Nome : Fernanda Ramos, Marlise Suarez

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ΕΛΛAΔΑ ΧΩΡΑ ΤΟΥ ΦΩΤΟΣ Platão Ντολμάδες Θεσσαλονίκη Maratona
Advertisements

Nomes: Gabriela, Carolina, Rocélly e Willian Turma: 1° B
A GRÉCIA ANTIGA.
CAP 13 – A ORIGEM DA CULTURA
Atletismo Por Luís, 4º ano.
Atletismo Rui Justo.
GINÁSTICA Profª. Paula Djane.
Modalidades olímpicas Serão 29 modalidades esportivas nos Jogos Olímpicos de Londres.
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
ATLETISMO.
OLIMPISMO.
Atletismo Trabalho realizado por: Disciplina: Área de Projecto
Religião grega Zeus.
Matéria de Atletismo para o teste teórico: Corridas Saltos Lançamentos
Origem e nascimento da Filosofia: histórico grego
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Trabalho de ed.física Componentes: Jozoé Barboza , José Carlos , Peterson Moral , Thiarles Viana.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
A ORIGEM DO FUTEBOL.
ATLETISMO.
Grécia - Cultura e Sociedade.
Prof. Everton da Silva Correa
DEUSES.
Histórias Bíblicas do Antigo Testamento
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia
ESPORTES praticados NO GELO
GINÁSTICA A palavra ginástica vem do grego “Gymnastiké”, arte de fortificar o corpo e dar-lhe agilidade, ou “Gimnos”, que significa nu.
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
ATLETISMO.
O Movimento Olímpico Aula 1 Olimpismo Rio 2016 | Versão 1.0.
GINÁSTICA.
Nome: Luís Pedro Numero: 7 Turma: IOSI
MITOLOGIA GREGA.
As suas origens e “nascimento”.
Europa A origem do seu nome.
A ARTE GREGA.
Sobre a Pista de Atletismo
Desporto O desporto é uma actividade física ou até mesmo mental que envolve esforço físico e que nele existem várias modalidades num formato de competição,
Guerras Médicas Guerra do Peloponeso
LIVRO DOS ESPIRITOS CAPITULO 4
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Grécia principais características
NÃO ACEITE O ESPÍRITO DO DESÂNIMO
O esporte e o corpo na GRÉCIA ANTIGA.
A dignidade e o valor de ser uma mulher.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
Mito e mitologia Demétrio Alves Paz.
A PRÉ-HISTÓRIA.
A ORIGEM DOS NÚMEROS.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
Grécia - Cultura.
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES DOMINOX
ATLETISMO Prof(a): Flávia Temponi Góes
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
Prof(a): Flávia Temponi Góes
OS HOMENS PRIMITIVOS NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CONTAR, POIS VIVIAM DA
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho TEORIA DO ESPORTE.
Atletismo.
É formada quer por estátuas, quer por relevos.
O ATLETISMO NA ANTIGUIDADE
ATLETISMO Definição da IAAF: provas de pista e de campo, corridas de rua, marcha e corridas através do campo. Modalidade esportiva composta por provas.
Esportes paraolímpicos
Atletismo Prof. Leonardo Miglinas.
A ARTE GREGA.
ESPORTES INDIVIDUAIS Cap. 03 livro 01.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas Adriano Hentges da Silva Willian Motta da Silva Professora: Neuza Maria Vasconcellos Thomas Ano:
Grécia: período clássico e período helenístico
A Pólis grega era uma cidade com leis próprias, costumes próprios e governos próprios, completamente autónoma em relação às outras. O traço comum entre.
Transcrição da apresentação:

Nome : Fernanda Ramos, Marlise Suarez História do Atletismo

Atletismo na Pré-História O ser humano já praticava algumas das modalidades do atletismo como forma de sobrevivência na pré-história. A caminhada, por exemplo, era utilizada para se locomover de um lugar para o outro. A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros. O arremesso era usado para se defender e matar animais que serviam de alimento. Desta forma, os homens e as mulheres foram adquirindo habilidades que, mais tarde, foram aprimoradas e adaptadas para as competições de atletismo.

Atletismo na Era Antiga O atletismo tem sido o evento chave dos Jogos Olímpicos desde a era antiga. A história diz que os primeiros eventos esportivos organizados foram realizados por volta de 1200 a.C., no "Monte Olímpicus", na Grécia. Próximo a este local foi construído um palco esportivo para sediar os Jogos Olímpicos. Lá, os homens exibiam as suas forças, habilidades físicas e o controle psicológico, tudo em homenagem a Zeus, o rei dos deuses da mitologia grega. As mulheres, por sua vez, não tinham permissão para participar dos jogos e nem mesmo para assistir as competições masculinas. Mas, em contrapartida, a cada quatro anos, era realizado um evento esportivo só para elas, em homenagem a Hera, esposa de Zeus.

Atletismo na Era Moderna Em 1896, o francês Pierre de Fredy, Barão de Coubertin, reativou os festivais esportivos. A primeira versão dos Jogos Olímpicos da era moderna foi realizada em Atenas, na Grécia. Participaram 285 atletas, de 13 países. Desde então, a tocha olímpica foi reacendida com a finalidade de promover paz entre a comunidade mundial. A intenção do Barão de Coubertin era de unir os povos pelo esporte. "O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta; o essencial não é vencer, mas lutar. Vamos exportar nossos atletas para promover a paz. Esse é o mercado livre do futuro."

História do Atletismo Considerado o esporte-base, por testar todas as característica básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades.

História do Atletismo As corridas rasas de velocidade e revezamento são antigas. As corridas com obstáculos, que podem ser naturais ou artificiais, juntamente com as corridas de "sabe", que os ingleses chamam de "steeple chass", foram idealizadas tendo com o modelo as corridas de cavalos. A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que em 490 A C. Correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão, caiu morto. As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42.195 m.

Nos primórdios de nossa civilização, começa a história do atletismo Nos primórdios de nossa civilização, começa a história do atletismo. O homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, em sua defesa própria etc. Ele saltava, corria, lançava, enfim desenvolvia uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo. Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar. Por esta razão, é considerado o atletismo o "esporte base" e suas provas competitivas compõem-se de marchas, corridas, saltos e arremessos. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades são necessárias à prática de outras modalidades esportivas.

Por exemplo, podemos observar um jogador em atividade numa partida de futebol, basquete ou voleibol. Durante o jogo, ele anda, outras vezes, corre, salta e pratica arremessos. Por isso, um jogador de futebol, basquete ou voleibol procura sempre desenvolver essas habilidades que são "base" dos conjuntos de atividade física do praticante dessas modalidades.

A história do atletismo é muito bonito, pois que se inicia com a própria história da humanidade, quando o homem primitivo praticava suas atividades naturais para sobrevivência. Chega mesmo a se confundir com a mitologia, quando observamos o período da Antigüidade Clássica, com os Jogos Olímpicos que deram origem aos atuais Jogos Olímpicos da Era Moderna, que trazem como reminiscência cultural mais marcante a figura de Discóbulo de Miron.