DIÁLOGOS SOBRE PRÁTICAS DE ÉTICA E INTEGRIDADE EMPRESARIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina
Advertisements

PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Cadastro Empresa Pró-Ética
Assessor Jurídico da Controladoria-Geral da União – Brasil
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
CONVENÇÃO DA OEA CONTRA A CORRUPÇÃO: AVANÇOS E DESAFIOS REGIONAIS Vânia Lúcia Vieira Presidenta do MESICIC e Diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria.
Seminário Brasil-Europa de Prevenção da Corrupção
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Sistemas de Accountability
PACTO EMPRESARIAL PELA INTEGRIDADE E CONTRA A CORRUPÇÃO
II Fórum Nacional de Contabilidade Pública
Responsabilidade Social
A CONVENÇÃO ANTICORRUPÇÃO E SEU MECANISMO DE AVALIAÇÃO MÔNICA NICIDA GARCIA PRR 3ª Região 22/10/2008.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
A Corrupção como Elemento Desequilibrador de Processos Concorrenciais Ações de Estado voltadas para o Combate a Assimetria Concorrencial no Âmbito da CGU.
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Balanço das ações da Câmara de Transparência
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA RELAÇÃO CHESF X FORNECEDORES
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Bianca Pedroso Acordo CONACI/ Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime – UNODC.
“Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios” Instituto Ethos Apoio: Siemens Integrity Initiative Curitiba, maio de 2011 Oficina de.
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
Controladoria-Geral da União
Painel 2: Sistema de Coleta de Dados Criminais em tráfico de pessoas Iniciativas implementadas pelo ICMPD sobre coleta de dados Enrico Ragaglia, Project.
Controladoria-Geral da União - CGU 9 de dezembro de 2008 Brasília - Brasil Luiz Navarro Secretário-Executivo.
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
Estratégia e Plano de Negócio Social
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
Melhorando o ambiente de negócios por meio da transparência no Estado de São Paulo Roberto Agune GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
Conferência - Lei da Empresa Limpa
Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.
A Política Anticorrupção no Brasil
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
Oded Grajew Fundador do Movimento Nossa São Paulo.
MESTRADO EM DIREITO - UNIMAR.  Foreign Corrupt Practices Act (FCPA), mundialmente conhecido como uma das mais severas legislações anti-corrupção;
Prevenção à Corrupção no Setor da Saúde Parceria PNUD e CGA-SP
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
4º Período Ciências Contábeis
Escritório Internacional do Trabalho Departamento de Empresas Multinacionais DECLARAÇÃO TRIPARTITE DE PRINCÍPIOS RELATIVOS ÀS EMPRESAS MULTINACIONAIS E.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
CONFORMIDADE PELA AUTO-REGULAÇÃO Interação entre empresa e sociedade; O grupo participante se une e cria os critérios; Há subsunção aos ditames eleitos.
Lei Anticorrupção Empresarial
Atuação dos agentes de Controle Social
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
ATUAÇÃO INTEGRADA COM A ÁREA CRIMINAL. CONTEXTUALIZAÇÃO ASPECTOS PRÁTICOS REFLEXÕES COMPARTILHADAS.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
CERTIFICAÇÃO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Profa. Lillian Alvares.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
Promoção da integridade nas cooperativas UNIMED Felipe Saboya – Instituto Ethos.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
Luciano Porto Advogado Membro do Conselho de Segurança Pública, Ética e Cidadania da ACRio Membro do Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial.
Transcrição da apresentação:

DIÁLOGOS SOBRE PRÁTICAS DE ÉTICA E INTEGRIDADE EMPRESARIAIS “Nada neste mundo é tão poderoso como uma idéia cuja oportunidade chegou” - Victor Hugo

A Prevenção e o Combate à Corrupção Importância do tema nas últimas décadas - A Corrupção como fenômeno que afeta a todos e gera custos políticos, sociais e econômicos, sendo atualmente, um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento econômico. - Efeitos corrosivos da Corrupção e sua influência negativa e nociva para as economias e sociedade em geral.

A Prevenção e o Combate à Corrupção Surgimento das primeiras ações - A Globalização e a expansão dos mercados; - Inclusão do item “corrupção”na análise de riscos de investimentos; - Desenvolvimento dos tratados e convenções internacionais e pactos de integridade.

A Prevenção e o Combate à Corrupção Tratados e Convenções Internacionais Os Países consignatários se comprometem a não editarem leis contrárias às convenções e a proibir, entre outros: - contas e transações não registradas; - registro de despesas inexistentes; - uso de documentos falsos; - destruição intencional de documentos antes dos prazos previstos na Legislação.

A Prevenção e o Combate à Corrupção Convenções internacionais As três convenções ratificadas pelo Brasil: - Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção – CNUCC - Convenção Interamericana Contra a Corrupção – OEA; - Convenção sobre o Suborno de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais - OCDE.

A Prevenção e o Combate à Corrupção Pactos de integridade O Pacto de Integridade (PI) é um instrumento desenvolvido durante os anos 90 pela Transparência Internacional para ajudar os governos, empresas e a sociedade civil no seu intento de combater a corrupção na área dos contratos públicos.

A Prevenção e o Combate à Corrupção Algumas iniciativas de Organizações Internacionais e não-governamentais - Pacto Global; - Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção - Instituto ETHOS - Iniciativa de Parceria Contra a Corrupção – PACI/WEF - Iniciativa de Transparência nas Indústrias Extrativistas

A Prevenção e o Combate à Corrupção Pacto Global - Lançado pela ONU em junho/2000 para Influenciar as ações de empresas privadas por meio de conjunto de valores e princípios. Inicialmente trazia 10 princípios relacionados à responsabilidade social das empresas nas áreas de direitos humanos, trabalho e meio ambiente. - Em junho de 2004, foi incorporado o 10º Princípio, especificamente contra a Corrupção que assim dispõe: COMBATER A CORRUPÇÃO EM TODAS AS SUAS FORMAS, INCLUSIVE EXTORSÃO E PROPINA”

A Prevenção e o Combate à Corrupção Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção - Compromisso voluntário das empresas, em favor da ética nos negócios. - Lançado em junho de 2006, por iniciativa do Instituto Ethos, UniEthos, Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC), e Comitê Brasileiro do Pacto Global. 9

7 Compromissos pela Integridade e contra à Corrupção A Prevenção e o Combate à Corrupção 7 Compromissos pela Integridade e contra à Corrupção - Informação sobre legislação: leis devem ser conhecidas internamente para serem cumpridas integralmente; - Divulgação, orientação e respostas sobre princípios legais aplicáveis às suas atividades; - Vedação ao suborno; - Contribuição transparente e lícita a campanhas políticas; - Propagação de princípios do Pacto entre seus públicos; - Investigações abertas e transparentes; - Consulta ao Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS). 10

A Prevenção e o Combate à Corrupção Compromisso assumido pelo Brasil em função das Convenções - Manutenção de legislação e regulação claras e adaptação quando necessário (tratamento conflitos de interesses, criminalização do enriquecimento ilícito, autonomia do crime e lavagem e tratamento do suborno transnacional); - Adoção de medidas punitivas diante da prática de ilícitos graves por parte das empresas privadas e servidores públicos; - Adoção de medidas de transparência que estimulem as empresas a adotarem medidas de integridade corporativa para a prevenção e combate à Corrupção.

INICIATIVAS ADOTADAS PELA CGU Publicação do Manual sobre o combate à corrupção no setor privado; Curso de Ensino à Distância para PMEs; Reuniões, palestras, seminários, oficinas e ciclos de debate para ampliar a conscientização do empresariado sobre o tema “Promoção da Ética e Integridade”; Lançamento do Website “Integridade no Setor Privado” http://www.cgu.gov.br/AreaPrevencaoCorrupcao/AreasAtuacao/IntegridadeEmpresas/index.asp; Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS); Cadastro de Empresas “Pró-Ética” (Lista de Empresas Limpas).

Boas práticas de integridade no setor privado Medidas de integridade Website para Empresas Boas práticas de integridade no setor privado Medidas de integridade Ações da CGU Manual sobre responsabilidade corporativa no combate a corrupção

CEIS – CADASTRO DE EMPRESAS INIDÔNEAS E SUSPENSAS Origem da Informação Identificação da Empresa Órgão sancionador UF Datas inicial e final das sanções

a O Cadastro Empresa Pró-Ética é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União e do Instituto Ethos que dará visibilidade às empresas voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais, inclusive naquelas que envolvem o setor público. Ao aderir ao Cadastro Empresa Pró-Ética, a organização assume o compromisso público e voluntário de que adota medidas para prevenir e combater a corrupção dentro de sua instituição, em favor da ética nos negócios. http://www.cgu.gov.br/empresaproetica/index.asp

INICIATIVAS PARA PROMOÇÃO DA INTEGRIDADE NO SETOR PRIVADO

Ética e Integridade Empresariais Conceitos Ater-se a valores, realizar negócios de forma responsável, transparente e ética.

Ética e Integridade Empresariais Conceitos Ética Empresarial = know-how que usa valores morais para compatibilizar fins e meios de uma empresa ou negócio e visa a equilibrar duas necessidades: resultados e integridade. Prof. Fernando Stanziani

Ética e Integridade Empresariais De que maneira a corrupção afeta o negócio e o ambiente dos negócios “A exposição na mídia é o que chama a atenção das pessoas. Todo mundo segue o que está acontecendo nos jornais e não necessariamente o que está acontecendo nos tribunais.” Jean-Piére Mean – SGS Group

Ética e Integridade Empresariais Efeito da Corrupção no setor privado Reduz o nível de novos investimentos Prejuízos à imagem das empresas Agrava a desigualdade social Gera insegurança no meio empresarial Deteriora mecanismo de livre mercado Cria concorrência desleal Encarece produtos e serviços Afasta a possibilidade de lucro consistente no longo prazo A corrupção no país gera perdas de produtividade da ordem de U$ 3,5 bilhões/ano

Ética e Integridade Empresariais Efeito da Corrupção no Setor Privado "Foreign Corrupt Practices Act" Lei americana para coibir a prática de corrupção nas transações realizadas com os Estados Unidos da América.

Ética e Integridade Empresariais Medidas a serem adotadas pelas empresas

} } } Política Corporativa de Integridade Acesso à informação Práticas de gestão Arcabouço normativo Capacidade coercitiva Transformação da cultura pelo conhecimento Transparência Adequação Ética } }

BOAS PRÁTICAS - PRINCÍPIOS 1. Indispensável necessidade de adoção de medidas de caráter preventivo; 2. Trabalho de conscientização, orientação e capacitação; 3. Medidas corretivas.

BOAS PRÁTICAS DE ÉTICA CORPORATIVA 1. Elaboração de CÓDIGO DE CONDUTA ou documento similar, que trate, inclusive, sobre: Definição dos princípios, normas e valores da empresa; Apresentar responsabilidades dos agentes e prever sanções diante da transgressão das regras nele estabelecidas; Contemplar situações práticas e concretas do dia-a-dia que possam suscitar conflitos éticos e definir postura dos funcionários diante desses conflitos; Regras de relacionamento com o setor público ; Política para concessão de presentes; Política de doações partidárias/patrocínios. 2. Implantação de política de COMUNICAÇÃO PERMANENTE, para divulgação do conteúdo e cumprimento do código de conduta.

3. Criação de um COMITÊ DE ÉTICA, com responsabilidade educativa e de monitoramento da observância às normas de conduta, para a promoção de medidas preventivas, bem como para a aplicação de medidas repressivas, se necessário; 4. Criação de um CANAL PARA ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS SOBRE ÉTICA e de CANAL DE DENÚNCIA; 5. Adoção de um sistema de RECRUTAMENTO CENTRADO NA ÉTICA; 6. Instituição de sistemas de CONTROLE INTERNO E AUDITORIA; 7. TRANSPARÊNCIA e INTEGRIDADE de informações contábeis e financeiras, bem como em informações relativas ao relacionamento com o setor privado; 8. Inserção dos PRINCÍPIOS E VALORES ÉTICOS E DE INTEGRIDADE NA MISSÃO e visão futura da empresa.

Ética e Integridade Empresariais Boas práticas no Setor da Construção - Construction Sector Transparency Iniciative – COST; - Movimento Anticorrupção da Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA.

Ética e Integridade Empresariais Publicações para o Setor da Construção - PWC - Este site traz uma série de documentos afetos à area da Construção e permite, inclusive, ouvir a podcasts sobre a prevenção e o combate à corrupção no setor. http://www.pwc.com/gx/en/engineering-construction/fraud-economic-crime/corruption-prevention.jhtml - - UK Anti-corruption Forum - Este fórum representa uma ação coletiva do setor de construção que envolve associações de empresas, ong's e empresas. Na seção "Forum Publications" há uma série de documentos produzidos pela iniciativa.http://www.anticorruptionforum.org.uk/acf/pages/acf.php - FIDIC - Este site é interessante e apresenta uma coletânea das grandes ações coletivas, não somente no setor de construção civil. Apresenta modelos e manuais.http://www1.fidic.org/resources/integrity/ - - GIACC - Excelente site com treinamento online, serviços, modelos de documentos para a prevenção da corrupção no setor de infraestrutura, construção e engenharia.http://www.giaccentre.org/

Equipe do Núcleo de Apoio à Prevenção e Combate a Corrupção – CGU/GO Obrigada! Equipe do Núcleo de Apoio à Prevenção e Combate a Corrupção – CGU/GO (62) 3901-4404  cgugo-nap@cgu.gov.br Marina, Iaci e Dalton