Cariacica Rede Empreendedora

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
1.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
IV Encuentro Internacional de Redes EUROsociAL “Protección social, informalidad y trabajo decente” A contribuição das Administrações Tributarias à formalização.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
20º Congresso CACB Gramado, RS Junho 2010.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
EIXO 2 – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Desenvolvimento econômico sustentável, com geração de trabalho e renda. Secretarias correspondentes: - Fazenda - Trabalho.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
FÓRUM REGIONAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO CEARÁ
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
CAPÍTULO V – ACESSO A MERCADOS
Plano Nacional de Cultura
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
SANTANA DO IPANEMA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA SANTANA DO IPANEMA ALAGOAS.
DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Foco do Sebrae Empresa de Pequeno Porte - Brasil
COMO SER PREFEITO.
Janeiro/2013 ENCONTRO APRECE NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ Controle Externo, Controle Social e Cidadania.
Governança Mobilização Capacitação Reconhecimento Principais ações do MCS de 05/12/2007 a 13/03/2008.
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
PROJETO INTEGRAR PROJETO INTEGRAR.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Encontro dos Fóruns Regionais das MPEs. Fórum Permanente Regional das MPEs Bahia Decreto nº de 10/12/2009 e regulamentado pela Resolução SICM.
Portal do Registro Mercantil Integrado – REGIN
I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO. Mensagem do Prefeito Eduardo Paes à Câmara Municipal em fevereiro de 2009 A Secretaria de Ciência e Tecnologia irá garantir.
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo Pernambuco: As Oportunidades e os Desafios para as.
Banco do Povo Paulista Maio, 2010.
4º Seminário Nacional de Gestão Pública Salvador 27 maio 2009 “Programa - Bases para o Desenvolvimento Municipal” Brasília / 2010 Programa Bases para o.
PROJETO MODELO DE CIDADE DIGITAL
Compras Governamentais
LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Ênfase na Experiência do MEI
Reduzir os custos dos serviços públicos para o cidadão. OBJETIVOS Facilitar a vida do empreendedor.
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
FÓRUM ESTADUAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE FEMEP/GO I REUNIÃO ORDINÁRIA Goiânia, 04 de fevereiro de 2010.
IV Encontro Nacional 21 e 22 de Outubro de
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Empreendedorismo e Startups
Programa de Desenvolvimento Local fundamentado na Lei Geral
A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e as Compras Públicas
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 LC nº 123/ A importância das MPEs Pessoal ocupado (IBGE) Empregos formais criados no Brasil nos 10 últimos anos (BNDES) Estabelecimentos comerciais,
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
Agenda Estratégica das Micro e Pequenas Empresas Propostas do Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO Brasília – Agosto de 2010.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
OS PEQUENOS NEGÓCIOS NA LIDERANÇA DO DESENVOLVIMENTO.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
CARIACICA Espírito Santo Brasil
Ciclo de Debates “Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil – Ano III” Tema: Políticas Municipais Geradoras Renda e Trabalho 01 de Outubro.
Centro Empresarial Inaugurado em 12/12/2013. * Agente destaque pelo contrato Itacir Camilo Rovaris Encontro Estadual dos Agentes de Crédito da.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Transcrição da apresentação:

Cariacica Rede Empreendedora Helder Salomão Prefeito Municipal

Área Total 285,03km² População 365.859 habitantes (Fonte IBGE 2009) Índice de Desenvolvimento Humano 0,75 (IBGE 2000)

2005 CENÁRIO EM Instabilidade política por mais de 30 anos Ausência de planejamento, projetos, estudos ou dados técnicos Menor receita per capta do Estado Poder Público sem diálogo com a sociedade civil e empresarial Cultura da informalidade e do não pagamento de impostos. Poder Público sem credibilidade Isolamento da cidade, ausência de investimentos e falta de infraestrutura CENÁRIO EM 2005

Planejamento Estratégico de Governo com foco no Desenvolvimento Econômico e na Educação Criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo Busca de parcerias Criação do Fórum Empresarial Consultivo Criação do Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa – CIAMPE MUDANÇA DE CENÁRIO

PROEMPE Programa Estruturante da Micro e Pequena Empresa Integrar todas as áreas de governo de forma sistêmica para desenvolvimento de políticas de fortalecimento da Micro e Pequena Empresa

CARIACICA REDE EMPRENDEDORA

CARIACICA CARIACICA REDE EMPREENDEDORA REDE EMPREENDEDORA Participação da Sociedade Acesso ao Crédito CIAMPE Legislação Estímulo ao Mercado Educação/ Capacitação Ciência e Tecnologia Serviços Online Associativismo Difusão e Intercâmbio CARIACICA REDE EMPREENDEDORA

Participação da Sociedade Fórum Empresarial Consultivo Plano Diretor Municipal Plano Diretor Econômico Comitê Gestor Municipal da Lei Geral de Incentivo às MPE Planejamento da cidade de forma participativa (Agenda Cariacica, Orçamento Participativo e Plano de Organização Territorial - POT)

Participação da Sociedade Orçamento Participativo Agenda Cariacica Menu

Acesso ao Crédito Parceria com o Governo do Estado Fique Legal Agência Nossocrédito Nossocrédito nas Comunidades Fique Legal Banco Sol (economia solidária) Parceria com o Governo do Estado Acesso ao Crédito

Acesso ao Crédito Agência Nossocrédito Projeto Fique Legal Menu

Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa CIAMPE Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa CIAMPE na Praça Fique Legal

CIAMPE CIAMPE na Praça Projeto Fique Legal Menu

Legislação Desoneração tributária Redução da burocracia Plano Diretor Econômico Compras Governamentais Associativismo Legislação Lei Municipal de Incentivo à MPE: 1º município do país a se adequar à Lei Geral - (1ª Edição – 2006 / 2ª edição – 2007) Menu

Estímulo ao Mercado Feira Agroecológica Compras Governamentais Feira de Negócios Selo de Inspeção Municipal Compra Direta Local (PAA) Agrimerenda

Estímulo ao Mercado Feira de Negócios Feira Agroecológica Menu

Educação/Capacitação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFES Empreendedorismo nas Escolas Comércio Total PROCAT/ Qualifique-se Capacitação de Empreendedores Capacitação de Servidores

Educação/Capacitação Curso de Qualificação Profissional IFES Cariacica Menu

Ciência e Tecnologia Telecentros (inclusão digital de MPE) FADECITEC – Lei de Inovação Tecnológica e Criação de Fundo Municipal de C&T Centro de Vocação Tecnológica - (IFES) Centro de Pesquisa e Inovação - (IFES/Governo do Estado)

Ciência e Tecnologia Telecentros Menu

Serviços Online ISSQN Web Emissão de Certidões e Guias Alvará Web Próximos Serviços: Nota Fiscal Eletrônica e IPTU Web Menu

Associativismo Associações Comerciais Associação Moveleira Cariacica Modas Associações de Micro e Pequenas Empresas

Associativismo Associação Moveleira Cariacica Modas Menu

Difusão e Intercâmbio Cidadania Empresarial (estímulo à formalização) Palestras e Seminários Produção de Materiais Informativos Troca de experiências com outras cidades Ação nos Bairros/ Praças Fórum de Dirigentes de Desenvolvimento Rede de Prefeitos Empreendedores

Palestras e Seminários Difusão e Intercâmbio Palestras e Seminários Visita Técnica ABM Resultados

Resultados

Resultados CIAMPE ALVARÁ WEB Abertura e regularização de empresas em 48 horas ALVARÁ WEB Abertura de empresas pela internet em 5 minutos

Resultados CIAMPE Em 2009 houve um aumento de 58% no número de renovação de alvarás Em três anos, 3.410 novas empresas abertas e mais de 6.500 novos empregos gerados

Resultados Com a regulamentação da Lei Geral foram reduzidas as alíquotas de 38 setores da nossa economia Mesmo assim, tivemos um aumento de 9% na arrecadação de ISSQN, com a ampliação da base tributária

Resultados Participação de Cariacica na Abertura de Empresas no ES Fonte: Junta Comercial do ES

Resultados NOSSOCRÉDITO 1.270 operações realizadas 1.385 empregos mantidos e gerados Mais de R$ 3,1 milhões em empréstimos

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL- EI Resultados EMPREENDEDOR INDIVIDUAL- EI Cariacica é a 26ª cidade do país que mais cadastrou EI (1.471 cadastrados - junho/10) Cariacica foi a primeira cidade do Espírito Santo a cadastrar um EI Cariacica atualmente é o segundo município do ES em número de EI cadastrados

COMPRAS GOVERNAMENTAIS Resultados COMPRAS GOVERNAMENTAIS Aumento da participação das empresas de micro e pequeno porte nas compras governamentais

CAPACITAÇÃO Servidores municipais Empresários Contabilistas

EDITAIS Padronização de todos os editais ao capítulo de Compras Governamentais da Lei Geral

GANHOS Aumento da competitividade nos processos licitatórios Economia média de 26% nas aquisições por meio de pregão eletrônico Maior participação de empresas sediadas no município nas compras públicas Estímulo ao desenvolvimento da economia local

IMPORTANTE Nenhum apontamento ou restrição aos processos licitatórios inspecionados pelo órgão de controle externo – TCES, nos exercícios de 2006, 2007 e 2008

Resultados PRÊMIOS Prêmio Prefeito Empreendedor – Etapa Estadual e Categorias Compras Governamentais, Desburocratização e Implantação da Lei Geral - 2010 Prêmio Prefeito Empreendedor – Etapa Estadual e Categoria Desburocratização – 2007 Cidades Mais Dinâmicas do Brasil – Atlas do Mercado Brasileiro – Gazeta Mercantil - 2007 Prêmio Prefeito Empreendedor – Etapa Nacional e Categoria Compras Governamentais - 2010

Resultados

OBRIGADO! www.twitter.com/heldersalomao www.cariacica.es.gov.br