As 22Ferramentas a serem inseridas em um projeto: 1-Público alvo com exclusões,local,meta,investimen to inicial e pesquisa de aceitação do produto novo 2-árvores:risco/retorno
3-densidade 4-qualidade-blc 5-transporte especificando o modal 6-propaganda 7-lucro líquido 8-análise do lucro x cap. Inicial 9-agregação de valor
10-curva ciclo de vida 11-kaizen 12-jit 13-downsizing 14-benchmarking 15-b2b 16-b2c 17-crm 18-lead time 19-capacidades
20-árvore de produto 21-pcp 22-pdca
Lapineta Caneta esferográfica na cor azul e lapiseira, juntos em um único produto (produto novo)
1-Público alvo Local:Estado do RJ Habitantes: 6,3 milhões exclusões: Estudantes: 1,2 milhões Preço ao consumidor R$1,00 Classe Social C e D (que estudam): 648 mil Meta: 650.000 Investimento: R$460 mil
Sempre que necessário, gostaria de utilizar caneta e lapiseira juntos em um único produto? Sim Obs.: Entrevistamos 6.000 pessoas e 95% delas responderam que sim .Produto novo aceito 1-Pesquisa
Preferência por outra marca 2 25 Uso incorreto 3 10 100 2-Árvore de risco Poucos Pdv´s 1 65 Preferência por outra marca 2 25 Uso incorreto 3 10 100 Risco total= 24,17% OK (< 30%)
2-árvore de retorno Propaganda 60 % Praticidade 40 % Embalagem 10 % Total 110 % precificação
D = 4 UnidadeKm P = 100 % 3-Densidade Papelarias e lojinhas dentro de escola pública
4-qualidade Ítem Qualidade PVC B Pigmento azul PVC Cristal L Tinta azul Ponta esferográfica Grafite Mola 4-qualidade
Despesa com frete (Terceirizado): 28.000,00 / mês - rodoviário 5-Distribuição para os Pdv´s
Impressos (mais adaptada) – R$ 900,00 (10mil/mês) Internet (Redes Sociais) – Sem custo Outdoor (R$ 3.000,00) total: R$3900,00 mês 6-Propaganda
7-cálculo do lucro líquido Ítem Custo Qtde Corpo 0,05 1 Tampa dianteira 0,13 Grafite 0,12 Tampa traseira 0,02 Mola 0,01 Tinta 0,04 Ponta esferográfica 0,09 Tubo flexível Preço de Custo = 0,48 Preço de Venda: R$ 1,00 7-cálculo do lucro líquido
Detalhando: Custo Unitário: R$ 0,48 x 650. 000. Custo Total: R$ 312 . Detalhando: Custo Unitário: R$ 0,48 x 650.000 . Custo Total: R$ 312.000,00 . Maquinário: R$ 19.000,00 . Mão de Obra: 14.000,00 (Folha de Pagamento)
Despesas Telefone / Água / Luz / Outros 4.000,00 Marketing 3.900,00 Embalagem 78.000,00 Frete 28.000,00 Salários 14.000,00 Matéria Prima 312.000,00 Máquinas 19.000,00 Total das despesas 458.900,00 Lucro Bruto 650.000,00 Lucro Líquido 191.100,00
8-análise:Capital Inicial X Lucro líquido Capital inicial = R$460.000,00 Lucro = 191.100,00 Ok, valeu a pena. 8-análise:Capital Inicial X Lucro líquido
9-Agregação de valor
Para que possamos nos manter sempre no mercado em posição de aumento de vendas, nunca de maturidade, a cada ano criamos novos desenhos (de acordo com a atualidade) estampados no produto. 10-Ciclo de Vida
11-Kaizen % Refugo = 0,005% Todo volume é descartado (lixo) Não dá para vender com lucro razoável e ninguém quer pegar o refugo na fábrica assumindo os custos de transporte. 11-Kaizen
Estoque Inicial = 650.000 Estoque Final = 0 (Zero) Vendemos tudo Infelizmente vai ser constatado sucata JIT = não OK 12-jit = sem sobras,sem defeitos
13-Downsizing Embalagem: Optamos por retirar a embalagem. Esta não gera impactos na venda do produto. 13-Downsizing
Faber Castell 14-Benchmarking
15-B2B: - Fornecedor de Embalagem e M Prima - Manutenção (máquinas da produção) - Transportes (terceirizada) 16-B2C: - Papelarias - Lojinhas de escola pública
Cadastro de emails dos clientes e enviar semanalmente o catálogo de produtos Cadastro de telefones dos clientes para fechamento de pedidos (semanalmente) No mês de aniversário do estabelecimento, agendar um dia para promover ações de propaganda dentro do estabelecimento do cliente 17-CRM
18-Lead Time Compra Fábrica = 24h Fábrica Produção = 24h Produção PDV = 48h 18-Lead Time
19-capacidades Capacidade De Até Obs Efetiva 07:00h 15:20h Horário normal Projeto 15:30h 17:30h 2 horas extras/dia 19-capacidades
20-Árvore do Produto 8 produtos diferentes estocados Ítem Corpo Tampa dianteira Grafite Tampa traseira Mola Tinta Ponta esferográfica Tubo flexível 20-Árvore do Produto 8 produtos diferentes estocados
Principais situações que foram benéficos para a venda total do produto: . CRM . Praticidade . Densidade 21-PCP
22-PDCA P-Planejar 1,2,3,4,10,14,20 D-Executar 5,6,15,16,17 C-Verificar 7,8,9,11,12,18,19 A-padronizar 13 ,21 22-PDCA