÇÃO ENTRE ATORES E/OU ORGANIZAÇÕES SOCIAIS PARA APOIO A AÇÕES EM TORNO DE OBJETIVOS COMUNS DE FORMA DESCENTRALIZADA RELAÇÕES HORIZONTAIS / NÃO HIERÁRQUICAS INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS E INFORMAÇÕES

Não existem níveis hierárquicos e não há representação ESTRUTURA EM REDE Não existem níveis hierárquicos e não há representação A comunicação circula em todas as direções, tecendo uma teia de relações A configuração da rede, seu desenho, não é fixo, muda conforme o fluxo da informação Não se delega poder mas se distribui responsabilidade em função de objetivos comuns

A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA TENDE A ORGANIZAR-SE EM REDES. TRATA-SE DE UMA ESTRUTURAÇÃO ABERTA CAPAZ DE EXPANDIR-SE DE FORMA ILIMITADA. É CAPAZ DE INTEGRAR ELOS A PARTIR DE ADESÕES ORIENTADAS DEMOCRATICAMENTE E UTILIZANDO-SE INTENSAMENTE DOS RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ATUAIS.

REDES TEMÁTICAS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL ·    PROPOSTAS PELA SECRETARIA DE AGRICULTURA FAMILIAR DO MDA ·    REDES EM TORNO DE TEMAS ESTRATÉGICOS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

REDES TEMÁTICAS Agroecologia Agroindústria Comercialização Crédito e Seguro Formação dos agentes de ATER Leite Produtos e mercados diferenciados Metodologias participativas de ATER Turismo Rural Biodiesel Diversificação da fumicultura

REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

REDE COMERCIALIZAÇÃO OBJETIVOS: ·    Intercâmbio de experiências de promoção comercial de Produtos da Agricultura Familiar ·    Apoio à formulação e divulgação de programas e políticas públicas ·    Formação de agentes no tema Comercialização

Programa de Aquisição de Alimentos – PAA REDE COMERCIALIZAÇÃO PRINCIPAIS AÇÕES: Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Capacitação para elaboração de projetos para acesso ao PAA através de atividades de divulgação do Programa Estímulo às iniciativas estaduais e locais que melhorem as condições de acesso dos Agricultores Familiares a novos mercados

REDE ESTADUAL DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

PROPOSTAS PARA A REDE ESTADUAL DE COMERCIALIZAÇÃO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ·    Articulação entre agentes de ATER, organizações dos Agricultores Familiares e órgãos federais/estaduais/municipais, visando: divulgação de programas governamentais e oportunidades de mercado e a troca de experiências em comercialização

PROPOSTAS PARA A REDE ESTADUAL DE COMERCIALIZAÇÃO ESTRATÉGIAS: - Capacitação de técnicos extensionistas e dirigentes de organizações dos agricultores familiares para acesso ao PAA     - Integração: Associações /Sindicatos / Cooperativas /CMDRS /MDA /CATI /ITESP/ CONAB/ Prefeituras /CEASAS /SEBRAE / ....... - Articulação através da Internet / Encontros / Reuniões / Palestras - Assessoria em legislação (tributária, sanitária, etc.) ·      -Interface com demais redes ( agroindústria / produtos diferenciados, outras)

REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR - SP CONTATO: Engº. Agrº. CARLOS EDUARDO KNIPPEL GALLETTA DEXTRU - Divisão de Extensão Rural da CATI Av. Brasil, 2340 – Jd. Chapadão CEP 13.070-178 – Campinas – SP Tel. (19) 3743 - 3805 Email: galletta@cati.sp.gov.br