PROJECT MODEL CANVAS 01 Como conceber projetos em uma única página

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Nome do gestor Título do projeto GP PITCH 21 Project Model Canvas
Transcrição da apresentação:

PROJECT MODEL CANVAS 01 Como conceber projetos em uma única página e transformá-los em agentes de inovação e convergência na organização 01

José Finocchio Jr Premiado e reconhecido professor de Gerenciamento de Projetos do MBA da FGV Management Consultor de implantação de PMO e Portfólio em empresas líderes nos segmentos industriais e de serviços, como Natura, Ambev, McDonald’s, Roche e COB – Comitê Olímpico Brasileiro Por meio de oficinas e business games tem formado e educado gerentes de projetos adaptados à cultura específica de suas organizações, entre elas Petrobras, Bradesco, Votorantim, OAS, Andrade Gutierrez e Banco Central Trabalhou como executivo de projetos nas empresas Hewlett Packard, Deloitte Consulting, BASF e Novartis PMP (Project Management Professional), PMI-SP, PMI-RMP (Risk Management Professional), CCPM (Critical Chain Professional Management) Recebeu o PMI Professional Development Award do PMI-USA Autor de livros e artigos na área de gerenciamento de projetos Mestrado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, MBA em Finanças Corporativas pela FEA-USP, Pós-Graduado em Administração pela EAESP-FGV e Graduado pela Universidade Federal de São Carlos 02

PLANO DE PROJETO BUROCRÁTICO DEMAIS PARA SER ASSIMILADO Índice Sumário Executivo Declaração de Escopo EAP e Dicionário Organização do Projeto (com papéis e responsabilidades) Cronograma Detalhado Orçamento Plano de gerenciamento do escopo do projeto Plano de gerenciamento do cronograma Plano de gerenciamento de custos Plano de gerenciamento da qualidade Plano de gerenciamento das comunicações Plano de gerenciamento de pessoal Plano de gerenciamento de riscos Plano de gerenciamento de aquisições Controle Integrado de Mudança Sistema de gestão da configuração Aprovações e assinaturas PLANO DE PROJETO BUROCRÁTICO DEMAIS PARA SER ASSIMILADO POR ALGUMAS ORGANIZAÇÕES….

Princípios Visual Agrupamentos Simplificações Estabelecer base com stakeholders Sequência 03

Metodologia Compartilhar Resolver Integrar Conceber 06 Comunicação das informações do projeto (em grupos) Resolver Encomenda de ações de balanceamento do projeto para equipe, clientes e patrocinadores Integrar Agrupamento dos blocos para fazer as amarrações necessárias Conceber Definição do projeto por meio de um fluxo de trabalho de 13 passos 06

CONCEBER 07

GP PITCH 08 Pitch é uma frase pequena JUSTIFICATIVAS Passado PRODUTO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos PREMISSAS RISCOS Pitch é uma frase pequena e rápida que consegue sumarizar o projeto. OBJ SMART REQUISITOS LINHA DO TEMPO EQUIPE GRUPOS DE ENTREGAS BENEFÍCIOS Futuro RESTRIÇÕES CUSTOS Project Model Canvas 08

GP PITCH 04 Project Model Canvas RISCOS JUSTIFICATIVAS PRODUTO Passado PRODUTO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos PREMISSAS OBJ SMART REQUISITOS LINHA DO TEMPO EQUIPE GRUPOS DE ENTREGAS BENEFÍCIOS Futuro RESTRIÇÕES CUSTOS Project Model Canvas 04

QUEM? COMO? O QUE? POR QUE? QUANDO e QUANTO? GP PITCH 05 Project Model Canvas 05

GP PITCH 09 Project Model Canvas RISCOS JUSTIFICATIVAS PRODUTO Passado PRODUTO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos PREMISSAS OBJ SMART REQUISITOS LINHA DO TEMPO EQUIPE GRUPOS DE ENTREGAS BENEFÍCIOS Futuro RESTRIÇÕES CUSTOS Project Model Canvas 09

Caçar e Eliminar Moby Dick Capitão Ahab GP PITCH Caçar e Eliminar Moby Dick JUSTIFICATIVAS Passado OBJ SMART REQUISITOS CUSTOS EQUIPE PRODUTO RESTRIÇÕES BENEFÍCIOS Futuro GRUPOS DE ENTREGAS LINHA DO TEMPO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos RISCOS PREMISSAS Moby Dick destrói ativos dos pescadores MD destruir o barco e matar a todos Moby Dick Eliminada Dono do Navio Pequod Uma Baleia como MB pode ser morta com arpões de 2ª geração Moby Dick ameaça vida dos trabalhadores Furacão no pacifico destruir o navio Dono do navio não conceder a embarcação A Baleia Moby Dick O dono do barco concederá o barco para campanha de 1852 do capitão Ahab Caçar a baleia cachalote branca conhecida como MD, que matou 17 arpoadores e destruiu 3 barcos . de1851 a 1853 A morte deve-se dar por combate com arpoadores Gerente de projeto Imediatos 1 Navio Deve existir inequívoca identificação que trata-se de Moby Dick 2 Selec. tripulação Arpoadores 3 Produzir Arpões especiais Mari-nheiros Maior segurança p trabalhadores da ind. pesqueira O Coração de Moby Dick deve ser extraído como troféu Ferreiro 4 Busca 5 Enfrenta-mento e morte Melhoria da imagem do Capitão Ahab Os arpoadores selecionados precisam ter ao menos 10 anos de experiência (1) 500k (2) 700k (3) 1.2mi (4) 900k (5) 400k Custo base entre 3 e 4 milhões Redução de custo associado a destruição de barcos O Navio deve ter ao menos 3 botes de arpoadores Project Model Canvas 21

INTEGRAR 11

STAKEHOLDER externo RESTRIÇÕES PREMISSAS RISCOS Autoridades Alfandegárias do Porto RESTRIÇÕES Peças críticas deverão ser importadas considerando 3 semanas extras de lead time PREMISSAS Autoridades Alfandegárias do Porto Irão liberar peças em 3 dias úteis RISCOS Autoridades Alfandegárias do Porto podem entrar em greve e bloquear Liberação de peças

GP PITCH 21 Project Model Canvas Finocchio SAP CRM em Tintas JUSTIFICATIVAS Passado OBJ SMART REQUISITOS CUSTOS EQUIPE PRODUTO RESTRIÇÕES BENEFÍCIOS Futuro GRUPOS DE ENTREGAS LINHA DO TEMPO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos RISCOS PREMISSAS Informações sobre interações com clientes são perdidas Revendas grandes podem atrasar a adesão Processo de CRM funcional e operando na Unidade Tintas Revendedores (canais) 80% revendas irão aderir ao novo modelo comercial Não possuímos segmentação para focar em novos serviços SAP pode postergar o release Empresa SAP do Brasil Unidade de Negócia A A SAP do Brasil liberará função mídias sociais até jan/2013 Baixa qualidade dos dados mestres Unidade de Negócia B Implantar CRM no SAP na Unidade Tintas, com segmentação para 800 top clientes até out/2013 Deve integrar com o Business Intelligence atual Consultor de Negócios Gerente de projeto 1 Estratégia Deve ter capacidade de análise preditiva segmentada 2 Processo Consultor Funcional 3 configu- ração SAP Aumento de receita com clientes A – 3% (cross -selling) Progra- mador 4 carga de Dados Deve também capturar e integrar informações de mídias sociais Key User 5 Testes Redução de 5% da perda de receita para a concorrência O GP tem que liberar key use r do projeto por uma semana durante o fechamento mensal A equipe não poderá testar ou implantar na alta temporada (1) 500k (2) 700k (3) 1.2mi (4) 900k (5) 400k Custo base entre 3 e 4 milhões s Diminuição do custo total da operação de vendas (2%) Project Model Canvas 21

GP PITCH 12 OBJETIVO SMART: RISCOS JUSTIFICATIVAS Passado PRODUTO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos PREMISSAS OBJ SMART REQUISITOS OBJETIVO SMART: Transportar a organização de um passado com problemas, para um futuro com benefícios e geração de valor. LINHA DO TEMPO EQUIPE GRUPOS DE ENTREGAS BENEFÍCIOS Futuro RESTRIÇÕES CUSTOS Project Model Canvas 12

GP PITCH JUSTIFICATIVAS Passado PRODUTO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos PREMISSAS RISCOS Verificar se o produto do projeto está claro e se as necessidades do cliente estão traduzidas em requisitos. OBJ SMART REQUISITOS LINHA DO TEMPO EQUIPE GRUPOS DE ENTREGAS BENEFÍCIOS Futuro RESTRIÇÕES CUSTOS Project Model Canvas 13

Pesquisar o ambiente fora do controle na busca de premissas. GP PITCH RISCOS JUSTIFICATIVAS Passado PRODUTO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos PREMISSAS OBJ SMART REQUISITOS LINHA DO TEMPO EQUIPE GRUPOS DE ENTREGAS Pesquisar o ambiente fora do controle na busca de premissas. BENEFÍCIOS Futuro RESTRIÇÕES CUSTOS Project Model Canvas 14

As entregas somente podem ser produzidas pelos membros da equipe. GP PITCH JUSTIFICATIVAS Passado PRODUTO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos PREMISSAS RISCOS As entregas somente podem ser produzidas pelos membros da equipe. OBJ SMART REQUISITOS LINHA DO TEMPO EQUIPE GRUPOS DE ENTREGAS BENEFÍCIOS Futuro RESTRIÇÕES CUSTOS Project Model Canvas 15

GP PITCH JUSTIFICATIVAS Passado PRODUTO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos PREMISSAS RISCOS Conferir se as restrições limitam o trabalho (entregas) realizado pela equipe. OBJ SMART REQUISITOS LINHA DO TEMPO EQUIPE GRUPOS DE ENTREGAS BENEFÍCIOS Futuro RESTRIÇÕES CUSTOS Project Model Canvas 16

Toda premissa gera um risco. GP PITCH RISCOS JUSTIFICATIVAS Passado PRODUTO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos PREMISSAS OBJ SMART REQUISITOS LINHA DO TEMPO EQUIPE GRUPOS DE ENTREGAS BENEFÍCIOS Futuro Toda premissa gera um risco. Verificar se os principais riscos associados às premissas e as entregas foram relacionados. RESTRIÇÕES CUSTOS Project Model Canvas 17

A espinha dorsal do cronograma deve ser as entregas. GP PITCH RISCOS JUSTIFICATIVAS Passado PRODUTO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos PREMISSAS OBJ SMART REQUISITOS LINHA DO TEMPO EQUIPE GRUPOS DE ENTREGAS BENEFÍCIOS Futuro A espinha dorsal do cronograma deve ser as entregas. RESTRIÇÕES CUSTOS Project Model Canvas 18

O orçamento deve ser quebrado na mesma estrutura de entregas. GP PITCH RISCOS JUSTIFICATIVAS Passado PRODUTO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos PREMISSAS OBJ SMART REQUISITOS LINHA DO TEMPO EQUIPE GRUPOS DE ENTREGAS BENEFÍCIOS Futuro O orçamento deve ser quebrado na mesma estrutura de entregas. RESTRIÇÕES CUSTOS Project Model Canvas 19

RESOLVER 20

GP PITCH 21 O cliente não consegue listar requisitos Finocchio PITCH SAP CRM em Tintas JUSTIFICATIVAS Passado OBJ SMART REQUISITOS CUSTOS EQUIPE PRODUTO RESTRIÇÕES BENEFÍCIOS Futuro GRUPOS DE ENTREGAS LINHA DO TEMPO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos RISCOS PREMISSAS Informações sobre interações com clientes são perdidas Revendas grandes podem atrasar a adesão Processo de CRM funcional e operando na Unidade Tintas Revendedores (canais) 80% revendas irão aderir ao novo modelo comercial Não possuímos segmentação para focar em novos serviços SAP pode postergar o release Empresa SAP do Brasil A SAP do Brasil liberará função mídias sociais até jan/2013 Baixa qualidade dos dados mestres O cliente não consegue listar requisitos Implantar CRM no SAP na Unidade Tintas, com segmentação para 800 top clientes até out/2013 Deve integrar com o Business Intelligence atual Gerente de projeto Consultor Funcional 1 Estratégia Deve ter capacidade de análise preditiva segmentada 2 Processo Consultor de Negócios 3 configu- ração SAP Key User Aumento de receita com clientes A – 3% (cross -selling) Progra- mador 4 carga de Dados Deve também capturar e integrar informações de mídias sociais A equipe técnica não consegue identificar todo o trabalho a ser feito 5 Testes Redução de 5% da perda de receita para a concorrência O GP tem que liberar key use r do projeto por uma semana durante o fechamento mensal (1) 500k (2) 700k (3) 1.2mi (4) 900k (5) 400k Custo base entre 3 e 4 milhões s Diminuição do custo total da operação de vendas (2%) A equipe não poderá testar ou implantar na alta temporada O projeto não possui benefícios significativos identificados Project Model Canvas 21

COMPARTILHAR 22

DEFINIÇÃO DO PROJETO GP PITCH 23 Project Model Canvas JUSTIFICATIVAS Passado OBJ SMART REQUISITOS CUSTOS EQUIPE PRODUTO RESTRIÇÕES BENEFÍCIOS Futuro GRUPOS DE ENTREGAS LINHA DO TEMPO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos RISCOS PREMISSAS DEFINIÇÃO DO PROJETO Project Model Canvas 23

QUALIDADE E REQUISITOS GP PITCH JUSTIFICATIVAS Passado OBJ SMART REQUISITOS CUSTOS EQUIPE PRODUTO RESTRIÇÕES BENEFÍCIOS Futuro GRUPOS DE ENTREGAS LINHA DO TEMPO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos RISCOS PREMISSAS QUALIDADE E REQUISITOS Project Model Canvas 24

ORGANIZAÇÃO GP PITCH 25 Project Model Canvas JUSTIFICATIVAS OBJ SMART Passado OBJ SMART REQUISITOS CUSTOS EQUIPE PRODUTO RESTRIÇÕES BENEFÍCIOS Futuro GRUPOS DE ENTREGAS LINHA DO TEMPO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos RISCOS PREMISSAS ORGANIZAÇÃO Project Model Canvas 25

o trabalho a ser feito e as condições na qual será feito GP PITCH JUSTIFICATIVAS Passado OBJ SMART REQUISITOS CUSTOS EQUIPE PRODUTO RESTRIÇÕES BENEFÍCIOS Futuro GRUPOS DE ENTREGAS LINHA DO TEMPO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos RISCOS PREMISSAS ESCOPO o trabalho a ser feito e as condições na qual será feito Project Model Canvas 26

RISCOS GP PITCH 27 Project Model Canvas JUSTIFICATIVAS OBJ SMART Passado OBJ SMART REQUISITOS CUSTOS EQUIPE PRODUTO RESTRIÇÕES BENEFÍCIOS Futuro GRUPOS DE ENTREGAS LINHA DO TEMPO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos RISCOS PREMISSAS RISCOS Project Model Canvas 27

PROGRAMAÇÃO TEMPO/CUSTO GP PITCH JUSTIFICATIVAS Passado OBJ SMART REQUISITOS CUSTOS EQUIPE PRODUTO RESTRIÇÕES BENEFÍCIOS Futuro GRUPOS DE ENTREGAS LINHA DO TEMPO STAKEHOLDERS Externos & Fatores Externos RISCOS PREMISSAS PROGRAMAÇÃO TEMPO/CUSTO Project Model Canvas 28

PROJECT MODEL CANVAS 30 Como conceber projetos em uma única página e transformá-los em agentes de inovação e convergência na organização 30