Thomas Hobbes Thomas Hobbes (Malmesbury, 5 de abril de 1588 – Hardwick Hall, 1 de dezembro de 1674) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Advertisements

O método Cartesiano Quatro etapas:
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Ciência Política - UNIFRA
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
JEORGIA CLEIDE FURLAN GONZALES DIREITO DID 11
Jean-Jacques Rousseau
O ILUMINISMO ( ESCLARECIMENTO )
Resumo dos Pensadores CORRENTE DO PENSAMENTO ROUSSEAU: Contratualista precursor do Romantismo Montesquieu Tripartição de poderes mornarquista JOHN LOOCK.
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
CONTRATO SOCIAL (Conjunto de regras de um regime político (ligado a teoria da obediência) ou de um governante )
Ciência Política e Teoria do Estado Acadêmico: Rubi Zientarski
Nasceu em 05/04/1588 – Inglaterra Morreu em 04/12/ Inglaterra
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Thomas Hobbes.
E SCOLA ESTADUAL DR. M ARTINHO MARQUES Trabalho de filosofia Professor: Eudi Bachiega Alunos: Beatriz e Rita.
Prof. Fernando Berardo Toscano
GRANDES MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
ILUMINISMO.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
BEM-VINDO À DISCIPLINA
“ESTOU PRESTES A REALIZAR A MINHA ÚLTIMA VIAGEM: UM GRANDE SALTO NA ESCURIDÃO.” THOMAS HOBBES (1588 – 1679)
Copyright © 1999 Todas as Aulas em Datashow são registradas em cartório ficando proibida sua reprodução e alteração total ou parcialmente, sem a autorização.
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
Cursinho Popular Paulo Freire
Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 1712 — 1778) foi um filósofo, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes.
Filosofia do Direito Capítulo 4
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
A filosofia está na história e tem uma história!
Filosofia Professor Breno Cunha
O estado moderno Capítulo 17.
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
Leviatã Thomas Hobbes.
AULA 8 – Uma nova visão: o Contratualismo de John Locke como argumento à favor da liberdade (Cap 24, pág 304 a 307)
GRUPO 01 – O LIBERALISMO Contexto: - O desenvolvimento da linguagem e o aperfeiçoamento da comunicação; - Necessidade de regras e valores; Thomas Hobbes:
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
ARISTÓTELES Corrente do Pensamento Realista POLÍTICA Ciência por excelência e ética DIREITO Ciência dialética por ser fruto de teses ou hipótese,
Photo prise au Petit Palais à Paris. Cette femme représente la République Française. Ecadrant sa tête, on peut lire : "En présence de Dieu et du peuple.
J. J. Rousseau - “O BOM SELVAGEM”
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
CAESP – Filosofia – 2A e B – 06/05/2015 ROUSSEAU..
Disciplina de Filosofia Profª.: Thayanne Siqueira
REVISÃO DE FILOSOFIA 9º ANO – AV 3º BIM.
Filósofos iluministas
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
FILOSOFIA.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
John Locke.
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
THOMAS HOBBES Matheus Gomes Ricardo Pimentel Debora Balbino Davi Douglas 2º B.
Prof. Dr. Robson Santos de Oliveira. Jan Amos Komenský Nasceu em 28 de março de 1592 e morreu em 15 de Novembro de 1670 (78 anos). Foi um bispo protestante.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
Jean-Jacques Rousseau ( )
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Thomas Hobbes e o poder absoluto do Estado
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

Thomas Hobbes Thomas Hobbes (Malmesbury, 5 de abril de 1588 – Hardwick Hall, 1 de dezembro de 1674) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês, autor de Leviatã (1651) e Do cidadão (1651). 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Thomas Hobbes . No estado natural, enquanto que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Thomas Hobbes Por isso, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos (Bellum omnia omnes). No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social. 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Thomas Hobbes De acordo com Hobbes, tal sociedade necessita de uma autoridade à qual todos os membros dessa sociedade devem render o suficiente da sua liberdade natural, por forma a que a autoridade possa assegurar a paz interna e a defesa comum 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Thomas Hobbes a idéia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Thomas Hobbes Para ele, a Igreja cristã e o Estado cristão formavam um mesmo corpo, encabeçado pelo monarca, que teria o direito de interpretar as Escrituras, decidir questões religiosas e presidir o culto. Neste sentido, critica a livre-interpretação da Bíblia na Reforma Protestante por, de certa forma, enfraquecer o monarca 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Thomas Hobbes Hobbes realiza o esforço supremo de atribuir ao contrato uma soberania absoluta e indivisível [...] 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Thomas Hobbes Ensina que, por um único e mesmo ato, os homens naturais constituem-se em sociedade política e submetem-se a um senhor, a um soberano. Não firmam contrato com esse senhor, mas entre si. É entre si que renunciam, em proveito desse senhor, a todo o direito e toda liberdade nocivos à paz”. 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Thomas Hobbes A renúncia ao direito sobre todas as coisas deve ser recíproca entre os indivíduos. O contrato que funda o poder político visa pôr fim ao estado de guerra que caracteriza o estado de natureza. 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Rousseau Introdução Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 28 de Junho de 1712 — Ermenonville, 2 de Julho de 1778) foi um filósofo suíço, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, Rousseau é também um precursor do romantismo. 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Rousseau Introdução As idéias políticas de Rousseau tiveram grande influência nas inspirações ideológicas da Revolução Francesa, onde as concepções liberais se difundiram e guiaram ideologicamente a Revolução. O crescimento do nacionalismo, tambem pode ser constatado nesse momento. 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Rousseau Introdução todos os homens nascem livres, e a liberdade faz parte da natureza do homem. (...) processo histórico (...), - mas outra liberdade vem substituir a liberdade individual, ou seja, a liberdade civil 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Rousseau Introdução a única instituição que ainda se constitui natural é a da família, ou seja, os vínculos ,que se formam na família ,se perpetuam enquanto há uma relação de dependência, cujas necessidades básicas, tais como a proteção,a alimentação, devam ser satisfeitas para a própria preservação do grupo humano 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Rousseau Introdução Para proteger os seus direitos, os homens fazem um arranjo institucional, que Rousseau denomina de contrato social. A vontade coletiva configura-se no contrato social em todas as esferas da sociedade, seja no estado, seja no governo,seja na economia, delimitando o espaço e as formas de ação individual. 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens A contestação da sociedade tal como estava organizada foi tema do ensaio Discurso (...) sobre (1755), em que se vê a desigualdade e a injustiça como frutos da competição e da hierarquia mal constituída. 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens o homem natural é bom, e no isolamento é igual a todo homem. É a partir do momento que resolve viver em sociedade que as desigualdades aparecem. 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens A origem da desigualdade moral ou política é o que E em Emilio Rousseau nos mostra como chegar a tal sociedade - através da educação por um método bem específico que deve formar cidadãos livres. A educação de Emílio visa a construção do governante ideal, resolvendo um dos problemas da sociedade cujos vícios "...não pertencem tanto ao homem, mas fundamentalmente ao homem mal governado.“ 12/08/2008 www.nilson.pro.br

Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens A desigualdade é um fato natural, decorrentes da evolução histórica da humanidade. A finalidade da instituição da sociedade e do governo é a preservação do coletivo. Rousseau faz uma crítica ao processo de socialização, por ter corrompido o homem, tornando-o egoísta e mesquinho para com os seus semelhantes 12/08/2008 www.nilson.pro.br

contrato social O contratualismo é um acordo entre os membros de uma sociedade, pelo qual reconhecem a autoridade, igualmente sobre todos, de um conjunto de regras, de um regime político ou de um governante. 12/08/2008 www.nilson.pro.br

contrato social O pacto social pode ser definido quando "cada um de nós coloca sua pessoa e sua potência sob a direção suprema da vontade geral". 12/08/2008 www.nilson.pro.br

contrato social O "Contrato social", ao considerar que todos os homens nascem livres e iguais, encara o Estado como objeto de um contrato no qual os indivíduos não renunciam a seus direitos naturais, mas ao contrário, entram em acordo para a proteção desses direitos, que o Estado é criado para preservar. 12/08/2008 www.nilson.pro.br

contrato social O Estado é a unidade e, como tal, representa a vontade geral, que não é o mesmo que a vontade de todos. A vontade de todos é um mero agregado de vontades, o desejo mútuo da maioria. 12/08/2008 www.nilson.pro.br

“O homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. contrato social “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. 12/08/2008 www.nilson.pro.br