Hoje  Termos concretos: relatório para o 16 de março  Breve lição  Trabalho em grupos  Apresentações de cenários prospectivos HOJE 11:15  Segunda-feira:

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Transcrição da apresentação:

Hoje  Termos concretos: relatório para o 16 de março  Breve lição  Trabalho em grupos  Apresentações de cenários prospectivos HOJE 11:15  Segunda-feira: pesquisa e organização na sala de aula   buscar e analisar arquivos relevantes   mandar s a fontes potenciais (para depois ligar)

Preparação  Dica: Justificar tudo. Relatório: PRIMEIRA PARTE  Pergunta do estudo (outra vez!)  STEEP ou PESTLE: lista dos 3-10 fatores (variáveis independentes ou forças motrizes) que influenciam a variável dependente  Matriz das variáveis mais importantes  Desenho de pesquisa  Qual metodologia vão usar para analisar as variáveis independentes e a percepção destas variáveis? Qualitativa ou quantitativa, ou os dois? Explique por que.  Métodos específicos: arquivos, perguntas semi-estruturadas... Explique por que cada método é apropriado à pesquisa.  Uma lista das perguntas, arquivos e fontes (pessoas) específicos para ser pesquisados.  Mínimo: 3 pessoas em posições oficiais! 2 pessoas em posições não oficiais.

SEGUNDA PARTE  Relatório sobre os resultados da exploração (sobre as variáveis independentes ou forças motrizes)  Resumem, em breve, o que mostrou os dados (arquivos, entrevistas, etc.).  Detalhem os resultados das entrevistas, pessoa por pessoa.  Indiquem se os dados devem significar uma mudança nos cenários previstos.  Indiquem algumas pesquisas adicionais que têm que ser feitas antes do desenvolvimento dos cenários.

Dicas adicionais  Fatores de máximo impacto e incertezas críticas  Dados predeterminados e.g. população  Desenvolvimento de cenários usa muita lógica inductiva  Começa com o “futuro oficial”  Pense em variáveis  Pense em 2 X 2