FUNDOS SOCIOAMBIENTAIS BRASILEIROS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
A IMPORTÂNCIA DOS FUNDOS PÚBLICOS
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
Ciclo de vida do produto
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Ministério da Cultura.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Políticas Públicas Municipais
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
INOVA Sustentabilidade
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
Das Grandes Obras ao Efeito Estufa
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Ministério da Cultura.
PROJETO ORLA EM SANTA CATARINA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
José Alberto Ribeiro Carvalho
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
CARTA AOS CANDIDATOS Desenvolvimento para sempre Uma agenda para os candidatos nas eleições 2014 Carta aos candidatos à Presidência da República, aos governos.
Defesa Civil, Proteção Civil
Oficina Meio Ambiente Gestão Ambiental Local
Política e Sistema Nacional de Participação Social
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL – DAI ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENTIDADES ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE.
Recursos e Fontes de Financiamento
Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Gestão Municipal da Habitação
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS E CONSELHEIROS DO SISNAMA EM SANTA CATARINA.
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARANAÍBA Uberlândia, 23 de outubro de 2012 PROGRAMA DE.
Audiência Pública Projeto de Lei nº 29/2011 Brasília, 13 de novembro de 2012 Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) Relator -
Ministério do Meio Ambiente
PREFEITURA M. DE CAMPO GRANDE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
Transcrição da apresentação:

FUNDOS SOCIOAMBIENTAIS BRASILEIROS Ministério do Meio Ambiente

ANTECEDENTES Lei 6.938/81 PNMA + SISNAMA Lei 7.797/89 – Criação do FNMA “contribuir como agente financiador, por meio da participação social, para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente.” 1993 - Criação do MMA 2003 Diretrizes da Política Ambiental DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL TRANSVERSALIDADE (POLÍTICA INTEGRADA DE GOVERNO) FORTALECIMENTO DO SISNAMA 2004 e 2006 Conferências de Meio Ambiente Articular ações de financiamento da PNMA (diálogo entre União, estados e municípios)

Mas ... Não estamos sozinhos!! PÚBLICOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS PRIVADOS Federal BID Boticário MMA MEC MJ MCT MDA MI MS FNMA 5% do orçamento MMA Estadual 56 Fundos 26 Ambientais Municipal 900 Fundos Ambientais

O que são fundos públicos? “porta de entrada de recursos públicos e privados, que serão utilizados especificamente no previsto em seus marcos legais para a gestão de bens comuns.”

Como podem ser os fundos? Esfera Administrativa Público ou privado Abrangência Internacional, nacional, municipal, regional (bacia, bioma,..) Operação financeira Fundo perdido, retorno, … Volume de operação Pequeno, médio, grande Recorte temático Biodiversidade, rec. hídricos, florestas, áreas protegidas Públicos alvo ONG, instituições públicas, pessoas

Que recursos podem ser operados pelos fundos? Taxas de emissão - taxas pagas de acordo com a quantidade e qualidade do poluente liberado. aplicado na gestão de recursos hídricos, no controle da poluição do ar e em resíduos sólidos. Cobranças pelo uso - pagamento pelo uso de recurso natural. Financiam serviços ambientais oferecidos pelos governos ou empresas privadas, tais como distribuição e tratamento de água. Taxas por produtos - incluídas nos produtos que geram custos de degradação ambiental em seu processo de produção, consumo ou disposição. Estas taxas foram criadas para internalização de custos diretos e indiretos dos sistemas de coleta e tratamento dos poluentes.

Que recursos podem ser operados pelos fundos? Cobranças administrativas - valor pago em processos de licenciamento ou autorização para o uso. Licenças intercambiáveis - constituição de um mercado de licenças, para emissão de poluentes ou uso de recursos naturais. Determinação de um teto de "cotas" por recurso ou poluente em uma determinada área (bairro, cidade , bacia ...) Sistemas de depósitos com reembolso - cobra-se um depósito para o uso de um determinado produto que é ressarcido quando é retornado. Aplicável a garrafas, pneus, embalagens de agrotóxicos e pilhas. Subsídios - redução de taxas tarifas ou acesso a recursos diferenciados ambientalmente ou restringir o acesso a estes a aqueles com baixo desempenho ambiental.

Que recursos podem ser operados pelos fundos? Royalties ou compensações financeiras do petróleo/gás natural, da energia hidroelétrica e da mineração. Respaldo na CF/1988, no par. 1, art. 20, a transferência dessa compensação do proprietário do Recursos Natural (União) aos estados e municípios e a órgãos federais da administração direta. Mecanismos de redistribuição de recursos vinculados ao desempenho ambiental – ICMS Ecológico, compras verdes e IR-ecológico, Serviço Florestal Brasileiro. Envolvimento dos setor privado - responsabilidade social, marketing institucional, mitigação de externalidades negativas... Retorno do financiamento de projetos produtivos, gestão de patrimônio. Financiamento de organismos internacionais - Trocas de dívida, pagamento por serviços ambientais (carbono, geração de água, conservação de solo), empréstimos , doações ...

Que recursos podem ser operados pelos fundos? TRANSVERSALIDADE – Execução da agenda ambiental de setores centrais da administração – FNMA 50% dos recursos de outros Ministérios

MMA- SECRETARIA EXECUTIVA Exemplo do FNMA MMA- SECRETARIA EXECUTIVA MISSÃO Contribuir como agente financiador, por meio da participação social, para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente Lei nº 7.797/89

FNMA NA ESTRUTURA DO MMA Conselho Deliberativo ASPECTOS GERAIS FNMA FNMA NA ESTRUTURA DO MMA ORIGEM DOS RECURSOS Tesouro Nacional Cooperação Técnica Brasil/Holanda Lei de Crimes Ambientais Parcerias (SPRN/GTZ- KfW) Empréstimos – BID Quota-parte do Petróleo CIDE – Combustíveis) Decreto de usos da Biodiversidade Outras fontes SECEX Conselho Deliberativo Diretoria FNMA

QUEM PODE DEMANDAR APOIO DO FNMA? Quem pode demandar apoio do FNMA? INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS Todas das esferas: Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal. ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS Sem fins lucrativos Cadastradas no CNEA ou com mais de 2 anos de existência legal Finalidade Estatutária Ambientalista

QUAIS SÃO AS FORMAS DE APOIO? DEMANDA ESPONTÂNEA Apresentadas em qualquer época do ano Oriundas de qualquer região do Brasil Enquadradas nos Núcleos Temáticos DEMANDA INDUZIDA Apresentadas em resposta a Editais e Termos de Referência, ou outras formas de indução

COMO ACESSAR Como Acessar

Mais de 1.500 projetos apoiados FNMA - 17 ANOS Mais de 1.500 projetos apoiados e R$ 170 milhões investidos. Como Acessar

Sistema de Financiamento Ambiental baseado em Fundos FNMA - 17 ANOS Setorializção: Um fundo de fundos LIMITES: Marco legal Mandato Escala Capilaridade Eficiência Empoderamento Como Acessar Sistema de Financiamento Ambiental baseado em Fundos

Situação dos fundos no Brasil? Diagnóstico Estadual 2004 – FNMA/MMA 56 fundos socioambientais, Apenas 9 operam MUNIC 2002 - IBGE 986 fundos municipais Apenas 81 usaram recurso do fundo Instrumento desconhecido Maior parte dos fundos só estão no papel Falta de articulação entre entes públicos Falta de articulação entre setor privado e público

Rede brasileira nó da RedeLac Exemplo da RedeLac 22 fundos, 14 países, 4 linguas US$700 milhões em fundos patrimoniais e extinguíveis US$ 70 milhões investidos por ano. Rede brasileira nó da RedeLac Animação/figura

Fundo Nacional do Meio Ambiente, Brasil Programa de Pequeños Subsidios, PNUD Fondo Mexicano para la Conservación de la Naturaleza, México Fondo Nacional para el Medio Ambiente, Bolivia Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Brasil Fondo de las Américas, Chile Fundación para el Desarrollo Sustentable, Costa Rica Fondo Pro Naturaleza, República Dominicana Fondo Ambiental Nacional, Ecuador Fondo Iniciativa para las Américas, El Salvador Fideicomiso para la Conservación en Guatemala, Guatemala Fondo Guatemalteco del Medio Ambiente, Guatemala Fondo Nacional para la Conservación de la Naturaleza, Guatemala Fundation Haitienne de l’Environment, Haiti Fundación Hondureña de Ambiente y Desarrollo, Honduras Fondo Canadá -Nicaragua para el Manejo del Medio Ambiente, Nicaragua Fundación para la Conservación de los Recursos Naturales, Panamá Fondo Nacional para las Áreas Protegidas por el Estado, Perú Fundación PUMA, Bolivia Environmental Foundation of Jamaica, Jamaica Fundación Río Sierra Nevada de Santa Marta, Colombia Reserva de la Biósfera Río Plátanos, Honduras Fondo Iniciativa para las Américas, Argentina Fondo para la Acción Ambiental, Colombia Fundación para el Desarrollo del Sistema Nacional de Áreas Protegidas, Bolivia Suriname Conservation Foundation, Suriname Corporación ECOFONDO, Colombia Fundo Nacional do Meio Ambiente, Brasil Protected Areas Conservation Trust, Belice

Edital FNMA 04/2005 apoio a criação e fortalecimento dos fundos socioambientais públicos 21 fundos selecionados + ABEMA e ANAMMA 6 Estaduais, 18 municipais Distribuição: R$ 1,25 milhão 6 fundos selecionados SC GO Campo Grande Maceió Foz do Iguaçú Boa Vista R$3 milhões – pequenos projetos em EA Capacitação Financiamento

Rede Brasileira de Fundos Socioambientais Rede Brasileira nó da RedeLac Criada pelo MMA+ABEMA+ANAMMA em 06/06/2006 aprimorar o desempenho do financiamento ambiental no país; Propor melhores práticas de seleção, monitoramento e avaliação dos projetos ambientais; Avaliar e propor para fortalecimento dos fundos ambientais; Capacitar gestores, técnicos e conselheiros de fundos socioambientais públicos; Estimular a participação social na gestão de fundos socioambientais e Propor o aprimoramento da legislação aplicável ao financiamento ambiental.

Proposta de estrutura da rede membros Comitê Executivo ABEMA ANAMMA MMA Fundo Privado Outros beneficiados Sociedade civil Outros gestores públicos Órgãos de controle Ministério Público Secretaria Executiva membros Assembléia (Composta por Fundos Membros) Grupos de Trabalhos membros Grupos de Trabalhos membros Grupos de Trabalhos Parceiros Estratégicos Instituições financeiras membros

Áreas de Atuação Capacitação Desenvolvimento Institucional Financiamento

4ºSeminário de Fundos BH/MG Agenda 2006/2007 Formação: Sensibilização Público Gestores Capacitação Público Gestores e técnicos Modular e seriada: básico e intermediário Presencial e a Distância Fortalecimento Institucional: Diagnóstico de fundos municipais e atualização dos fundos estadais Constituição de uma base de dados Calendário: Reunião em março de 2007 Assembléia Geral 2007 4ºSeminário de Fundos BH/MG 11 a 15 dez 2006 Campanha de Captação 2007: USAID GEF Petrobrás

Como aderir? www.mma.go.br/fnma Rede Brasileira de Fundos Socioambientais > Adesão