Novas Funções dos Professores de EAD Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br Juliana Cristina Faggion Bergmann juliana@facinter.br identificar as funções e as habilidades para as diferentes modalidade da educação semi-presencial ou a distância; apresentar um modelo; e avaliar com os participantes essas novas funções. Ementa Professor autor – acessibilidade, dialogicidade e aprendizagem linear e não linear; Professor tutor - interação social comunicativa intencional, colaboração e autonomia. Professor Avaliador: importância do feedback; orientação para a auto, hetero e co-avaliação
Funções do Professor assistente inspirador exemplo Formador de opinião Provocador/ orientador/planejador/facilitador/mediador/colaborador tutor avaliadaor Transmissor de conhecimento Ministrador de aulas Incentivador da pesquisa
Funções do Professor em ambiente de Ensino Aluno Comunicação unidirecional Cobrança Mensuração Recepção Passiva Repetição Insatisfação do aluno
Funções do Professor em Ambientes de Aprendizagem Aluno Comunicação dialógica Orientação Interação Social Comunicativa Acompanhamento Avaliação e Retro-Alimentação Recepção Reflexiva Investigação Colaboração Construção Co-avaliação e Auto-avaliação
Funções do Professor em Ambientes de Aprendizagem Novos papéis Comunicação dialógica Interação Social Comunicativa Orientação Acompanhamento Avaliação e Retro-Alimentação Professor Autor Professor Tutor Professor Avaliador
Modelo de Educação a Distância Prática Pedagógica Aprendizagem Conhecimento Avaliação Tutoria Autoria do Material Didático Gerenciador do suporte tecnológico Docência Hetero- Co- Auto- A aprendizagem, o conhecimento e a avaliação são elementos que compõem a prática pedagógica. Na educação a distância aA Aprendizagem
Aprendizagem do Aluno Diálogo Objetivo professores autores e regentes, professores tutores alunos Objetivo Re-elaboração de conhecimento existente Construção de novo conhecimento
Aprendizagem do Aluno Trajetória orientada pelo Professor; organizada pelo desenho do material didático; acompanhada pela Tutoria; realizada pelo Aluno na interação com outros participantes: no pólo, via telefone ou no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Professor autor Plano de Ensino Plano de Aula Esquemas Quadros Presencial A DISTÂNCIA Plano de Ensino Plano de Aula Esquemas Quadros Bibliografia Plano da disciplina Texto verbal (livro, guia, apostila) Texto digital (AVA) Rota de Aprendizagem Referências e Links
Professor autor Conhecimento Interdisciplinaridade do tema dos suportes tecnológicos das diferentes linguagens dos instrumentos de avaliação Dos objetivos do curso e da disciplina Interdisciplinaridade Multidisciplinaridade Dialogicidade
Professor tutor interação social comunicativa intencional: Acompanhamento, Orientação, e colaboração: valorização dos talentos individuais na equipe; reconhecimento das diferentes representações; e autonomia: desenvolvimento da capacidade do aluno de investigar, escolher e decidir.
Professor tutor: Competências pedagógicas tecnológicas didáticas pessoais lingüísticas de trabalho em equipe VILLARDI e OLIVEIRA, 2005
Professor Tutor: Ações FUNÇÃO AÇÃO Incentivo e apoio ao aluno; promoção do sentimento de pertença; Esclarecimento de dúvidas, complementação de informações; Acompanhamento das atividades supervisionadas; Instruções operacionais, de estudo e de organização Acompanhamento das atividades de avaliação, avaliação processual. Motivador Docente Supervisor Orientador . Avaliador Fontes: FACINTER, 2006; MUNHOZ, 2003.
Autoria,Tutoria, Avaliação A autoria, a tutoria e a avaliação exigem professores qualificados, que dominam o conhecimento na sua área, que tenham a capacidade investigativa de aprender o que não sabem, a responsabilidade de orientar para a autonomia no outro, de identificar os pontos fortes e os limites no aluno e ajudá-lo a reforçar uns e superar os outros e a generosidade de compartilhar.
Professor Avaliador Acompanhamento da aprendizagem; orientação para Diagnóstico orientação para auto-avaliação e co-avaliação (na equipe, na turma); hetero-avaliação:feedback (retro-alimentação dos colegas, dos tutores, dos professores, dos sistemas oficiais devolutiva para a coordenação do curso. A avaliação da aprendizagem permite a retro-alimentação do sistema, isto é, fornece dados para verificar se todos os componentes estão cumprindo a sua função e onde existem fragilidades que precisam ser fortalecidas. Se você entender que a avaliação não é a punição por não se ter atingido o objetivo, mas o processo que permite verificar porque o objetivo não foi atingido, com certeza, você passará a participar mais do processo de avaliação. (CORTELAZZO,2009)
Professor Avaliador Conhecimento Multidisciplinaridade Dialogicidade. do tema dos suportes tecnológicos das diferentes linguagens dos instrumentos de avaliação Dos objetivos do curso e da disciplina Multidisciplinaridade Dialogicidade.
Funções do Professor
Novas Funções do Professor: Referências CORTELAZZO, I. B. C. Prática Pedagógica, Aprendizagem e Avaliação em EAD. Curitiba: IBPEX, 2009. _________. Tutoria e Autoria: novas funções provocando novos desafios na educação a distância. ECCOS Revista Científica, v. 10, n. 2, julho/dez. 2008. EMERENCIANO, M. S. J., SOUZA, C. A. de e FREITAS, L. G. de. Ser presença co mo educador, professor e tutor. Col@bora - Revista Digital da CVA-RICESU, v.1, n. 1, agosto de 2001. Disponívem em http://www.ricesu.com.br/colabora/n1/ind ex1.htm. MUNHOZ, A. S. A Educação a Distância em Busca do tutor ideal. Col@bora, Sant os, v. 2, n. 5, p.1, ago. 2003. Disponívem em: http://gemini.ricesu.com.br/colabora/n5/artigos/n_5/id03c.htm VILLARDI, Raquel. e OLIVEIRA, Eloiza Gomes de. Tecnologia na educação: uma perspectiva socio-interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005. FACINTER. Manual do Tutor. Elaborado por CORTELAZZO, I. B. C., RIBEIRO, R. Z. M.; RIBEIRO, M. M.. Curitiba: IBPEX, 2006.