UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – PAFOR (LICENCIATURA)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
Escola Estadual Maria José
População região centro oeste
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
NAPOLEÃO O GRANDE Lucas n° 13 Hugo n° 06 Profª. Joelma.
EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E O INÍCIO.
RIO GRANDE DO NORTE QUEM SOMOS NOSSA ECONONOMIA NOSSA CULTURA
Um pouco sobre Vigia O município de Vigia é um dos mais antigos do Pará. Os primeiros moradores foram os índios Tupinambás, que ergueram no local a aldeia.
Os lugares que formam o mundo
Formação Continuada para Professores – 2010
CRE- Cajazeiras.
CURSO DE APRENDIZAGEM AGENTE ADMINISTRATIVO EM LOGÍSTICA
Independência do Brasil
A família real portuguesa
A indepêndencia do Brasil
(Frei Vicente do Salvador, cronista do século XVII)
Porque investir em São Carlos
Rio Verde - Goiás.
NOVA REPÚBLICA 1.
As Invasões Francesas no Brasil
NOVO HAMBURGO.
CURSOS PREVISTOS PARA O POLO MUNICIPAL DE VOTUPORANGA -UAB
D.E NORTE 1 VIDA ESCOLAR
Curso de Especialização em Educação a Distância
Projeto Verão GINCANA DAS PRAIAS Todos os finais de semana de Janeiro e Fevereiro de 2009 a equipe da Itapoan FM, formada por 01 locutor, 02 apoios.
América.
Rio do Sul - SC Aspectos gerais.
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
Melhor visualizado no Power Point 2000
Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo
E O parque nacional dos Lençóis Maranhenses
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Trabalho d Filosofia Demonstrar como cidadão como é a vida em Indaiatuba Nomes: Alison Bonassini Monteiro n°03 Ana Claudia Antunes da Silva n°04 Bruna.
As divisões regionais oficiais
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
CONHECENDO AS BELEZAS DE PARNAMIRIM/RN
Educação ambiental no município de Bonito-MS:
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Campo Grande Coordenadoria de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação - MS Coordenadora:
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
BEM VINDOS AO RIO GRANDE DO NORTE
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
O Homem como animal político “E.E. Dom José de Camargo Barros” Felipe Rocha n° 16 Luana Dalla Valle n° 29 Maria Beatriz n° 31 Maysa Suellen n° 32 Sérgio.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
Canadá.
255 anos de Macapá. APRESENTAÇÃO Jornal do Dia: 25 anos escrevendo a história do Amapá O Jornal do Dia – o Primeiro Diário do Amapá foi fundado dia 04.
Historiando a Escola Estadual Santa Terezinha
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
“ESTRADAS E BANDEIRA”.
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
A construção participativa do PESQUISA: Relação da população do Rio Grande do Norte com a leitura: Uma abordagem quantitativa Contratante Execução Apoio.
GEOGRAFIA DO PARANÁ.
Tema: O Homem como animal político – definição aristotélica
SÉCULO XIX NO BRASIL: A INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA
MINHA ESCOLA.
BEM-VINDOS A MINHA ESCOLA. Histórico n A escola foi fundada no dia 28 de agosto de 1990, mas iniciou sua história em maio de 1989, onde foi fundado um.
Escola: COOPEN Série: 5° ano A Aluno: Arthur
Região Sudeste Escola: Coopen Aluna:Sarah Serie:5°B.
Escola: COOPEN Aluna: Maria Júlia Série:5º ano A
Escola: Coopen Aluna: Marcela Série: 5° ano A
Região Sudeste Escola: COOPEN Série: 5° ano A Aluna: Maria Luíza.
Região Sudeste Escola: coopen Aluno: Nicolas Serie:5°ano A.
Instituto Estadual de Educação: espaços de participação democrática? Orientanda: Maria Cristina Martins Kamers Orientador: Prof. Dr. Celso João Carminati.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO.
Conquista e Formação do Rio Grande do Norte
Aula 02- Português- Básico 1 Professora Anna Paula Bitar.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – PAFOR (LICENCIATURA)   DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DOCENTE: WANI FERNANDES PEREIRA DISCENTE: MARCOS AURÉLIO RIBEIRO DANTAS

Natal foi construída sobre a margem direita do Rio Potengi, próximo á foz, no Oceano Atlântico.

Em dezembro de 1597, uma frota comandada por Jerônimo de Albuquerque desembarcou no rio Potengi, com a missão de fundar uma nova cidade e construir um forte para proteger os colonos portugueses das incursões dos piratas franceses, que estavam tentando negociar com os potiguares, índios nativos.

À mesma época, por terra, chegou à região um grupo chefiado pelo então governante de Pernambuco, Manuel Mascarenhas Homem.

Em 6 de Janeiro de 1598, este grupo começou a construir o Forte dos Três Reis Magos; em 25 de Dezembro de 1599, foi fundada uma pequena vila a pouco mais de 2 km de distância do Forte; essa vila foi batizada de Natal em referencia a data de fundação.

A presença americana durante a II Guerra Mundial, contribuiu para fazer de Natal uma das regiões mais liberais do Brasil.

CURIOSIDADE Segundo diz o povo potiguar, o termo “Forró” (música popular regional) vem originalmente dos americanos, que durante sua estada na cidade, introduziram os bailes abertos com o nome de “for all” (para todos).

Bandeira Brasão

Aniversário 25 de dezembro Fundação 25 de dezembro de 1599 (412 anos) Gentílico natalense Padroeiro(a) Nossa Senhora da Apresentação

MUNICÍPIOS LIMÍTROFES Norte: Extremoz; Sul: Parnamirim; Leste: Oceano Atlântico; Oeste: Macaíba e São Gonçalo do Amarante.

VEGETAÇÃO E RELEVO Sua vegetação é composta por mangues e fragmentos de Mata Atlântica na orla marítima, provenientes da floresta conservada nos arredores e dentro do Parque das Dunas. Já o relevo, possui milhares de dunas espalhadas por todo o território e com as mais variadas alturas. Grandes parcelas dessas dunas estão concentradas no mais novo parque de Natal, o Parque da cidade Dom Nivaldo Monte.

ECONOMIA Turismo – praias, monumentos religiosos Comércio – shoppings bares Industria - fábricas

Igreja de santo Antônio Igrejas Católicas Catedral Igreja de santo Antônio

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes

Fortaleza dos Reis Magos Centro de Turismo e Artesanato Monumentos Fortaleza dos Reis Magos Prefeitura de Natal Centro de Turismo e Artesanato

Instituto Geográfico e Histórico Solar Bela Vista Coluna Capitolina

Memorial Câmara Cascudo Teatro Alberto Maranhão Pedra do Rosário

Pórtico da entrada de Natal Rampa Pórtico da entrada de Natal Pórtico de Ponta Negra

Casarão de Cascudo Mercado do Peixe Beco da Lama Mercado da Redinha Iemanjá Casarão de Cascudo Mercado do Peixe Beco da Lama Mercado da Redinha

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS Fandangos Autos Mamulengos Congos de Caçola Caboclinhos Araruna FONTE: DEÍFILO GURGEL/ANUARIO DE NATAL

TOTAL = 136 ESCOLAS EDUCAÇÃO ZONA NORTE = 54 ESCOLAS ZONA SUL = 19 ESCOLAS ZONA LESTE = 17 ESCOLAS ZONA OESTE = 46 ESCOLAS TOTAL = 136 ESCOLAS

Q QUALIFICAÇÃO CEMURE (CENTRO MUNICIPAL DE REFERENCIA EM EDUCAÇÃO) QUE OFERECE CURSOS EM INFORMÁTICA, PALESTRAS, SEMINÁRIOS ENTRE OUTROS.

N O R D E S T

HISTÓRIA DO BAIRRO O povoamento teve início no final da década de 1940. Essas terras pertenciam a Alfredo Getúlio Cavalcante de Souza e herdeiros, que a dividiram em lotes vendidos a baixo preço. O primeiro desses lotes foi adquirido pela Rádio Nordeste AM, que instalou ali seus transmissores em 1952, dando nome ao local e originando o bairro.

ESCOLA MUNICIPAL CHICO SANTEIRO Endereço: Rua da Cruz, S/N Bairro: Nordeste Município: Natal _RN CEP: 59.042-150 Região: Nordeste Diretoria Regional: Telefone(s): 3232-4855 Site da Escola: emchicosanteiro.blogspot.com E-mail da Escola: chicosanteiro@gmail.

O Ensino Fundamental funciona nos 03 (três) turnos: matutino, vespertino e noturno. O matutino funcionam 06 (seis) turmas num total de 167 (cento e sessenta e sete) alunos. no vespertino também funciona com 06 (seis) turmas com 172 (cento e setenta e dois) alunos, total de 339 (trezentos e trinta e nove) alunos.

Na EJA a escola funciona com 06 (seis) turmas: 01 (uma) turma do nível I, 01 (uma) turma do nível II, 02 (duas) turmas de nível III e 02 (duas) turmas de nível IV, num total de 200 (duzentos) alunos.

Quanto às condições físicas da escola ela possui : 01 (uma) biblioteca, 01 (um) laboratório de informática funcionando nos 03 (três) turnos com professores regentes, Porém não possui laboratório de ciências, quadra de esportes, brinquedoteca, sala de vídeo, sala de artes. Quanto às condições físicas da escola ela possui :

A escola conta em seu quadro: 49 (quarenta e nove) professores efetivos, 04 (quatro) professores contratados para o serviço temporário, sendo que todos qualificados e atualizados no que diz respeito ao zelo pela profissão. 14 (quatorze) funcionários de apoio 15 (quinze) funcionários de empresas terceirizada.

1) É SEGUNDO LUGAR NO PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO PELO INSTITUTO CIDADANIA EM PARCERIA COM SESI E A FIERN (2011) 2) CONCORREU COM PROJETO REALIZADO EM TODO ANO DE 2011. 3) JÁ FOI TERCEIRO LUGAR EM 2009 E HONRA AO MERITO EM 2010.

REFERENCIA INTERNET