ARTIGO CIENTIFICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
projeto de pesquisa Modelos
Advertisements

TCC: Monografia e/ou Artigo
PROJETO DE PESQUISA.
Metodologia Científica
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
Orientação do Artigo Interdisciplinar
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Este material é parte integrante da disciplina
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO

Elaboração de Artigo Científico: orientações iniciais
Aula IV PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO
Nome do aluno Período Disciplina Nome do professor
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Metodologia Científica e Tecnológica
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
Trabalho nas regras ABNT
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Elaboração de relatório
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
Itens para avaliação do artigo
Título do Artigo Científico
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Dicas Gerais sobre a Monografia
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Metodologia Científica
O ARTIGO.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Introdução: a introdução é a apresentação.
Rosana Santos OLIVEIRA 1 ; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE 1 ; Thiago Augusto de Sousa CASTRO 2 1. Alunos do curso de Geografia da faculdade Castelo Branco,
Práticas Investigativas da Escola Superior de Gestão e Tecnologia
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
Produção de Artigo Acadêmico
Orientações para escrever um Artigo Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
Trabalho de Conclusão de Curso
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

ARTIGO CIENTIFICO

O objetivo principal do artigo, além de representar o trabalho final do aluno para a obtenção do título de especialista, é levar ao conhecimento do público interessado alguma idéia nova, ou alguma abordagem diferente dos estudos realizados sobre o tema, como por exemplo: particularidades locais ou regionais em um assunto, a existência de aspectos ainda não explorados em alguma pesquisa, a necessidade de esclarecer uma questão ainda não resolvida, entre outros.

A principal característica do artigo científico é que as suas afirmações devem estar baseadas em evidências, sejam estas oriundas de pesquisa de campo ou comprovadas por outros autores em seus trabalhos. Isso não significa que o autor não possa expressar suas opiniões no artigo, mas que deve demonstrar para o leitor qual o processo lógico que o levou a adotar aquela opinião e quais evidências que a tornariam mais ou menos provável, formulando hipóteses e/ou suas questões de estudo.

1. INTRODUÇÃO A introdução faz parte do texto principal. A finalidade da introdução é situar o leitor no tema, definindo conceitos, apresentando os objetivos do artigo e as linhas de pensamento relevantes para o estudo do assunto e as possíveis controvérsias, explicitando qual dessas linhas que o autor irá seguir e justificar a escolha. Também é aconselhável que o autor, no último parágrafo da introdução, apresente a estrutura do artigo, detalhando a ordem de apresentação do tema

2. DESENVOLVIMENTO Esta é a parte principal do artigo. O autor deve subdividi-la em quantas partes forem necessárias para dar lógica e articulação adequada ao tema que pretende apresentar. Não existe exatamente uma norma rígida que oriente esta seção. O texto poderá conter idéias de autores, dados da pesquisa (se for pesquisa de campo colocar gráficos e tabelas auxiliares) e interpretações. Tudo isto deve ser apresentado de forma integrada substancial, criativa e lógica. É nesta parte que se procura explicar as hipóteses e relacionar a teoria com a prática.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS As considerações finais devem limitar-se a uma síntese da argumentação desenvolvida no corpo do trabalho e dos resultados obtidos. Lembramos, contudo, que elas devem estar todas fundamentas nos resultados obtidos na pesquisa. Também podem ser discutidas recomendações e sugestões para o prosseguimento no estudo do assunto. Portanto, este item não deve trazer nada de novo e deve ser breve, enérgico, consistente e abrangente.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1. Adequação do Título e do Resumo ao conteúdo do artigo; 2. Discussão (resultados comparados e discutidos segundo literatura específica; contribuição científica para a área de conhecimento do trabalho).

3. Considerações Finais (reflexão concludente acerca dos resultados encontrados; reflexão fundamentada na discussão levantada). 04. Formatação, organização, tabelas e figuras.

05. Introdução (apresentação do tema, hipótese e/ou problema; relevância e justificativa do projeto); 06. Objetivos (detalhamento das metas, clareza de ações e respostas).

07. Metodologia (adequação entre métodos e objetivos incluindo, se necessário, análise estatística e citação adequada dos parâmetros de referência). 08. Resultados (apresentação nítida e inter-relacionada aos objetivos do trabalho).

09. Coerência, coesão e correção gramatical do texto. 10. Referências bibliográficas atualizadas, pertinentes e citadas corretamente.

Nota Final O Parecer do Orientador é um texto sucinto, redigido a próprio punho, onde o orientador expõe suas justificativas em relação aos valores das notas atribuídos na tabela de Critérios de Avaliação. O parecer deverá ser assinado pelo Professor Orientador e pelo coordenador de Pós-Graduação da Unidade.

MUITO OBRIGADO!