Novas Funções dos Professores de EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Cursos de Graduação a Distância: inclusão e qualidade FACINTER/UNINTER
Rosilãna Aparecida Dias Faculdade Metodista Granbery / UFJF/CEAD
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Fundação Roberto Marinho
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
EAD em alimentos – curso teórico prático
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Desafios e oportunidades do EAD
A Função da Tutoria em EaD.
Estratégias de Sucesso
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
MARIA APARECIDA TRARBACH
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
O Papel do Tutor na EAD on-line
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Portfólios da Prática Pedagógica
Formação de Tutores a Distância
Rosineide Costa Brito dos Santos Tutor: intuição ou formação? Caetité - BA.
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Multimídia e Comunicação Educativa
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Estratégias Metodológicas para Ações em EAD
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROGRAMA DE INOVAÇÃO DOCE(NTE) PID DO PIMENTA ANO 2015.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Transcrição da apresentação:

Novas Funções dos Professores de EAD Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br Juliana Cristina Faggion Bergmann juliana@facinter.br identificar as funções e as habilidades para as diferentes modalidade da educação semi-presencial ou a distância; apresentar um modelo; e avaliar com os participantes essas novas funções. Ementa Professor autor – acessibilidade, dialogicidade e aprendizagem linear e não linear; Professor tutor - interação social comunicativa intencional, colaboração e autonomia. Professor Avaliador: importância do feedback; orientação para a auto, hetero e co-avaliação

Funções do Professor assistente inspirador exemplo Formador de opinião Provocador/ orientador/planejador/facilitador/mediador/colaborador tutor avaliadaor Transmissor de conhecimento Ministrador de aulas Incentivador da pesquisa

Funções do Professor em ambiente de Ensino Aluno Comunicação unidirecional Cobrança Mensuração Recepção Passiva Repetição Insatisfação do aluno

Funções do Professor em Ambientes de Aprendizagem Aluno Comunicação dialógica Orientação Interação Social Comunicativa Acompanhamento Avaliação e Retro-Alimentação Recepção Reflexiva Investigação Colaboração Construção Co-avaliação e Auto-avaliação

Funções do Professor em Ambientes de Aprendizagem Novos papéis Comunicação dialógica Interação Social Comunicativa Orientação Acompanhamento Avaliação e Retro-Alimentação Professor Autor Professor Tutor Professor Avaliador

Modelo de Educação a Distância Prática Pedagógica Aprendizagem Conhecimento Avaliação Tutoria Autoria do Material Didático Gerenciador do suporte tecnológico Docência Hetero- Co- Auto- A aprendizagem, o conhecimento e a avaliação são elementos que compõem a prática pedagógica. Na educação a distância aA Aprendizagem

Aprendizagem do Aluno Diálogo Objetivo professores autores e regentes, professores tutores alunos Objetivo Re-elaboração de conhecimento existente Construção de novo conhecimento

Aprendizagem do Aluno Trajetória orientada pelo Professor; organizada pelo desenho do material didático; acompanhada pela Tutoria; realizada pelo Aluno na interação com outros participantes: no pólo, via telefone ou no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Professor autor Plano de Ensino Plano de Aula Esquemas Quadros Presencial A DISTÂNCIA Plano de Ensino Plano de Aula Esquemas Quadros Bibliografia Plano da disciplina Texto verbal (livro, guia, apostila) Texto digital (AVA) Rota de Aprendizagem Referências e Links

Professor autor Conhecimento Interdisciplinaridade do tema dos suportes tecnológicos das diferentes linguagens dos instrumentos de avaliação Dos objetivos do curso e da disciplina Interdisciplinaridade Multidisciplinaridade Dialogicidade

Professor tutor interação social comunicativa intencional: Acompanhamento, Orientação, e colaboração: valorização dos talentos individuais na equipe; reconhecimento das diferentes representações; e autonomia: desenvolvimento da capacidade do aluno de investigar, escolher e decidir.

Professor tutor: Competências pedagógicas tecnológicas didáticas pessoais lingüísticas de trabalho em equipe   VILLARDI e OLIVEIRA, 2005

Professor Tutor: Ações FUNÇÃO AÇÃO Incentivo e apoio ao aluno; promoção do sentimento de pertença; Esclarecimento de dúvidas, complementação de informações; Acompanhamento das atividades supervisionadas; Instruções operacionais, de estudo e de organização Acompanhamento das atividades de avaliação, avaliação processual. Motivador Docente Supervisor Orientador . Avaliador Fontes: FACINTER, 2006; MUNHOZ, 2003.

Autoria,Tutoria, Avaliação A autoria, a tutoria e a avaliação exigem professores qualificados, que dominam o conhecimento na sua área, que tenham a capacidade investigativa de aprender o que não sabem, a responsabilidade de orientar para a autonomia no outro, de identificar os pontos fortes e os limites no aluno e ajudá-lo a reforçar uns e superar os outros e a generosidade de compartilhar.

Professor Avaliador Acompanhamento da aprendizagem; orientação para Diagnóstico orientação para auto-avaliação e co-avaliação (na equipe, na turma); hetero-avaliação:feedback (retro-alimentação dos colegas, dos tutores, dos professores, dos sistemas oficiais devolutiva para a coordenação do curso. A avaliação da aprendizagem permite a retro-alimentação do sistema, isto é, fornece dados para verificar se todos os componentes estão cumprindo a sua função e onde existem fragilidades que precisam ser fortalecidas. Se você entender que a avaliação não é a punição por não se ter atingido o objetivo, mas o processo que permite verificar porque o objetivo não foi atingido, com certeza, você passará a participar mais do processo de avaliação. (CORTELAZZO,2009)

Professor Avaliador Conhecimento Multidisciplinaridade Dialogicidade. do tema dos suportes tecnológicos das diferentes linguagens dos instrumentos de avaliação Dos objetivos do curso e da disciplina Multidisciplinaridade Dialogicidade.

Funções do Professor

Novas Funções do Professor: Referências CORTELAZZO, I. B. C. Prática Pedagógica, Aprendizagem e Avaliação em EAD. Curitiba: IBPEX, 2009. _________. Tutoria e Autoria: novas funções provocando novos desafios na educação a distância. ECCOS Revista Científica, v. 10, n. 2, julho/dez. 2008. EMERENCIANO, M. S. J., SOUZA, C. A. de e FREITAS, L. G. de. Ser presença co mo educador, professor e tutor. Col@bora - Revista Digital da CVA-RICESU, v.1, n. 1, agosto de 2001. Disponívem em http://www.ricesu.com.br/colabora/n1/ind ex1.htm. MUNHOZ, A. S. A Educação a Distância em Busca do tutor ideal. Col@bora, Sant os, v. 2, n. 5, p.1, ago. 2003. Disponívem em: http://gemini.ricesu.com.br/colabora/n5/artigos/n_5/id03c.htm VILLARDI, Raquel. e OLIVEIRA, Eloiza Gomes de. Tecnologia na educação: uma perspectiva socio-interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005. FACINTER. Manual do Tutor. Elaborado por CORTELAZZO, I. B. C., RIBEIRO, R. Z. M.; RIBEIRO, M. M.. Curitiba: IBPEX, 2006.