Ciclo de Debates Abralatas: Embalagens Sustentáveis Rino Abbondi Outubro 2010
Desde 1942 no Brasil Hoje, a 4ª maior operação Coca-Cola do mundo. O maior mercado de Fanta e Coca-Cola Zero do mundo.
SISTEMA COCA-COLA BRASIL 43 fábricas e mais de 120 CDs Vendas de 1.85 bi de Cxs Unitárias Portfolio de bebidas: mais de 400 SKUs 38.000 funcionários diretos + 340.000 indiretos + 30.000 fruticultores 89 fornecedores de embalagens SISTEMA COCA-COLA BRASIL
Visão holística de sustentabilidade Mapeamos os impactos e definimos prioridades claras
Estratégia baseia-se nos 3Rs: Reduzir, Reciclar & Reutilizar Expansão de embalagens retornáveis Produtividade: Baixo Peso + Tampa Curta PlantBottle Uso de Material Reciclado: Novas embalagens Diversas aplicações
Logística Reversa viabilizando reciclagem PET 54,8% AL 91,5% VD 47% TP 26,6% Integração com iniciativas consolidadas no SCC Incentivo às cooperativas de catadores Política Nacional de Resíduos Sólidos Educação para Coleta Seletiva Parcerias com clientes (Contas Especiais)
Sustentabilidade “DENTRO” DA EMBALAGEM: Abordagem Holística de toda a Cadeia Avaliação do ciclo de vida do produto: uso de recursos naturais + pegada de carbono + resíduo sólido Escolha e uso consciente de materiais. Monitoramento do impacto ambiental. Forte colaboração e incentivo aos órgãos e entidades de reciclagem.
PORTFÓLIO DE EMBALAGENS A embalagem adequada para cada ocasião de consumo dando ao consumidor larga opção de escolha e conveniência: Retornáveis e One Way Consumo Individual e Consumo Familiar Garrafas de Vidro Garrafas de PET Latas e Garrafas de Alumínio ou Aço Tetra Pak (Cartão Asséptico): Tetra Wedge, Tetra Brick, Tetra Prisma etc. Copos Plásticos Selados + Post Mix + “Bag in Box” etc. Classified - Unclassified
Viva Positivamente Rino Abbondi Tecnica & Supply Chain rino@la.ko.com