José Manuel Moran moran10.blogspot.com

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
5º Telecongresso Internacional de Educação 17 e 18 de outubro /2007.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS

Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
Qualidades não específicas necessárias ao mundo do trabalho
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Educação Digital Andréia & Lúcia Projeto: Tecnologias na educação.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
NÚCLEO DE TECNOLOGIA GD DAS TICS 2011
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Aprender ao Longo da Vida
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
O uso pedagógico das tecnologias na Escola
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Escolhendo o nosso Futuro
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
CURRICULO +.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Tendências em Educação a Distância e Soluções Digitais para o Ensino Presencial e/ou a Distância
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
TABLETS PARA TODOS CONSEGUIRÃO MUDAR A ESCOLA? José Manuel Moran
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Profa. Reane Franco Goulart
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
AS REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO:
Aprendizagens em Arte Coordenadora
International Seminar on Distance Learning Escola Nacional de Administração Pública – ENAP Brasilia, June 18-20, 2007 Local: Auditorium of ENAP Profa.
A PEDAGOGIA DA DÚVIDA NUMA SALA DE AULA VIRTUAL INVERTIDA
Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricural – Fac. Educação da USP
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Redes Sociais na Educação Aberta
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Como Utilizar a Internet na Educação
A integração teoria-prática em física: uma proposta metodológica para o ensino Prof. Dr. Henrique Duarte da Fonseca Filho Departamento de Exatas Universidade.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Cidade do Polo 2013 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Tecnologia na Educação.
Formação lato sensu de gestores da educação básica: as tecnologias digitais no Programa da Escola de Gestores Natalia Aguiar – UFPE
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Transcrição da apresentação:

José Manuel Moran www.eca.usp.br/prof/moran moran10.blogspot.com A EAD que vale a pena José Manuel Moran www.eca.usp.br/prof/moran moran10.blogspot.com

Mudanças aceleradas e profundas

Mudanças cada vez mais aceleradas e profundas Coreia: 2013: Todas as escolas sem livros, só com tablets e materiais digitais Robots ensinam línguas na escola

Mudanças cada vez mais aceleradas e profundas Nicolelis: A convergência entre as mentes e as máquinas 2045: Circularidade tecnológica: Computadores terão mais poder que os humanos O envelhecimento: uma doença curável

Desafios mais complexos na educação Construir-nos como pessoas que gostam de aprender mais e melhor, que evoluem no meio de contradições, que fazem melhores escolhas e se realizam mais em todas as dimensões Ampliar a visão de mundo: percepção, a avaliação de cenários, contextos, pessoas, ideias, emoções, valores (Conhecer) Ampliar a relacionar-se, a conviver consigo, com os mais íntimos, com os próximos, com os que encontramos presencial e digitalmente (acolher, selecionar, construir vários níveis de intimidade) (Conviver) Aprender a criar, empreender, divulgar-se, nos espaços presenciais e digitais

Alguns princípios básicos na educação atual Ajudar a desenvolver pessoas criativas, empreendedoras, inovadoras Criatividade e arte como eixos importantes para ensinar e aprender (sensibilidade, novas percepções, integração, expressões múltiplas) Aprendizagem baseada em atividades-reflexão, desafios, jogos Integração de espaços, tempos, modalidades (presencial, blended-learning e online), Flexibilidade de currículos, percursos, metodologias, aprendizagem formal e informal

Um longo caminho no EAD Ainda preconceitos (Saúde, Serviço Social, Direito) Separação excessiva entre presencial e EAD(regulação minuciosa, cultura tradicional, interesses) Predomínio de metodologias convencionais Avanços parciais EAD em tudo: Todas as formas e níveis de educação utilizarão cada vez mais aplicativos e metodologias que eram da EAD

Uma nova metodologia no blended learning: aulas invertidas Iniciar um assunto no ambiente virtual: Vídeo introdutório, leitura básica, pesquisa, atividades avaliativas iniciais Aprofundá-lo na sala de aula (presencialmente) Discussão, problematização, contextualização, síntese provisória. Sistematização, novos materiais, discussões complementares... no ambiente virtual

Integração de aplicativos e ambientes abertos com plataformas mais fechadas De ambientes institucionais, com ambientes pessoais

Múltiplos aplicativos e soluções

Web 2.0 15 15

Integração maior com aplicativos e tecnologias móveis e ambientes pessoais de aprendizagem

Integração com redes sociais

Ambientes mais ricos de comunicação Ambientes 3D integrados aos ambientes digitais de aprendizagem Utilização mais frequente e criativa dos ambientes e aplicativos digitais de comunicação

20

Materiais digitais acessíveis e interessantes

Novas formas de oferta de EAD

Cursos abertos e compartilhados

Para onde vamos Mobilidade e flexibilização progressiva e irreversível. Aprender de forma mais personalizada, diferenciada. Aprender a qualquer hora, em qualquer lugar, de múltiplas formas. Maior exigência de competências de mediação e de criação presenciais e digitais Muitas novas oportunidades profissionais pessoais e institucionais

José Manuel Moran www.eca.usp.br/prof/moran moran10.blogspot.com.br moran10@gmail.com