GLOBALIZAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento Económico e Redução da Pobreza
Advertisements

A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Negócios Internacionais
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
Neoliberalismo Globalização.
A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO
Movimentos Internacionais de Fatores
Material didático UNIVERSIDADE TECNÓLIGICA FEDERAL DO PARANÁ
SOCIALISMO CIENTÍFICO
O MUNDO ATUAL.
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
TIGRES ASIÁTICOS Cingapura. Taiwan (Formosa). Hong Kong.
SOCIOLOGIA Professora Salete A. Aragão Ensino Médo
GLOBALIZAÇÃO Profa. Zélia Halicki.
Nova Ordem Mundial Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX ? br.geocities.com.
CE_10_Comércio Exterior Séc. XXI
Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
Geografia Geral Prof. JORGE.
RELEMBRANDO O QUE JÁ APRENDEMOS ATÉ AGORA...
Ana Oliveira, Carina Pinho, Luciana Lopes, Sandra Almeida 11ºH
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
CAPITULO 1- PODER E TECNOLOGIA
Dimensões da Globalização
GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO aula 12 CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.
A globalização econômica nos anos 1990
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
Globalização.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Capítulo 22 – Os países emergentes
Globalização: Boa ou ruim?.
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Globalização.
Estratégia – considerações iniciais
Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011
CAPITALISMO.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A GLOBALIZAÇÃO.
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Administração na Sociedade Moderna
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. MERCADOS EMERGENTES.
SOCIEDADE PÓS – CAPITALISTA Peter Drucker
Novos Sectores Exportadores. 1. Os Novos sectores Exportadores 1.1 Caracterização: “As exportações portuguesas evoluíram para sectores mais sofisticados,
Japão e Tigres asiáticos
GLOBALIZAÇÃO Pode ser considerada a nova expressão para um fenômeno antigo, para a organização de empresas e economias em escala planetária MUNDIALIZAÇÃO.
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
Aspectos positivos Aspectos Negativos
O que é globalização ?.
Origens e bases do mundo global.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
O mundo dividido na era da Globalização
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Furnas dos Dionísio, 21 de Outubro de 2015 Alunas: Joiceane e Lauriane 3° Ano do Ensino Médio Diretor: Marcos Disciplina:
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
Globalização Um fenômeno social que ocorre em escala global. Consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
Globalização e Gestão com Pessoas
Revisão para a prova.
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.
O Consenso de Washington e o Processo de Globalização
Transcrição da apresentação:

GLOBALIZAÇÃO

O QUE É A GLOBALIZAÇÃO? A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração económica, social, cultural e política, com preços baixos dos meios de transporte e comunicações em todo o mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenómeno originado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos económicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, origina a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transacções financeiras, expandir seu negócio, até então restrito ao seu mercado de actuação para mercados distantes e emergentes, sem ser necessário um investimento de alto capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento estimulado da concorrência.

A História… A globalização é um fenómeno capitalista e complexo, que começou na época dos Descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. No entanto, o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado da 2ªGuerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica. A necessidade de expandir os mercados levou as nações a aos poucos se começarem a abrir para produtos de outros países, marcando o crescimento da ideologia económica do liberalismo. Actualmente, os grandes beneficiários da globalização são os grandes países emergentes, especialmente o BRIC, com grandes economias de exportação, grande mercado interno e uma maior presença mundial. Antes do BRIC, outros países fizeram uso da globalização e economias voltadas a exportação para obter um rápido crescimento e chegar ao primeiro mundo, como os tigres asiáticos na década de 1980 e Japão na década de 1970.

IMPACTO A globalização afecta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.

COMUNICAÇÃO A globalização das comunicações tem uma enorme visibilidade devido á internet, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo, isto permitiu um fluxo de troca de ideias e informações sem critérios na história da humanidade. Se antes víamo-nos limitados á imprensa local, agora ela mesma tornou-se parte da imprensa e observa as tendências do mundo inteiro, tendo apenas como factor de limitação a barreira linguística. Outra característica da globalização das comunicações é o aumento da universalização do acesso a meios de comunicação, graças aos baixos preços dos aparelhos, principalmente telemóveis e os de infra-estrutura para as operadoras Redes de televisão e imprensas de multimédia, em geral, também sofreram um grande impacto da globalização, um país com imprensa livre hoje em dia pode ter acesso a emissoras do mundo inteiro.

QUALIDADE DE VIDA… O acesso instantâneo de tecnologias, principalmente novos medicamentos, novos equipamentos cirúrgicos e técnicas, aumento na produção de alimentos e o baixo custo dos mesmos, tem causado nas últimas décadas um aumento generalizado da longevidade dos países emergentes e desenvolvidos. De 1981 a 2001, o número de pessoas que viviam com um baixo salário, caiu de 1,5 bilhão de pessoas para 1,1 bilhão, sendo a maior queda da pobreza registada exactamente nos países mais liberais e abertos a globalização.

EFEITOS NA INDÚSTRIA E SERVIÇOS… Os efeitos no mercado de trabalho da globalização são evidentes, com a criação da modalidade de outsourcing de empregos para países com mão-de-obra mais baratas para execução de serviços que não é necessário alta qualificação, com a produção distribuída entre vários países, seja para criação de um único produto, onde cada empresa cria uma parte, seja para criação do mesmo produto em vários países para redução de custos e ganhar vantagem competitivas no acesso de mercados regionais. O ponto mais evidente é o como uma Era Cognitiva, onde a capacidade de uma pessoa em processar informações ficou mais importante que sua capacidade de trabalhar como operário numa empresa graças a automação, também conhecida como Era da Informação, uma transição da exausta era industrial para a era pós-industrial.

TEORIAS DA GLOBALIZAÇÃO… A globalização, por ser um fenómeno espontâneo decorrente da evolução do mercado capitalista não direccionado por uma única entidade ou pessoa, possui várias linhas teóricas que tentam explicar sua origem e seu impacto no mundo actual. No geral, a globalização é vista como um movimento sob o qual se constrói o processo de ampliação da hegemonia económica, política e cultural sobre as muitas nações. Ou ainda que a globalização é a reinvenção do processo expansionista americano no período pós guerra-friia com a imposição dos modelos político, ideológico e económico

ALGUMAS DAS MUITAS TEORIAS… Antonio Negri O pensador italiano Antonio Negri defende que a nova realidade sociopolítica do mundo é definida por uma forma de organização diferente da hierarquia vertical ou das estruturas de poder "arborizadas". Para Negri, esta nova dominação é constituída por redes assimétricas, e as relações de poder acontecem mais por via cultural e económica. Ele entende que entidades organizadas como redes, tais como corporações, ONGs e até grupos terroristas, têm mais poder e mobilidade do que instituições paradigmáticas da modernidade como o Estado, partidos e empresas tradicionais. Daniele Conversi Conversi pensa que ainda não se chegou a um acordo sobre o real significado do termo globalização, para o qual ainda não há uma definição coerente e universal: alguns autores concentram-se nos aspectos económicos, outros nos efeitos políticos e legislativos... Conversi propõe a análise da globalização cultural' em três linhas principais: a primeira sobre os efeitos políticos das alterações socioculturais, que se identificam com a 'insegurança social'. A segunda, chamada de falha de comunicação, onde os diversos grupos sociais têm cada vez menos oportunidades de intercomunicador, ou interagir de maneira relevante e consoante suas tradições. A terceira linha de análise concentra-se numa forma mais real e concreta de globalização.

Samuel P. Huntington O cientista político Samuel P. Huntington, ideólogo do neoconservadorismo norte-americano, analisa a globalização como processo de expansão da cultura ocidental e do sistema capitalista sobre os modos de vida e de produção do mundo, que conduziria inevitavelmente a um choque de civilizações.

TRABALHO REALIZADO POR: GLÓRIA CRUZ PAULA COSTA 12º 4A