APAE 55 ANOS UMA TRAJETÓRIA DE CONQUISTAS PELA VALORIZAÇÃO DA VIDA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Instituições Escolares
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Comissão de Educação dos Profissionais
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Família Cristã IGREJA DOMÉSTICA
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Apresentação do Projeto
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE UNAÍ/MG
Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
APRESENTAÇÃO.
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Fórum de Secretários Executivos
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Encontro Regional Norte
DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Em Cena Arte e Cidadania. Historia - A EM CENA ARTE E CIDADANIA é uma associação Civil sem fins lucrativos - Fundada em 27 de novembro de Com intenção.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
APRESENTAÇÃO Outubro de 2008 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Educação básica de qualidade para todos
* Brasília (DF) - maio de 2006
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Monitoramento e Avaliação
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
Transcrição da apresentação:

APAE 55 ANOS UMA TRAJETÓRIA DE CONQUISTAS PELA VALORIZAÇÃO DA VIDA.

MISSÃO Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionado à melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.

1954 Rio de Janeiro 1964 Construção da FENAPAE No Rio de Janeiro e 1962 1ª Reunião Nacional 16 APAEs 1964 Construção da FENAPAE No Rio de Janeiro e Transferida para Brasília

Coordenadores Nacionais Federação Nacional das APAEs Diretoria Coordenadores Nacionais Diretoria Federação Estadual das Apaes Coordenadores Estaduais Conselho de Administração APAEs Diretoria Coordenadores Regionais

COORDENADORIAS Educação Física, Comunicação Informática Casas Lares Desporto e Lazer Comunicação Informática Casas Lares Artes Educação Profissional Articulação e Captação de Recursos Autodefensores Eventos Jurídico Prevenção Pedagógica

CONSELHOS REGIONAIS DAS APAEs DO RS 16º Getúlio Vargas 3º Três de Maio 19º Ibiraiaras 5º Nonoai 2º Frederico w. 22º Santo Ângelo 20º Guaporé 4º Panambi 7º Garibaldi 18º Espumoso 6º Parobé 9º Santiago 8º Bom Retiro do Sul 12º Três Cachoeira 11º Estância Velha 10º Santana do Livramento 17º Rio Pardo 1º Esteio 15º Arroio dos Ratos 21º Bagé 13º Tapes 14º Rio Grande

Federação Nacional das APAEs PERFIL NACIONAL:

Tema 2009- Quebre a resistência e tome uma atitude: construa a acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual.

Federação das APAES do RS Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs Coordenadora Estadual de Educação Profissional- Professora Jussara Muller de Assis

1997 Federação Nacional das APAEs Passou a se preocupar com a melhor organização da Educação Profissional.

Três Grandes Linhas de Ação: a) A estruturação conceitual e metodológica da educação profissional para pessoas com deficiência; b) A definição e a implementação de um modelo de gestão para a educação profissional; c) A capacitação dos quadros técnicos e gerenciais da educação profissional no âmbito do movimento apaeano.

Três Grandes Linhas de Ação: FENAPAE investiu na publicação de um livro denominado: Educação Profissional e Colocação no Trabalho: Uma Nova Proposta de Trabalho junto à Pessoa Portadora de Deficiência.

Marco inicial da estruturação em nível nacional organizado a atuação APAEs em: - Avaliação para o trabalho; - Preparação para o trabalho; - Qualificação profissional; e - Colocação para o trabalho. Estabeleceu as diretrizes para as instituições que pretendiam atuar com Educação Profissional.

FENAPAE criou as coordenações temáticas entre elas a de educação profissional - Coordenação Estadual – estimular a organização e dar capacidade gerencial para os coordenadores; 22 Conselhos Regionais. 22 Coordenadores Regionais de Educação Profissional. 205 coordenadores nas APAEs

Apoiada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego com Recursos do FAT Projeto: Formação de Formadores 1998 – 1º Etapa – Curso Formação de Formadores. Todos os Estados e Distrito Federal Local: Brasília Participante – 141 Profissionais RS – 11 participantes

Apoiada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego com Recursos do FAT 1998 – 2° Etapa – Curso de Multiplicadores. Todos os Estados e Distrito Federal Participantes – 1.763 Local: Imbé – RS Data: 13 a 18 de Outubro de 1998 51 – Profissionais das APAEs

Apoiada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego com Recursos do FAT 1999 – Curso Especial de Executores Local: Imbé Data: 12 a 16 de Dezembro de 1999 251 – profissionais das APAEs do RS 2000 – Final do Processo Profissionais do Brasil – 7.535 No RS – 9 Seminários Regionais de Educação, Trabalho e Cidadania 1.444 – Participantes

Impacto do Processo 50,46% dos dirigentes afirmaram que com a capacitação foi possível sentir melhorias na organização do Movimento APAEANO; 31% declararam que facilitou o gerenciamento da própria instituição; e 2,31% declararam não terem sentido qualquer melhoria sobre o processo gerencial.

Na perspectiva dos aprendizes e de seus familiares: 65% aumentou a satisfação com a educação profissional da APAE; 53% dos familiares os aprendizes tem descoberto novos potenciais; e 10,5% dos aprendizes tiveram impacto sobre seu nível de emprego e de renda.

Educação Profissional nas APAEs do RS 2001 – Seminários Regionais – Brasil – 11.571 participantes – 12 Seminários Regionais no RS Educação, Trabalho e Cidadania: Cooperativismo uma alternativa. 2.635 profissionais das APAEs do RS

2005 – Levantamento da Educação Profissional nas APAEs do RS Coordenadora Estadual de Educação Profissional – Jussára Müller de Assis Nº de Municípios no RS – 496 Nº de Municípios com APAEs – 205 Nº de Municípios APAEs com E.P. – 125

Demonstrativo de alunos na E.P. Institucionalizados – 1.874 Na comunidade – 308 Total – 2.182 Recebem B.P.C. – 443 Aprendizes/estagiários – 86 Carteira assinada – 88 Empresa familiar – 40 Autônomo – 73 Apoiado/Instrutor – 21 Total - 308

Demonstrativo na Relação Idade 14 a 16 anos – 06 16 a 18 anos – 453 19 a 21 anos – 411 + de 21 anos – 1.312 Total – 2.182

2005 – Metodologia aplicadas na Educação Profissional de Pessoas com Deficiência Mental e Múltipla. Âmbito nacional as metodologias que resultaram em experiências bem-sucedidas de qualificação profissional e de gestão de trabalho, emprego e renda de pessoas com deficiência mental, múltipla e seus familiares.

2005 – Metodologia aplicadas na Educação Profissional de Pessoas com Deficiência Mental e Múltipla. Parceria FENAPAE e o Ministério de Trabalho e Emprego – MTE

2005 – Metodologia aplicadas na Educação Profissional de Pessoas com Deficiência Mental e Múltipla. 11 Projetos SP MG DF PR MS RS – Livramento APAE Rural CE BA MA SP RJ

2007 – Educação Profissional e Trabalho para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla Plano orientador para gestores e profissionais. Parceria FENAPAES com Ministério do Trabalho e Emprego – MTE

2007 – Educação Profissional e Trabalho para pessoas com deficiência intelectual e múltipla Resultado de pesquisa nacional sobre a demanda de postos de trabalho realizado em 1.146 municípios brasileiros nos 23 Estados onde possuem APAEs.

52 Profissionais das APAEs do RS 2007 – Projeto, Cidadania e Renda para Pessoa com Deficiência Mental e Múltipla – Instituto HSBC Solidariedade. 1º Etapa – Curso Trabalho Cidadania e Renda para a pessoa com deficiência mental e múltipla Data: 19 a 23 de Novembro de 2007. Local: Imbé 52 Profissionais das APAEs do RS

Trabalho de Pesquisa envolvendo 205 municípios onde tem APAE. 2008 – Projeto, Cidadania e Renda para pessoa com deficiência mental e múltipla – Instituto HSBC Solidariedade. 2º Etapa – 2008 Trabalho de Pesquisa envolvendo 205 municípios onde tem APAE. - Verificar nas empresas número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho - APAEs – Verificar a aplicabilidade da metodologia desenvolvida FENAPAE

Publicação dos Resultados 2009 – Projeto, Cidadania e Renda para pessoa com deficiência mental e múltipla – Instituto HSBC Solidariedade. 3º Etapa – 2009 Publicação dos Resultados

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL RAIO DE LUZ-SANTA BÁRBARA DO SUL Diretora: Simone Feinden Springer Professora: Lidiane Marchese Nº. de Alunos: 8 A Turma de EDUCAÇÃO PROFISSIONAL participa também da oficina de PAPEL RECICLADO

Aluno Francisco: Assessor Especial do Gabinete do Prefeito Municipal Nossa primeira conquista de colocação no Mercado de Trabalho, da turma de Educação Profissional

Francisco exercendo seu trabalho, estando no Mercado de Trabalho a mais de dois anos....

O aluno Paulo, trabalha numa Esta no MT á mais de dois anos.... Empresa de fabricação de micro-nutrientes para Lavoura.... Esta no MT á mais de dois anos....

Aluno Márcio. A mais de um ano no MT Aluno Márcio... A mais de um ano no MT. Ele trabalha numa empresa de sementes e insumos para lavouras...

Educação Profissional na APAE de Porto Alegre Atualmente temos 24 alunos trabalhando , sendo 17 com carteira assinada e 7 estagiários.  As empresas parceiras são: BRDE ( Banco regional de desenvolvimento do extremo sul) C&A modas, Colégio Santa Dorotéia, Rodonaves Transportes e Encomendas, Restaurante Puras do Brasil, Pronto Socorro de POA,

Educação Profissional na APAE de Porto Alegre McDonald´s, Rede Pampa, BIG Supermercados (Wal-Mart) Assembléia legislativa do RS,   Instituto de Educação Marista Nossa Senhora das Graças.

Relação dos Alunos com carteira assinada: Fabrício Achutti - Xerox - Rede Pampa Gregory Caletti Oliveira - Atendente de lancheria - Mc Donald´s Luciano Figueiro de Assis - Atendente de lancheria - Mc Donald´s Thiago Fernandes - Atendente de lancheria - Mc Donald´s Leonardo Rosa Alencar - Atendente de lancheria - Mc Donald´s Deogenes Angoneses - Atendente de lancheria - Mc Donald´s Roberto Aguiar - Atendente de lancheria - Mc Donald´s Fabiano da Silva - Auxiliar de cozinha - Pronto Socorro (JOB) Graziela Eibel - Auxiliar de cozinha - Restaurante Puras do Brasil Thiago Mesquita - Organizador de estoque - C&A modas Márcio França da Silva - Serviço gerias - Colégio Santa Dorotéia Sérgio Luis dos Reis -  Colégio Santa Dorotéia - carteira assinada Estágio: Newmar Soares da Silva - Estagiário do setor de benefícios - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)

Curso Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais 9 a 15 de agosto de 2009 Local – APAE de Belo Horizonte Promoção do Acesso da Pessoa com Deficiência Intelectual no Mundo do Trabalho

I FÓRUM SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL X JORNADA DO TRABALHADOR COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Dias: 19 e 20 de agosto de 2009 Local: Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados Brasília – DF Realização: Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Federação Nacional das APAES e APAE do Distrito Federal.

Presidente da Federação Nacional das APAES – Promoção do acesso da pessoa com deficiência intelectual ao mundo do trabalho Presidente da Federação Nacional das APAES – Eduardo Barbosa

Eduardo Barbosa – Presidente da Federação Nacional das APAEs