PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
O Pacto pela Saúde e seu Financiamento
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ACOLHIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DO SUS -PB
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Momento histórico Se o controle econômico-financeiro não tivesse falhado, se as auditorias dos Bancos Centrais fossem mais competentes e criativas, quanto.
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
Secretaria de Gestão Estratégica Participativa
Projeto de Informatização do SNA
SISAUD Sistema de Auditoria
MISSÃO DO DENASUS EXERCER AÇÕES DE AUDITORIA NO ÂMBITO DO SUS, CONTRIBUINDO PARA A QUALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE E PARA A CIDADANIA.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
ENTORNO SUL.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
A Incorporação da Regulação e Auditoria da Atenção em Saúde
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
O Pacto pela Saúde e seu Financiamento
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Melhorar a atenção à saúde com foco no atendimento integral SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE SECRETARIA-EXECUTIVA DE ATENÇÃO À SAÚDE Diretoria Geral de Assistência.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
SISPART – PLANO DE AÇÃO DAS REDES TEMÁTICAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 1º TRIMESTRE de 2008.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE

ACESSO ÀS AÇÕES E SERVIÇOS

UFAÇÕES AC Regulação AM Acesso; Media e Alta complexidade; Neurologia; Endocrinologia; Apoio Diagnóstico; Capitação de órgãos para transplante AP Regulação; Inspeção na assistência da media e alta complexidade; Inspeção nos municípios: PSF, PAB etc.

UFAÇÕES DF Verificar a gestão Cartão Usuário SUS; Centrais de regulação, inclusive SAMU; Avaliação do acesso a partir dos indicadores; Referência e contra-referência; TFD; Medicamentos; Programas GO Oncologia; Transplante renal; Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde

UFAÇÕES MS Atenção básica; Conselhos; Fundo municipal de saúde; Hospital de pequeno porte MT Regulação; Oferta de serviços PA TRS; Oncologia; Urgência e emergência; Neurologia; Exames especializados e TFD

UFAÇÕES RO Referência e Contra-referência; Avaliação do TFD a nível estadual (está centralizado) PSF RR Regulação TO PSF; Regulação

VOLUME DE RECURSOS REPASSADOS

UFAÇÕES AC Programas estratégicos com foco na saúde indígena AM Gerenciamento do recurso Rotina de repasse Gerenciamento – falta de documento AP PAB fixo + estratégias na capital e municípios DF EC 29 a partir da gestão 2007/2008 Emenda parlamentar Neurologia queimados Cirúrgico, alta complexidade (ver o que falta)

UFAÇÕES GO Municípios com menor acesso de informação Atenção Básica (Bloco) MS Gestão Plena – município que assinou o pacto MT O que não auditar? Que mecanismos para não auditar demandas pequenas – custo/benefício PA Atenção básica com ênfase no PSF e Assistência farmacêutica dos 5 maiores municípios

UFAÇÕES RO Contratualização do serviço de saúde sem critério Analítica sem dados necessários para atender a auditoria Auditoria de gestão RR EC 29 Demanda reprimida, Saúde Indígena Atenção Básica Auditoria de gestão TO Atenção básica (bloco)

INDICADORES DE SAÚDE

UFAÇÕES AC Avaliar os indicadores da atenção básica com maior deficiência AM Indicadores de saúde ( aud ) AP Audiências públicas CRM Representantes DF Indicadores do PAB Prioridades para se cumprir GO Menores indicadores Mortalidade infantil

UFAÇÕES MS Municípios de fronteiras Municípios de pequeno porte Municípios inspecionados em 2007 com irregularidades Alta taxa de Cesárea MT Municípios com maior índice de mortalidade infantil PA Auditar os 5 municípios com piores indicadores de atenção básica Escolher 10 indicadores de saúde para avaliar em todas as auditorias realizadas

UFAÇÕES RO Auditoria de gestão com foco em alguns indicadores e PSF RR Gestão com indicadores da atenção básica TO Menores indicadores da Atenção Básica

ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO COM O CONTROLE SOCIAL

UFAÇÕES AC Dar continuidade ao encaminhamento de cópia dos relatórios de auditorias e de outras ações diretamente para o endereço dos conselhos. Continuar com a participação de um dos nossos técnicos do SEAUD no CES Dar continuidade as orientações aos conselheiros quanto a sua organização Continuar participando das conferências Participação no plano de ação em conjunto com a SES para implementação da PT 3060 e 2588 quanto a capacitação de conselheiros

UFAÇÕES AM Acolheu as demais AP Incentivar os conselhos e acompanhar as recomendações das auditorias DF Aproximação do controle social, Aproximar mais o DENASUS com o conselho e com os outros movimentos Um representante do conselho participar da auditoria GO Participação dos servidores do SEAUD nas reuniões do conselho municipal e estadual de saúde Troca de experiência entre as regionais

UFAÇÕES MS Além do encaminhamento do relatório, contatar e ver se ha dificuldade em acompanhar o atendimento das recomendações MT Formalização do documento pelo DENASUS digirido para os conselhos estaduais e municipais para apresentação de um servidor nas reuniões dos conselhos. PA Reunião no inicio e final da auditoria com o CMS, solicitando o retorno das recomendações Que os SEAUDs e DIAUDs encaminhem as legislações para os conselhos

UFAÇÕES RO Melhor acesso aos dados dos conselhos de saúde estadual e municipal para utilizar nas auditorias analíticas Reuniões com os conselhos de saúde durante as auditorias, RR Reuniões com conselhos e ouvidorias TO Reuniões com os conselhos de saúde durante as auditorias, Reuniões em parceria com conselho estadual para Cooperação Técnica com os conselhos municipais por região

FORTALECER O SNA

UFAÇÕES AC Apoiar a implantação da Ouvidoria do SUS no estado Capacitação de gestores municipais de saúde para implantação e/ou implementação do SNA municipal Capacitar os técnicos do SNA estadual e municipal para operacionalização do Sistema de Informação da Auditoria – SISAUD SUS Capacitar técnicos da SES para execução de ações de monitoramento e avaliação Curso básico de controle, avaliação, regulação e auditoria Manter a integração e o planejamento do SNA federal em conjunto com o SNA estadual

UFAÇÕES AM Interação do SNA e estrutura física Adesão ao SISAUD SUS AP Não tem estrutura física, material e humana Estruturação da carreira DF Consolidação do SNA federal Adesão dos componentes ao SISAUD SUS Agendar com estados auditorias integradas GO Integração de componentes estadual e municipal nas auditorias MS Oficina de auditoria Realização de auditoria integrada com o SNA estadual e municipal.

UFAÇÕES MT Estrutura de espaço físico e material Integração mais ampla e captação em larga escala PA Ações compartilhadas com os componentes estadual e municipais Capacitação técnica com o SNA Componentes estaduais convidados para ações de planejamento RO Capacitação nas três esferas Estruturação da carreira

UFAÇÕES RR Capacitação para as três esferas e executar ações de auditoria integradas. TO Continuidade das auditorias integradas Educação permanente incluindo os componentes estadual e municipal na programação do DENASUS.

OUTRAS SUGESTÕES

TODOS OS ESTADOS Um tempo maior para realização do planejamento, em conjunto com chefes e supervisores ( pacote fechado)