E VERYONE S AN I NFLUENCER : Q UANTIFYING I NFLUENCE ON T WITTER – B AKSHY ET AL. 2010 Ricardo Prudêncio TAIA – 2012-1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação de Plano de Negócios
Advertisements

EE - 09 Inteligência Artificial Prof. Dr. Adilson Marques da Cunha
Material de Divulgação Online: Pólos do Campus Virtual
2º Seminário do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado
Formas de melhorar a integração – nível comunitário
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
Aprendem a partir de seus vizinhos AULA 9 DATA MINING Sandra de Amo
Ontologia para Sistemas Configurarionais Urbanos
DIRETORIA DE ATENÇÃO BÁSICA
Pesquisa Operacional - Profa Úrsula L. F. Ribeiro
# apresentação redes sociais Click Conta e CUB
Marketing para EMPREENDORES
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
Safra 2010/2011 ANEXO I PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS
Aula 4 Comportamento do consumidor Segmentação de mercado Posicionamento competitivo.
SITES DOS CANAIS Oportunidade de relacionamento com heavy-users das classes A e B que buscam Conteúdo de qualidade Interação com os temas 5,7 milhões.
Inovação: a condição suficiente
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Aula 15: Aula 15: microblogs de comunicação instantânea. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus.
Fundamentos de Administração
Agência de Marketing Digital
QUEM SOMOS. QUEM SOMOS VISÃO 360 GRAUS Integração e unificação da comunicação. Website Hotsite Redes Sociais Mobile FOCO NOS RESULTADOS.
Diagrama de Estados.
Mídia Kit Dezembro de 2013.
O Monster Brasil Desde 2010 no Brasil 2 milhões de visitantes por mês 1,5 milhão de usuários cadastrados Parceria estratégica com o Yahoo BeKnown: tendência.
Buscas em Grafos Prof. André Renato 1º Semestre/2012
Aprendizado de Máquina Aula 13
E XPANSÃO DO P ROJETO V IDA NO T RÂNSITO Goiânia, de novembro de 2012 Indicadores de Velocidade Indicadores de Associação entre Álcool e Direção.
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA.
Departamento de Informática – Marcos Henrique Fonseca Ribeiro – Slide 1 Construindo Árvores de Decisão NoTrueHighMildRainy YesFalseNormalHotOvercast YesTrueHighMildOvercast.
Link Mining Víctor Medeiros.
Aprendizagem de Máquina - Agrupamento
D ETECÇÃO DE C OMUNIDADES Ricardo Prudêncio. L INK M INING - T AREFAS Relacionadas a Objetos Relacionadas a Arestas Relacionadas a Grafos Ranking de Nós.
Aprendizado Baseado em Instâncias – Algoritmo k-NN
Análise de Redes Complexas – Conceitos e Propriedades Básicas
D IFUSÃO EM REDES COMPLEXAS Ricardo Prudêncio. W ORD - OF - MOUTH Opinião PúblicaAdoção de Inovações Marketing e Propaganda Brand Awareness Informação.
Cap 2 – Processo de Software
Posicionamento e o plano de comunicação
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Administração & Negócios - A Mágica de Pensar Grande Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas Conquistando os 7 Hábitos Pense e Enriqueça Amor.
AMMB Associação de Marketing Móvel do Brasil
TAI / Mídias Sociais Estratégias #2 - SMO. Otimização em Mídias Sociais #1 = Estratégias / processo / planejamento #2 = SEO / SMO / Otimização de Mídias.
Monitoramento Análise Estratégica Redes Sociais
Caracteres no Mercado Imobiliário 140 G U I A. 1. Não poste apenas ofertas de imóveis. Se você postar 100 imóveis variados, destes, quantos os usuários.
O Mapa da Mina. •Ter uma comunicação digital •Popularizar o evento •Incentivar o empreendedorismo •Valorizar o município e mão de obra da região • Atingir.
PESQUISA COM ASSOCIADOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Reunião de Abertura – Avaliação MPS.Br
Seleção de Atributos Ricardo Prudêncio.
XVII International Research Society on Public Management, IRSPM CONFERENCE Prague,Czech Republic April 2013 Public Sector Responses to the Global.
Por que Twitter? Todo dia, milhões de usuários criam, descobrem e compartilham idéias no Twitter Além disso, os usuários acham interessante se conectar.
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Desenvolvimento, implementação e avaliação de objetos de aprendizagem e estratégias instrucionais mediadas por TICs na área de saúde Brasília (DF), Abril.
Análise de Redes Complexas – Conceitos e Propriedades Básicas
Twitter da própria empresa Seguidor da Empresa Seguidor da Empresa Seguidor da Empresa... “Clientes - Seguidores” Seguidor Do “cliente”... Outra empresa.
Projeto: Novas Mídias e Eleições
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
C LASSIFICAÇÃO DE N ÓS Ricardo Prudêncio. L INK M INING - T AREFAS Relacionadas a Objetos Relacionadas a Arestas Relacionadas a Grafos Ranking de Nós.
Algoritmos de Agrupamento (Clustering): Métodos Hierárquicos e k-médias Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN.
M INERAÇÃO DE R ELACIONAMENTOS - L INK M INING Ricardo Prudêncio.
Análise de Centralidade
Tópicos Avançados em Agentes Inteligentes Análise e Mineração de Redes Complexas Ricardo Prudêncio –
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Um Classificador Baysesiano para a Análise das Relações Sociais em Blogs Allan Lima –
Introdução aos sistemas distribuídos on-line para processamento de fluxos de dados – Parte I PROF. ANDRÉ LEON S. GRADVOHL, DR. 7/agosto/2015.
Relatório de Comunicação Digital da Afeevas FEVEREIRO.
Visão Geral da Gestão de Projetos
Programa Soluções Tecnológicas
NEGÓCIOS NA INTERNET O mercado eletrônico obtido através de aplicação intensiva de tecnologia de informação do mercado tradicional, é considerado uma.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Comunicar na Internet Informar Procurar Monitorar Encontrar oportunidades Escutar.
Transcrição da apresentação:

E VERYONE S AN I NFLUENCER : Q UANTIFYING I NFLUENCE ON T WITTER – B AKSHY ET AL Ricardo Prudêncio TAIA –

W ORD - OF - MOUTH Opinião PúblicaAdoção de Inovações Marketing e Propaganda Brand Awareness Informação

W ORD - OF - MOUTH Influenciadores Difusão Cascatas de influência

P ERGUNTAS Quem seriam os influenciadores? Como a difusão ocorre em rede? Seria possível induzir cascatas de informação? Qual seria o valor dos influenciadores?

I NFLUENCIADORES Credibilidade? Expertise? Entusiasmo? Conectividade?

D IFICULDADES Redes de influência raramente são observáveis Estudos são tendenciosos em direção a eventos de difusão e casos de sucesso Oportunidade para uso do Twitter!!!

E VERYONE S AN INFLUENCER : Q UANTIFYING I NFLUENCE ON T WITTER E. Bakshy (University of Michigan), J. Hofman, W. Mason, D. Watts (Yahoo! Research) Fourth International Conference on Web Search and Data Mining, 2011

V ISÃO G ERAL Predição de influência dos usuários no Twitter Monitoramento de difusão de URLs no Twitter Influência = número de usuários que repostaram uma URLs a partir do post inicial Definição de atributos usados para predição Análise de custo dos influenciadores

D ADOS 1.03B de tweets – 13 Setembro a 15 Novembro 87M tweets com URLs do serviço bit.ly URL = evento de difusão distinto Seed = usuário que originou o evento 74M eventos associados aos seeds ativos tanto no primeiro como no segundo mês de observação 1.6M de usuários seed Grafo de seguidores com os usuários que postaram pelo menos uma URL – 56M de usuários

C ASCATAS DE I NFORMAÇÃO OU Á RVORES DE I NFLUÊNCIA Influência post = No. de usuários na árvore Influência usuário = Média da influência dos posts iniciados pelo usuário

C ASCATAS DE I NFORMAÇÃO OU Á RVORES DE I NFLUÊNCIA A maioria dos eventos não se propaga e grandes cascatas são eventos muito raros

P REDIÇÃO DE I NFLUÊNCIA - A TRIBUTOS (1) Atributos do usuário # de seguidores # de amigos # tweets data de join no Twitter (2) Influência passada Média, mínimo e máximo da influência total Média, mínimo e máximo da influência local

P REDIÇÃO DE I NFLUÊNCIA - E XPERIMENTOS Modelos de Árvores de regressão Exemplos de treinamento: Atributos preditores computados no 1º. mês Atributo alvo: influência medida no 2º. mês Validação cruzada para avaliação

Á RVORE DE R EGRESSÃO Atributos importantes: # de seguidores e influência local passada

R 2 = 0.34 # de seguidores e influência local passada são condições necessárias mas não suficientes

D IRECIONANDO ESTRATÉGIAS Como otimizar difusão direcionando ações para classes específicas de indivíduos? Qual o valor da adesão (cooperação) dos influenciadores?

M ODELO DE C USTO Função de custo: Custo fixo de aquisição # de seguidores Custo por seguidor ($ 0,01)

M ODELO DE C USTO α baixo implica em escolher indivíduos com poucos seguidores que são numerosos e baratos α alto implica em escolher indivíduos com muitos seguidores para compensar custo de aquisição Dado α que usuários devem ser alvo para maximizar influência/custo?

R ESULTADOS α = 0 (Ca = $0) Usuários menos influentes geram ganho relativo 15 vezes maior que os mais influentes α = (Ca = $1.000) Usuários mais influentes são os mais efetivos α = (Ca = $100) Usuários mais efetivos ainda não são os mais influentes

C ONCLUSÕES Influenciadores comuns (medianos ou abaixo da média) podem ser mais efetivos Cuidados: Dados observacionais nem sempre implicam em causalidade Resultados se referem a um modelo de custo específico

C ONCLUSÕES Flexibilização de estratégias de marketing Difusão via um conjunto maior de cascatas menores iniciadas por usuários comuns Big-Seed Marketing

R EFERÊNCIAS A DICIONAIS Influentials, Networks and Public Opinion Formation. D. Watts; J. Peretti (2007)