1 - O mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestíveis e o fermento de fazer o pão são formados por organismos que pertencem ao Reino Fungi. Com relação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2º Lei de Mendel.
Advertisements

Reino Fungi Edilson Soares.
Professora Francine Mariotti
Reino Animalia Ciências Tassinari.
FILO CNIDÁRIA (COELENTERATA)
SERES VIVOS.
Capítulo 3 – tema 2: OS FUNGOS
REINO FUNGI Amanita muscarina.
ORIGEM DA VIDA.
Profª: Gleice Cristina
PORÍFEROS.
Colégio Inedi Prof. Larissa Castilhos - Ciências
CNIDÁRIOS.
Medusas: as formas livres.
fungos Características: São seres eucariontes.
CNIDARIOS Animais dotados de células urticantes (cnidoblastos).Apresentam-se nas formas de pólipo ou de medusa. Simetria radial ou birradial. Diblásticos.
Sabe-se que o albinismo é determinado pela ação de um gene recessivo autossômico. Considere um casal normal que teve 6 crianças todas normais. Sabendo-se.
Poríferos e Cnidários Revisão e exercícios.
Amabis e Martho Biologia dos organismos
Animais exclusivamente aquáticos e bastante primitivos
REFORÇO ORIGEM DA VIDA.
CELENTERADOS OU CNIDÁRIOS
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
Origem da Vida.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
Aula 1 - O início da vida na Terra
FILO CNIDARIA (CELENTERADOS)
CIÊNCIAS – 6ª SÉRIE Revisão para a recuperação
ANIMAIS INVERTEBRADOS
Cnidários Ou celenterados, São hidras, caravelas, águas vivas, corais e anêmonas do mar.
Prof. Valdiran Wanderley de Souza
REINO FUNGI OS FUNGOS.
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Professora Fernanda Landim
Características dos seres vivos:
CNIDÁRIOS.
Quais são os representantes do reino fungi?
Reino Fungi Disponível em: . Acesso em: 29 maio 2011.
Professora Fernanda Landim
Fungos.
Classificação Biológica
Cnidários ou Celenterados
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
Colégio Marista Patos de Minas
Plastos São estruturas citoplasmáticas que apresentam no seu interior
Características dos Seres Vivos
Celenterados ou Cnidários
Reino Fungi.
INVERTEBRADOS 04/08/10 1.
O Reino Fungi São Eucariontes Aclorofilados Heterótrofos por absorção
ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
Reino Fungi.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
UFMG.
2ª Lei de Mendel “A segregação independente de dois ou mais pares de genes” Prof. Guilherme.
Anglo Aula: Porífero (esponjas)
Filo Porífero (esponjas)
Reino Fungi.
Reino Protista - Algas Dinoflagelados
REVISÃO 7º ano B.
Cap. 8 e 9 – 1º SÉRIE EM Professora: Alexsandra Ribeiro
O Reino Fungi São Eucariontes Aclorofilados Heterótrofos por absorção
Revisão ENEM Prof. Ramon.
Reinos e Domínios . Em 1969 Robert Whittaker agrupou os seres vivos em 5 reinos: Monera Protista Fungi Plantae ou Metaphyta Animalia ou Metazoa . Recentemente.
FUNGOS Scheilla Bastos.
Prof. Pablo Paim Biologia
GRUPOS ANIMAIS META Apresentar, em linhas gerais, as características dos representantes do Reino Animal, bem como citar os principais filos inseridos neste.
REINO DOS FUNGOS.
Transcrição da apresentação:

1 - O mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestíveis e o fermento de fazer o pão são formados por organismos que pertencem ao Reino Fungi. Com relação a esse grupo indique a(s) proposição(ões) verdadeira(s): 01) São organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autotróficos facultativos. 02) O material nutritivo de reserva é o glicogênio. 04) Em função da nutrição heterótrofa, esses seres podem viver em mutualismo, em saprobiose ou em parasitismo. 08) Alguns fungos são utilizados na obtenção de medicamentos. 16) Nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas no ambiente, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores, permitindo sua absorção pelo organismo. 32) Na alimentação humana são utilizados, por exemplo, na fabricação de queijos, como o roquefort e o gorgonzola. 64) Reproduzem-se, apenas, assexuadamente por meio de esporos, formados em estruturas denominadas esporângios, ascos e basídios.

A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que o ancestral desses quatro grupos apresentava a) membros locomotores e pulmões. b) coração com quatro cavidades e brânquias. c) pêlos no corpo e glândulas mamárias. d) homeotermia e placenta.

I. Lampréias são ectoparasitas de peixes e baleias, e feiticeiras alimentam-se de vermes marinhos ou de peixes moribundos. II. Os agnatos têm desvantagens em relação aos gnatostomados quanto à obtenção de alimento. III. Atualmente, o número de espécies de agnatos é muito menor do que o dos peixes gnatostomados, fato provavelmente ocasionado pela ausência de mandíbula. IV. As mandíbulas não se limitam à captura de alimento, mas também podem manipular objetos e cavar buracos. São corretos os comentários a) I, II, III e IV. d) I, II e IV, somente. b) II, III e IV, somente. e) I, II e III, somente. c) I, III e IV, somente.

"Pouca gente de dá conta de que o litoral sul do Brasil, em especial Santa Catarina, é uma das áreas mais importantes em todo o planeta para a reprodução das baleias. É aqui que a Baleia Franca, um gigante pacífico e ameaçado de extinção, vem ter seus filhotes e amamentá-los, de maio a outubro (com o maior número de avistagens de baleias com filhotes em agosto/setembro)." Considere os itens a seguir, que apresentam possíveis características do grupo a que pertencem os animais supra citados. I. respiração pulmonar II. pecilotermia III. fecundação interna IV. ausência de diafragma Quais estão corretos? a) Apenas I e II. d) Apenas III e IV. b) Apenas I e III. e) Apenas I, II e IV. c) Apenas II e III.

Receita de Jean Baptiste von Helmont, séc Receita de Jean Baptiste von Helmont, séc. XVII: “Colocar uma camisa suja de suor e um pouco de germe de trigo em um canto escuro e sossegado. O suor funciona com „princípio ativo‟ e dentro de 21 dias a partir da camisa e do trigo nascerão vários camundongos”. O texto exemplifica a: a) teoria da biogênese. b) teoria da abiogênese. c) teoria da pré-formação. d) hipótese heterotrófica. e) hipótese autotrófica.

I. Segundo a hipótese heterotrófica, os organismos com esse tipo de nutrição foram os últimos a surgir. II. O surgimento dos organismos fotossintetizantes permitiu o aparecimento da respiração aeróbica. III. Sob determinadas circunstâncias, foi possível o surgimento de substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas. IV. O surgimento dos coacervados permitiu que algumas moléculas como o DNA se mantivessem íntegras por mais tempo. Dentre as afirmações acima, relativas à origem dos seres vivos, estão corretas, apenas: a) II, III e IV d) I e II b) II e III e) I e IV c) III e IV

Uma pessoa recebeu transfusão de sangue e morreu em conseqüência dessa transfusão. Seu pai é do grupo sangüíneo AB, sua mãe é do grupo sangüíneo A homozigota. A pessoa pertence ao grupo sangüíneo _____ e recebeu sangue do tipo ______. Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas. Grupo sangüíneo Tipo de sangue recebido a) A B ou AB b) B A ou B c) AB A ou O d) AB B ou O e) O AB ou O

Na Drosophila melanogaster, a cor do corpo ébano é produzida por um gene recessivo (e) e o corpo de cor cinza, pelo seu alelo (E). A asa vestigial é produzida por um gene recessivo (v) e o tamanho normal da asa é determinado pelo seu alelo (V). Se moscas diíbridas são cruzadas entre si e produzem 256 indivíduos, quantas moscas desta progênie apresentarão o mesmo genótipo dos pais? a) 144 d) 8 b) 128 e) 16 c) 64

I. As esponjas reproduzem-se apenas assexuadamente. II. A anfiblástula é a fase larval apenas de esponjas simples. III. Nas esponjas do tipo áscon, os coanócitos localizam-se nos canais radiais. IV. Quem permite a movimentação da água através da esponja são os coanócitos. V. As esponjas têm fecundação interna e desenvolvimento indireto. VI A alta capacidade de regeneração das esponjas demonstra a pequena interdependência e diferenciação de suas células.

Os celenterados podem apresentar-se sob as formas de pólipo e medusa. Nas classes Hydrozoa, Scyphozoa e Anthozoa, predominam, respectivamente as formas: a) polipóide, medusóide, polipóide. b) polipóide, polipóide, medusóide. c) medusóide, polipóide, polipóide. d) polipóide, todas as três classes. e) medusóide, polipóide, medusóide