EDUCAÇÃO EM SAÚDE ONLINE: como usar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Informática na Educação
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
Apresentando.
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Universidade Federal de Pernambuco
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Informática e educação Claudio de Oliveira
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
COMO ENSINAR MEDICINA NESTES NOVOS TEMPOS ?
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
Plataforma de Ensino a Distância
Os Caminhos da Pesquisa
Curso de Docência Universitária
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Primeira Reunião Acadêmica
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Danielle Domeneghetti Crepaldi Orientador: Wilson Massashiro Yonezawa
O uso de novas mídias nas escolas
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Introdução à Prática da Pesquisa I
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
VI Semana Científica do Curso de Medicina da FURB
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Curso Editoração Eletrônica Científica “Como produzir um Periódico Eletrônico Científico” Benedito Barraviera Professor Titular do Departamento de Doenças.
BENEDITO BARRAVIERA Professor Titular de Doenças Tropicais - UNESP Presidente da ABEC XVI CURSO DE EDITORAÇÃO CIENTÍFICA DA ABEC PRINCÍPIOS GERAIS E IMPORTÂNCIA.
A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA NA UNESP - O CASO CEVAP -
Universidade Federal de Pernambuco
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
GENTE E GESTÃO Miguel de Paula.
Por:José Augusto Pereira da Silva e Nadielson Francisco Chaves FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS MESTRADO.
Introdução à Educação à distância
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Identificação da atividade e do aluno
CURSO - LIVRO DIGITAL.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO EM SAÚDE ONLINE: como usar BENEDITO BARRAVIERA Departamento de Doenças Tropicais Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Não são os mais fortes da espécie que sobrevivem, nem os mais inteligentes, mas sim os que respondem melhor às mudanças. Charles Darwin 1809-1882

Porque existe uma Faculdade de Medicina ? PONTOS PARA REFLEXÃO Porque existe uma Faculdade de Medicina ?

Qual o seu foco ou missão? PONTOS PARA REFLEXÃO Qual o seu foco ou missão?

Qual o seu principal produto? PONTOS PARA REFLEXÃO Qual o seu principal produto?

A qualidade do ensino está adequada? PONTOS PARA REFLEXÃO A qualidade do ensino está adequada?

Os alunos estão motivados? PONTOS PARA REFLEXÃO Os alunos estão motivados?

Os alunos estão satisfeitos? PONTOS PARA REFLEXÃO Os alunos estão satisfeitos?

As tecnologias de ensino são modernas? PONTOS PARA REFLEXÃO As tecnologias de ensino são modernas?

Os alunos têm tempo para pensar? PONTOS PARA REFLEXÃO Os alunos têm tempo para pensar?

Os alunos têm tempo para pesquisar? PONTOS PARA REFLEXÃO Os alunos têm tempo para pesquisar?

Os alunos têm tempo para a extensão? PONTOS PARA REFLEXÃO Os alunos têm tempo para a extensão?

O ensino é feito apenas em sala de aula? PONTOS PARA REFLEXÃO O ensino é feito apenas em sala de aula?

O desempenho dos alunos fora da Instituição é bom? PONTOS PARA REFLEXÃO O desempenho dos alunos fora da Instituição é bom?

PONTOS PARA REFLEXÃO Existem professores preocupados em desenvolver novas tecnologias de ensino?

Apresentações em slides são eventos lineares Apresentações em slides são eventos lineares. Isso significa que elas acontecem em linha reta do começo ao fim. Os slides não andam, não falam, não cantam nem sapateiam. Cada imagem é completa e auto-suficiente no momento em que aparece.

Estudos realizados para descobrir como as pessoas aprendem e recordam estimam que:  Retemos na memória cerca de 20% do que vemos, 40% do que vemos e ouvimos e 75% do que vemos, ouvimos e fazemos (interagimos).

Tempo disponível: Os cursos de graduação continuam tendo o mesmo tempo disponível para os professores desde a década de 50s. Por outro lado, a quantidade do conhecimento científico aumentou de um número milhares de vezes superior.

O CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO EVOLUÇÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DESDE 1900 1.900 – 9.000/ano 1.950 – 90.000/ano 2.000 – 900.000/ano 2465/artigos/dia

Conclusão: Ou aumentamos o tempo dos cursos de graduação, ou cortamos algumas disciplinas, ou aumentamos o tempo da residência médica, ou desenvolvemos tecnologias de construção rápida do conhecimento.

É sabido que: Aprendemos mais rápido, compreendemos melhor e retemos mais quando nossos órgãos dos sentidos são estimulados em múltiplos níveis. Sugestão: Para construirmos o conhecimento mais rapidamente necessitamos associar diferentes mídias.

PALAVRA DE ORDEM MUDANÇA !!! PARA MUDAR CORAGEM !!!

1997

EFEITO DA MULTIMÍDIA NO AUTO-APRENDIZADO DA MEDICINA TROPICAL Maria Fernanda Sarmento e Souza (1), Ana Sílvia Sartori Barraviera Ferreira (2), José Carlos Martinez (3), Benedito Barraviera (4) 1-Mestre em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – UNESP. 2-Aluna do Curso de Pós-graduação em Fisiopatologia Experimental – Área de Telemedicina, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 3-Professor Assistente Doutor do Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia de Bauru – UNESP. 4-Professor Titular do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP e Pesquisador do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos CEVAP-UNESP.

Tabela 1 – Resultado das avaliações realizadas nas turmas A e B antes da entrega do material didático e imediatamente após o seminário. ASSUNTO TURMAS ANTES (A) X±s DEPOIS (D) TESTE Tcalc. α = 5% Tcrit. COMENTÁRIOS Antes X Depois Tétano A, n=25 5.72±1.14 9.10±0.59 -14.09 -1.71 A < D B, n=27 6.41±1.61 8.59±1.47 -4.75 -1.76 Ofidismo A, n=22 4.27±1.41 9.52±0.42 -17.86 -1.72 4.35±1.46 8.41±0.76 -12.09 -1.70

COMO ENSINAR MEDICINA NOS TEMPOS ATUAIS FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELO EXCESSO DE CONHECIMENTO ?

COMO É O NOSSO ATUAL ALUNO DE MEDICINA? 1-Fase pré-universitária Colégios e Cursinhos Habilidades e tecnologias especiais (sistemas tira-dúvida online, carteira eletrônica, etc) 2-Conhecimentos adquiridos Manejo do computador (textos, multimídia, etc) Manejo da Internet (download e upload) 3-Desenvolvimento da INICIATIVA 4-Consciência do AUTO-APRENDIZADO Buscar e selecionar informação Esta nova geração sabe que conhecimento não se transmite, se constrói. Eles sabem que terão que ser parceiros dos professores na construção da carreira!

A construção do conhecimento na ausência do professor é para esta nova geração uma alternativa menos estressante, tira o aluno da sala de aula e permite que o estudar possa ser feito em horas que mais lhe convier.

VAMOS CONHECER ESTA NOVA PROPOSTA ESTUDANDO AS VACINAS CONTRA BACTÉRIAS E TOXINAS?

ESTAS FERRAMENTAS CONSTROEM O CONHECIMENTO MAIS RAPIDAMENTE? Quanto ao questionamento se estes sistemas permitem a construção do conhecimento mais rapidamente do que a forma tradicional, os alunos acham que sim. Segundo eles houve um dispêndio de cerca de cinco horas entre ler o fascículo e navegar por todo o CD-ROM inclusive respondendo às avaliações. A presença de grande quantidade de imagens, de vídeos, de animações permite a fixação dos conteúdos de maneira muito mais rápida e permanente. Deve ser salientado que as animações e os mini-vídeos ajudam sobremaneira no auto-aprendizado.

ESTAS FERRAMENTAS CONSTROEM O CONHECIMENTO MAIS RAPIDAMENTE? Quanto à motivação dos alunos observamos que esta nova proposta é muito familiar e motiva certamente além de, tirar o aluno da sala de aula e gerar dúvidas e reflexões. Estas pedem a necessidade da interação, em algum momento com o professor, mesmo que seja a distância. Maia (13) acredita que esta nova geração sabe o que quer e não se contenta mais com o “cuspe e giz” das aulas tradicionais. Eles querem mais, porque simplesmente têm a consciência de que podem oferecer mais para a nossa sociedade.

O homem é, por princípio, um poderoso agente provocador de mudanças no ambiente. Mas oferece, paradoxalmente, fortes resistências às mudanças de si mesmo !!! J. C. Caspari

Esta aula está disponível no seguinte endereço: www.cevap.org.br Pela atenção, Muito obrigado !!!