AGIR. Objetivo Geral da CF  Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

I Seminário do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes Brasil. Quem ama protege. Brasília, março de.
POLÍTICA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS
GRUPO DE TRABALHO DE DIREITOS HUMANOS REUNIÃO PREPARATÓRIA DA XIV REUNIÃO ESPECIALIZADA DOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS DO MERCOSUL E ESTADOS ASSOCIADOS.
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
II Marcha contra o abuso sexual da criança e do adolescente
COORDENAÇÃO-GERAL DOS DIREITOS DO IDOSO
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Disque Denúncia Nacional - 100
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Título título título -Texto O Convênio nº11/2008/SRJ-MJ/PGJ-MPPE, que viabilizou a criação e estruturação do Núcleo de Apoio a Mulher, faz parte da ação.
Fraternidade e o Tráfico Humano
O ENFRETAMENTO AO TRÁFICO HUMANO
“É para a liberdade que Cristo nos libertou” Gl, 5,1
William César de Andrade Ir . Rosita Milesi
Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
Internalização do tema do Tráfico de Pessoas no Brasil Política Brasileira de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Internalização do tema do Tráfico.
Bianca Pedroso Acordo CONACI/ Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime – UNODC.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Convenção de Palermo: Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional – ONU – Nova Iorque, 2000;
ANIMAÇÃO DA CF 2014 ARQUIDIOCESE DE CAMPO GRANDE.
Central de Atendimento à Mulher
Governo do Paraná Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SEJU Departamento de Direitos Humanos e Cidadania – DEDIHC Núcleo de Enfrentamento.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
A NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO COM A REDE DE PROTEÇÃO E O SISTEMA DE JUSTIÇA
AÇÕES DE COMBATE À PIRATARIA
ESTRATÉGIA NACIONAL DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA – ENASP E OS CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA.
Campanha Compromisso e Atitude Contexto: Altos índices de violência contra as mulheres 6 anos da Lei Maria da Penha: conhecimento e credibilidade na lei;
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
William César de Andrade Ir. Rosita Milesi. Papa Francisco: “O tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil, uma vergonha para as nossas sociedades que.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Tendências atuais da proteção internacional na região 2013.
Felizes os construtores da Paz (Catequese 6: 2º encontro)
O TRÁFICO HUMANO É UM CRIME QUE VIOLA A GRANDEZA DE FILHOS, É CERCEAMENTO DA LIBERDADE E O DESPREZO DA DIGNIDADE DOS FILHOS E FILHAS DE DEUS.
Cidade dos Direitos da criança e do Adolescente “Dona Lindu” 26 de maio de 2010 Programas, Projetos e Serviços para o enfrentamento ao Abuso e Exploração.
JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014
QUANDO Realizou-se nos dias quatro (04) a seis (06) de Junho de dois e quinze (2015) 0NDE Casa de Retiro Assunção, em Brasília/DF CONTEXTO a partir do.
Cidade industrial: fábricas Parte da região metropolitana da cidade de São Paulo População: Área total: 30.7 km 2 Densidade demográfica/km.
Garantia de direitos aos cidadãos DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Considerando-se os quatro eixos previstos na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, combate, prevenção, assistência e garantia.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS DE MATO GROSSO DO SUL -
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS E TRABALHO ESCRAVO. POSTO AVANÇADO DE ATENDIMENTO.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Cáritas idealizadora da CF Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar.
“A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O PLANO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO”
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Secretaria Ministério Nacional de Justiça da Justiça.
Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/SNPDCA/SDH Disque Denúncia Nacional
O QUE É O PAIR? PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERENCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL NO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
CNBB.  Momento de diálogo com a sociedade com foco da justiça social e da superação do pecado social;  Leva para a sociedade uma perspectiva de vivencia.
Campanha da Fraternidade 2014 “É para a liberdade que Cristo nos libertou”
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

AGIR

Objetivo Geral da CF  Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vistas ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus. (Texto Base da CF, pag. 8)

O que fazer?

No Brasil a Igreja delineou 3 caminhos de ações principais:  Prevenção  Cuidado pastoral das vítimas  Proteção e reintegração na sociedade A CNBB, em âmbito nacional, em 2008, criou 2 GTs: combate ao trabalho escravo e o grupo de enfrentamento ao tráfico de pessoas. (Texto Base da CF, )

 Combate ao trabalho escravo no campo e na cidade (CPT);  Criação da rede internacional da Vida Consagrada-Talita Kum e, no Brasil, a rede “Um grito pela Vida”  Enfrentamento das diversas situações de tráfico Humano (Pastoral da Mobilidade Humana);  Denúncias através dos Organismos pastorais, eclesiais e sociedade civil organizada.

O estado brasileiro e o tráfico humano  Assinatura do Protocolo de Palermo (Texto base, 72)  Plano de Enfrentamento ao tráfico de Pessoas I e II  A criação da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI para investigar o tráfico de pessoas no país.  Grupo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) coordenado pela Secretaria de Nacional de Justiça que conta com ações articuladas de diversos ministérios e órgãos policiais.

O estado brasileiro e o tráfico humano  II Plano ( ) Prevê ações a serem Executadas em cinco linhas operativas: 1. Aperfeiçoamento do marco regulatório para fortalecer o enfrentamento do Tráfico de Pessoas; 2. Integração e fortalecimento das políticas públicas, redes de atendimento e e organização para serviços necessários ao enfrentamento ao tráfico de pessoas. 3. Capacitação para o enfrentamento ao tráfico de pessoas; 4. Produção, gestão e disseminação de informação e conhecimento sobre o tráfico de pessoas; 5. Campanhas e mobilização.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES CANAIS GERAIS DE DENÚNCIA :. Disque 100. Ligue 180.Pastoral dos Brasileiros no Exterior (61) ; ;. NETP (Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – ligado à Secretaria de Justiça/Ceará (85) ;. Rede um Grito Pela Vida-CRB (85)

Como essa realidade me leva a AGIR? Partindo dos três eixos integrantes do processo de enfrentamento do tráfico humano:  Conscientização e prevenção;  Denúncia e reinserção social;  Incidência Política O que podemos fazer?

Encaminhamentos: (Resultado dos grupos)