DIABETES Thamirys Marinho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contagem Carboidratos
Advertisements

Queda do nível de glicose circulante no sangue. menor que 50 mg/dl
ATEROSCLEROSE Profa Flávia Guedes
Alimentação Infantil Márcia Regina Garcia.
Entendendo o Diabetes.
HIPERTENSÃO E PRESSÃO ARTERIAL
ALIMENTOS E NUTRIENTES
O que é que acontece a quem tem diabetes?
Dicas sobre alimentação para pacientes com Porfirias agudas
Trabalho de ciências Sais minerais.
Diabetes Mellitus Diabetes Mellitus.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Alimentação.
Colesterol.
Diabetes.
Os Cuidados Básicos Da Saúde
Colesterol (LDL x HDL).
Que é ? O Diabetes mellitus, mais conhecido apenas como Diabete, é uma deficiência do organismo no metabolismo normal do açúcar, em conseqüência da produção.
Diabetes.
O que é a doença renal crónica?
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Fonte: Redação Meia Fina
DIA MUNDIAL DO DIABETES
Vencendo a diabetes.
DIABETES HIPERTENSÃO.
Cuidando do coração.
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PARA O CURSO DE ENFERMAGEM
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
O que é o Colesterol ? Porém o excesso no sangue pode ser fatal!
HIPERTENSÃO.
Como contribuir para atender as necessidades do aluno com Diabetes
Entendendo a Pressão Alta.
Benefícios do Exercício
Ana Paula Pereira Cleber Silveira Conrado Berger Diogo Souza
Nomes: Bruna,Fernando,Marina e Raíssa.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
HIPERTENSÃO.
INFARTO Renatta Pontes. Conceito Ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo.
DIABETES Projecto "Educar para a Saúde".
PRESSÃO ARTERIAL Automático.
Quais são as funções do rim?
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
Vencendo a Diabetes Aumento de Novos Casos Irá duplicar em 25 anos 300 milhões de pessoas Irá duplicar em 25 anos 300 milhões de pessoas.
Diabetes.
Alimentação Saudável.
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Saúde Bucal Diabéticos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
Diabetes Mellitus Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Diabetes - A criança na Escola -
Diabetes Vívian Coura.
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PROFESSORA: JANINE FERNANDES
Interferências clínicas envolvendo dosagem de glicose
HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES
Diabetes.
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
DIABETES MELLITUS E EXERCÍCIO FÍSICO
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
Luiz Carlos Braga - UFRJ/Macaé  O QUE É:  Síndrome decorrente da diminuição ou ausência da produção de insulina ou ainda da resistência à ação.
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
1 Oficina de auto cuidado com o pé diabético
8 SINTOMAS DA DIABETES - DESCUBRA AGORA Mais Informações Acesse:
PANCREATITES.  O QUE É? Diabetes Mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia onde existe uma menor utilização da glicose,
CASOS CLÍNICOS Regras desta atividade científica:
HIPERGLICEMIA E HIPOGLICEMIA
Transcrição da apresentação:

DIABETES Thamirys Marinho

O que é DIABETES?

O que é DIABETES? A glicose vem principalmente dos alimentos, mas também é produzida pelo corpo. Insulina é a substância responsável pela captação de glicose do sangue e utilização como fonte de energia. O DIABETES MELLITUS ocorre porque o pâncreas não produz insulina suficiente ou porque ela não age da forma adequada no organismo. O diabetes é uma doença em que há aumento da glicemia (açúcar no sangue).

Sintomas Muita sede Excesso de urina Muita fome Cansaço Emagrecimento Formigamento nas mãos e pés Dormências Peso ou dores nas pernas Infecções repetidas na pele e mucosas

MUITAS PESSOAS TEM DIABETES E NÃO SABEM! Importante pesquisar diabetes em todas as pessoas com mais de 40 anos de idade.

Diagnóstico Presença de açúcar na urina ou no sangue O diagnóstico é confirmado pelo exame laboratorial de sangue (glicemia) após um jejum de 8 a 12 horas.

Fatores de risco Antecedente familiar Idade maior de 45 anos Estilo de vida pouco saudável, como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade Sobrepeso Hipertensão arterial (“pressão alta”) Colesterol maior que o normal

DIABETES GESTACIONAL É o tipo que aparece pela primeira vez na gravidez. Principalmente se a mulher: • Tem mais de 30 anos, • Tem parentes próximos com Diabetes, • Já teve filhos pesando mais de 4 Kg ao nascer,

• Já teve abortos ou natimortos, • É obesa ou engordou muito durante a gestação. Pode persistir ou desaparecer depois do parto.

Tratamento Insulinas Comprimidos (antidiabéticos orais)

Por que controlar bem o diabetes?

COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS ♦ Infarto no coração ♦ Aumento do pressão arterial ♦ Derrame cerebral ♦ Pé diabético ♦ Lesões nos rins com insuficiência renal ♦ Lesões nos nervos com aparecimento de dor ♦ Paralisias

Além da glicemia... Manter a pressão arterial controlada, reduzindo as chances de infarto e derrame. Manter o colesterol controlado, evitando problemas do coração. Manter o peso controlado, reduzindo as chances de desenvolvimento de outras doenças, como a hipertensão arterial, por exemplo.

ALIMENTAÇÃO Uma alimentação EQUILIBRADA deve conter todos os nutrientes: proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais, vitaminas, vegetais e água. EVITAR os açúcares simples, refinado, cristal e mascavo, mel, doces e refrigerantes. Dar preferência às gorduras de origem vegetal e reduzir a gordura animal: banha de porco, pele, carne, ovos, leite e derivados.

Exercícios físicos Prática regular de atividade física Melhora do controle do diabetes, da hipertensão e do colesterol no sangue e, dessa forma, diminui o risco de infarto e derrame. Controle do peso. Melhora do bem-estar e da autoestima. Controle do estresse.

Cuidado com os pés

Os pacientes com diabetes devem ter um cuidado muito especial com seus pés. A hiperglicemia prolongada pode levar à perda de sensibilidade e prejuízo à circulação dos pés. Alguém com menos sensibilidade pode, por exemplo, calçar um sapato com uma pedra e não sentir dor, gerando uma ferida.

Caso haja qualquer alteração nos seus pés, procure o seu médico ou a enfermeira do local onde você faz acompanhamento do diabetes. Solicite ao profissional que examine seus pés a cada consulta.

HIPOGLICEMIA Complicação mais frequente em pacientes com diabetes que utilizam medicamentos Causas •Excesso de exercício físico. •Falta ou atraso de uma refeição regular. •Pouca quantidade de alimentos. •Vômitos ou diarreia. •Uso incorreto de medicações que diminuem a glicemia. •Consumo de bebidas alcoólicas.

Fique atento aos sintomas •Fome súbita •Fadiga •Tremores •Tontura •Palpitação •Suores •Desorientação •Pele fria, pálida e úmida •Visão embaçada ou dupla •Dor de cabeça •Dormência nos lábios e língua

Em caso de suspeita de hipoglicemia (atenção para os sintomas Em caso de suspeita de hipoglicemia (atenção para os sintomas!), ingerir um alimento rico em carboidratos simples, como um suco. Pessoas em uso de medicamentos orais ou insulina devem ter sempre no bolso, na bolsa ou em qualquer lugar de fácil acesso algumas balinhas ou alimento semelhante para situações de emergência!

Pacientes com história familiar de diabetes mellitus devem ser rastreados periodicamente Orientações Manter peso adequado Controlar a pressão arterial Praticar atividade física regular Não fumar Evitar medicamentos que possam agredir o pâncreas

Dia mundial do DIABETES 14 de Novembro É possíver VIVER BEM com diabetes!

OBRIGADO PELA ATENÇÃO!