O Livro da Sabedoria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

Cartas do Novo Testamento
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
Dois modos de ler a Bíblia.
Luz que brilha nas trevas
São Joaquim e Santa Ana Pais de Nossa Senhora.
RENASCIMENTO.
Símbolos de Páscoa.
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
Todas as gerações que vieram e se foram.
Os Livros das Crônicas.
Os Livros Históricos Do Antigo Testamento.
Vamos ver nesses próximos encontros, um pouco dos Livros Históricos, passando um por um. Vamos dar um mergulho em personagens interessantes, em fatos.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
A língua original da bíblia.
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
O Livro do Eclesiástico
O Profeta Zacarias.
O Profeta Jonas.
O Livro de Jó.
Eucaristia, Força e Vida
Os Salmos.
O amor no Antigo Testamento
Profeta Sofonias.
O Livro de TOBIAS O Justo nunca está só !.
O amor é mais forte que a morte !
ESTER, a Rainha.
O Livro dos Provérbios.
A eucaristia Começar.
2º Livro de Samuel.
A Bíblia na nossa história hoje.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
1º Livro de Samuel.
O Livro do Eclesiastes.
Leis no tempo de Cristo. Leis no tempo de Cristo.
O Pentateuco.
Bem aventurados... Todos os Santos.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Bíblia, Palavra que transforma.
Existe erro na Bíblia ?.
Carta aos Gálatas Seminário CF\2014 Bacabal,MA 25 a 27 de outubro de 2013 Martha Bispo.
Interpretando as Escrituras Sagradas
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
O PASTORADO E O PODER TENTAÇÕES. MARCOS DE NOSSA ÉPOCA Os valores presentes na pós-modernidade tem afetado a vivência e aspirações da Igreja e do Ministério.
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
As Quatro Grandes Comissões
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
O CORAÇÃO SE ALIMENTA DA BOCA Rev. Hernandes Dias Lopes
Felizes aqueles que escutam a Palavra de Deus e vivem cada dia
VOANDO PARA GRANDES CONQUISTAS
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO
Panorama histórico e divisão esquemática
A CARIDADE.
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
6. Uma comunidade adoradora
Paulo: missão e mensagem
Lição 5 - Exilados missionários
Projeto “Páscoa do Amor”
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
O núcleo central da Bíblia é a
Lição 11 Vivendo Pela Fé. 1. Somente os religiosos têm fé? Como é a fé do ser humano? Que tipo de fé Salomão nos orienta a exercer? O ser humano vive.
Influente filósofo grego, discípulo de Platão. Dedicou sua vida ao desenvolvimento de conceitos fundamentais de ética, lógica, política, e outros, que.
Rev. Hernandes Dias Lopes
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
A CONCEPÇÃO DA RELIGIÃO SPINOZA. Objetivos Trabalhar a questão religiosa de Spinoza demonstrando o ‘sem sentido‘ de todo antropomorfismo. Trabalhar a.
Organização Interna da Bíblia
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Por: Dom Julio Endi Akamine  Em nossa última conversa começamos a falar sobre as etapas da revelação. Sabemos que a plenitude da revelação acontece.
Organização interna da Bíblia
Transcrição da apresentação:

O Livro da Sabedoria

A Sabedoria é dom de Deus

Segundo a ordem cronológica, a Sabedoria é o ultimo livro do Antigo Testamento. Isso porque ele foi escrito no ano 50 a.C. O nome “Sabedoria de Salomão” não é verdadeiro, pois ele foi escrito por um judeu de Alexandria. Portanto não é de Salomão.

Para ser corretamente interpretado, o livro deve ser entendido no contexto em que nasceu. Alexandria, era um importante centro político e cultural grego, e contava com cerca de 200.000 judeus entre seus habitantes. A cultura grega, porém, com suas filosofias costumes e cultos religiosos de uma parte, e com a hostilidade dos pagãos e às vezes perseguições, por outra, era uma ameaça constante à fé e cultura do povo judeu que habitava o Egito.

Para não serem marginalizados da sociedade, muitos deixavam os costumes e até mesmo a fé, perdendo a própria identidade para se conformar a uma sociedade idólatra e injusta.

O autor, profundamente alimentado pelas Escrituras e pela consciência histórica do seu povo, enfrenta a situação, escrevendo um livro que procura, de todos os modos, reforçar a fé e a esperança, relembrando o patrimônio histórico-religioso dos antepassados.

O autor quer mostrar que a sabedoria ou Ele ensina a verdadeira sabedoria que conduz a uma vida justa e à felicidade. Não se trata da cultura que se conquista pelo pensamento, mas, da sabedoria que vem de Deus, que é contra a idolatria e a vida injusta que nasce dela. O autor quer mostrar que a sabedoria ou “o sentido da vida” não é somente fruto do esforço da pessoa, mas, em primeiro lugar é um dom de Deus, gratuito.

O autor quer que os judeus que estão no Egito, mergulhados na cultura grega, não pensem como eles. Ele quer que se entenda que essa é VIDA e AMOR. E que vem de Deus. É dom. È um livro bem próximo do Novo Testamento, de Jesus, tanto pelas ideias como pela época em que foi escrito.

Essa Sabedoria, guiou pedagogicamente a história do povo de Deus, revelando que a verdadeira felicidade pertence aos amigos de Deus.

O Livro fala ainda: da imortalidade da alma, do destino eterno das pessoas. Mas, o seu eixo é a luta para os judeus conservarem a identidade judaica.

1ª - Qual a diferença entre sabedoria e cultura? 2ª - O que o autor fez diante da situação? 3ª - Como a Igreja luta, hoje, para que os cristãos sejam firmes na fé e no amor?

Texto: Euclides Balancin Ivo Storniolo Bíblia Luiz Cechinato Imagens: Internet Formatação: I.M.Eunice Wolff