Elementos essenciais da Câmera Fotográfica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Astrofotografia.
Advertisements

Fotografia digital iniciação F. Castelo - Ago 2013 – V.8.3.
Uso da perspectiva e profundidade de campo
SOBRE QUESTÕES DE FORMATO E SENSIBILIDADE
Fotografia – Princípios Básicos
Palestras, oficinas e outras atividades
Colégio Ideal Aula de Física Leis de Reflexão da Luz e Espelhos Planos
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Métodos de estudo em microscopia de luz e eletrônica
Difração Terça-feira, 30/09/2008.
Câmeras Digitais.
ES723 - Dispositivos Eletromecânicos
* Histórico => Doada por Leon Cap ( 1927 ); => Alypio Leme de Oliveira ( Observatório de São Paulo ); => IAG; => Grubb - Parsons ( Dublin - Irlanda.
Estatística 8 - Distribuições Amostrais
Capitulo 35 Imagens.
Introdução a Fotografia
O que você deve saber sobre
Sensor Fotográfico.
A Tabuada.
Lentes Corretoras Fisica’.
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Provas de Concursos Anteriores
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes.
CURSO E COLÉGIO OBJETIVO
2 Elementos da Percepção Visual
Instrumentos ópticos e olho humano
Televisão: a tecnologia por detrás do écran
2 Elementos da Percepção Visual
Leis da Reflexão.
Fotografia Aula 2 Prof. Fabio Aguiar.
ESPELHOS ESFÉRICOS (Aulas 13 e 14) Física B
Estrutura do Olho Humano:
Encontrar o Perímetro.
FOTOGRAFIA INTRODUÇÃO.
ABERTURA DO DIAFRAGMA E VELOCIDADE DO OBTURADOR
FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO.
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Escola Secundária Morgado de Mateus Ano Lectivo: 2010/2011
FOTOGRAFIA AULA 3.
Pastoral da Comunicação
Defeitos da visão Prof. Rodrigo Lins.
Júlio César de Matos.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Os Elementos da máquina Fotográfica
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Curso Básico de CFTV.
Fotografia Publicitária I
FLASH DEDICADO EM FOTOJORNALISMO
Partes da câmera fotográfica
Óptica: Segmento da Física que estuda os fenômenos luminosos.
O olho humano Córnea(Proteção) - Transparente
Fotografia Aula 1 Prof. Fabio Aguiar.
Fotômetro, lentes, visor e ampliador:
Equipamentos de captura
Lentes esféricas Giovanni Ávila Física.
Espelho plano.
INTRODUCAO A FOTOGRAFIA FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS CLAUDIO DAVID Agosto de 2011.
Objectiva grande angolar
VOCÊ SABE COMO SURGIU A FOTOGRAFIA? E SUAS FOTOS, DE ONDE SURGEM?
Fotografia Publicitária
Prof. João Vicente Prof. Sérgio Magalhães Dr. André Lavigne
Ministrante JORGE LUIZ DE ARAÚJO. A boa foto depende muito mais do conhecimento e da CRIATIVIDADE do fotógrafo do que da câmera em si.
 O que é ? A exposição de uma foto é a quantidade de luz recebida pelo o sensor da sua câmera para esta foto. Se o sensor receber muita luz, a foto ficará.
Aprender a fotografar Erica marques. O que é e como controlar a exposição de uma fotografia. O Ao primeiro contato com uma DSLR ficamos confusos com a.
Sobre a fotografia Breve História da Fotografia O “Olhar” Fotográfico A Linguagem Fotográfica Imagem Fotográfica x Realidade Documento e Memória Comunicação.
CÂMARAS FOTOGRÁFICAS DIGITAIS SORAIA MARQUES Nº19 10ºPM1.
Trabalho realizado por: Rute Duarte Nº 23 PM1 Disciplina: D.C.A Escola Secundária José Saramago.
Objectivas normais:  Também conhecida como 50mm ou média angular, este tipo de lente tem o ângulo de visão semelhante ao olho humano, ou seja, não afasta,
Transcrição da apresentação:

Elementos essenciais da Câmera Fotográfica

Visor Local onde se visualiza a imagem a ser registrada – ocular Direto ou indireto

Exposição ISO/ASA Sensibilidade à luz – código fornecido ao fotômetro a fim de que este forneça o tempo de exposição e o diafragma adequado para expor o filme. Menos sensível – subexposição Mais sensível – superexposição ISO – 100 a 200 (baixa sensibilidade – lentos) ISO – 400 a 800 (sensibilidade mediana – médios) ISO – 1600 ... (alta sensibilidade – rápidos)

Obturador Dispositivo que regula o tempo de exposição à luz Velocidades abaixo de 1/30 corre o risco de sair borrada Regulagens B – Breve T – Tempo Tipos De plano focal (de cortina) Central (concêntrico)

Diafragma Define a intensidade de luz e profundidade de campo Nitidez Diafragma – f F = razão entre o diâmetro da abertura e a distancia focal Quanto maior o f, menor a abertura

Diafragma Luminosidade Quanto menor o nº f, mais escura Quanto maior o nº f, mais clara

Diafragma Profundidade de Campo Quanto maior o nº f, menor profundidade, maior nitidez Quanto menor o nº f, maior profundidade, menor nitidez

Profundidade de Campo Distância Focal Abertura do diafragma Quanto maior a DF, menor profundidade de campo Abertura do diafragma Quanto maior o nº f, menor profundidade (e inversamente proporcional) Distância hiperfocal Se focalizada no infinito (ponto máximo da lente) e abertura máxima maior profundidade Dispositivo de foco

Foco

Fotometria Fotômetro de agulha Fotômetro de leds

Reciprocidade na prática Velocidade do obturador (seg) 1 ½ ¼ 1/8 1/15 1/30 1/60 1/125 1/250 1/500 Mais luz borrado menos luz congelado Abertura do diafragma (f) 32 22 16 11 8 5.6 4 2.8 2 1.4 Mais fechado Menos luz Menor profundidade de campo Mais aberto Mais luz Maior profundidade de campo

Objetivas Conjunto de lentes que captam e transmitem os raios de luz Tipos de objetivas Grande-angular Normal / Standard Zoom Teleobjetiva Macro

Objetivas Distância focal Ângulo de visão Tipo de lente Distância do centro da lente ao sensor (CCD / CMOS) ou filme Ângulo de visão Amplitude do enquadramento Tipo de lente Côncava ou convexa

Objetivas – Distância Focal e Ângulo de Visão Quanto menor a distância focal, maior o ângulo de visão

Objetivas – Distância Focal e Ângulo de Visão

Objetivas - Tipos de lentes

Objetivas - Tipos de lentes

Tipos de Objetivas Grande-angular Normal / Standard Zoom Teleobjetiva Macro

Tipos de Objetivas Normal / fixa (standard) Proporcional Ângulo médio de 46° 35 mm, 45mm, 50mm, 55mm

Tipos de objetivas (normal)

Tipos de Objetivas Grande-angular Média de 50% a mais do que o olho humano Maior profundidade de campo Perspectivas mais acentuadas Tamanhos: 4mm, 12mm, 16mm, 18mm, 20mm, 24mm, 28mm, e 40mm. A grande-angular mais utilizada é a de 28mm que consegue enquadrar um ângulo de 90°. As mais populares são as 10-20 mm, 12-24mm e 17-35mm

Tipos de objetivas (grande-angular)

Tipos de objetivas (grande-angular)

Tipos de Objetivas Zoom Possibilita a alternância da distância focal

Tipos de objetivas (zoom)

Tipos de objetivas (zoom)

Tipos de Objetivas Teleobjetiva Grande distância focal e pouco luminosa Pouca profundidade de campo Perspectiva achatada Foco seletivo

Tipos de objetivas (teleobjetiva)

Tipos de objetivas (teleobjetiva)

Tipos de Objetivas Macro Pequenas distâncias Detalhes / Close Pouca profundidade de campo Foco em primeiro plano

Tipos de objetivas (macro)

Tipos de objetivas (macro)

Tipos de objetivas (macro)

Tipos de objetivas (macro)

Diferenciando as objetivas

Diferenciando as objetivas

Obrigada pela Atenção. Professora Anna Morais annamorais@pucgoias. edu Obrigada pela Atenção! Professora Anna Morais annamorais@pucgoias.edu.br